ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- A competência musical como trampolim para a aprendizagem mais eficaz da língua inglesa no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Braga, Inês Mendes; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daEste estudo analisa o potencial da música como ferramenta pedagógica para apoiar a aprendizagem de inglês como língua estrangeira entre alunos do ensino básico em Portugal, com base numa experiência de prática de ensino supervisionada. Os estudos referenciados permitem entender a relação existente entre a música e a linguagem e apresentar os benefícios que a música tem no ensino e aprendizagem. Neste sentido, é demonstrado como este elemento proporciona um ambiente pedagógico mais dinâmico e motivador, como desperta a atenção dos alunos e fomenta a assimilação do vocabulário e estruturas frásicas, contribuindo para uma aprendizagem significativa. As metodologias de investigação aplicadas são de variável mista, pelo envolvimento ativo da investigadora neste processo e pela diversidade de instrumentos utilizados para a recolha de dados, sendo neste âmbito os seguintes: a) registos das práticas (fotografias e vídeos); b) diário de bordo; c) inquérito por questionário a alunos. Deste modo, os resultados evidenciam o impacto positivo da música na motivação, retenção do vocabulário e desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos.
- Gamificação e jogos no estímulo à motivação para a aprendizagem de Inglês no 1º CicloPublication . Martins, Margarida Gonçalves; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesEste estudo tem como objetivo avaliar o impacto da gamificação e dos jogos na motivação e no desempenho dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico na aprendizagem de Inglês. O seu principal objetivo é avaliar de que forma estas estratégias podem estimular o envolvimento dos alunos e contribuir para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho de investigação-ação, realizado no âmbito de um estágio curricular, tem por base uma abordagem teórica e empírica, integrando observações de aulas, análise de planificações e entrevistas com os alunos. Através de uma metodologia qualitativa, procurou-se compreender as perceções dos intervenientes e identificar práticas eficazes para aumentar a motivação e o envolvimento dos alunos, contribuindo para um ensino mais dinâmico e eficaz. Os resultados obtidos evidenciaram que a introdução de jogos e de atividades gamificadas contribuiu positivamente para o aumento da motivação e da participação dos alunos, especialmente quando estas estratégias foram adaptadas aos diferentes perfis de aprendizagem. Verificou-se também que os alunos sentiram-se mais felizes e envolvidos nas aulas com recurso a estas metodologias, no entanto também ficou clara a necessidade de equilibrar estes recursos com abordagens não lúdicas para garantir a eficácia do processo educativo.
- A influência da abordagem socioemocional na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Mariana Sousa Aranda de; Esteves, VanessaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e centra-se na articulação entre a aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento de competências sacio-emocionais. Partindo da importância crescente de uma abordagem educativa mais holística, este trabalho propõe uma reflexão sobre o papel das emoções no processo de ensino-aprendizagem, especialmente nas primeiras etapas do percurso escolar. Com base em referenciais teóricos que valorizam a Aprendizagem Socioemocional, esta investigação explora possibilidades pedagógicas que promovam simultaneamente o desenvolvimento emocional e a aprendizagem do inglês como língua estrangeira. São ainda discutidas as implicações educativas desta articulação, bem como o contributo do professor para promover aprendizagens com relevância pessoal e um ambiente de sala de aula onde o bem-estar dos alunos é valorizado A estrutura do relatório inclui uma fundamentação teórica, a descrição do enquadramento metodológico, a apresentação da intervenção realizada em contexto de estágio, a análise dos dados recolhidos e, por fim, uma reflexão crítica sobre o percurso desenvolvido. Este trabalho procura contribuir para o aprofundamento da investigação no cruzamento entre a dimensão emocional e o ensino de línguas estrangeiras em contextos de ensino básico.
- A pedagogia dos recursos visuais e da expressão plástica no apoio à aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jacinto, Carolina Oliveira; Araújo, Sofia de MeloO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tem como principal objetivo investigar o impacto dos recursos visuais e da expressão plástica como ferramentas de apoio à aprendizagem da língua inglesa no 1.º CEB. Todavia, este estudo foi desenvolvido com base em dois (2) principais objetivos: a) avaliar o impacto e a influência dos recursos visuais na aquisição de vocabulário e na motivação dos alunos no processo de aprendizagem da língua inglesa; b) investigar como o uso da expressão plástica pode facilitar a compreensão e a memorização dos conceitos, assim como, identificar as melhores práticas para a integração da expressão plástica nas aulas de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma metodologia etnográfica, com base numa natureza predominantemente qualitativa, este estudo baseia-se numa perspetiva de investigação-ação, desenvolvida num ambiente real de sala de aula, envolvendo três (3) turmas do 3.º ano do 1.º Ciclo. De forma a conseguir explorar os objetivos definidos, a intervenção pedagógica foi sustentada por diferentes instrumentos de recolha de dados, entre os quais se destacam a observação direta, a análise documental, os questionários direcionados aos docentes e os inquéritos direcionados aos alunos. O estudo é, ainda, fundamentado por um enquadramento teórico que explora as vantagens da utilização dos recursos visuais (como imagens, vídeos, flashcards, realia e outros materiais) e das práticas de expressão plástica (como pintura, colagem, dobragens, trabalhos manuais e criação de outros materiais), com base em teorias como a Dual Coding Theory (DCT) de Allan Pavio. Paralelamente, aborda o papel da educação artística no desenvolvimento cognitivo e linguístico, argumentando que a aprendizagem torna-se mais significativa e duradoura quando os alunos se envolvem através de canais visuais e expressivos. Em suma, os principais resultados obtidos parecem demonstrar que a utilização dos recursos visuais e da expressão plástica nas aulas de inglês, promoveram uma aprendizagem mais eficaz, motivadora e significativa.
- A promoção da memória e da plasticidade cerebral no ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Couto, Joana Filipa da Rocha; Ferreira, Ana Patrícia de MagalhãesEste relatório examina a relação entre a memória, a plasticidade cerebral e o processo de aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto do primeiro ciclo do ensino básico. O estudo investiga de que forma os diferentes tipos de memória, como a de curto e longo prazo, influenciam a aquisição linguística, bem como o impacto da plasticidade cerebral no desenvolvimento cognitivo ao longo desse processo. A componente empírica deste estudo é fundamentada com observações em contexto de sala de aula, testes de memória e entrevistas realizadas com alunos e professores durante o período de estágio, de outubro de 2024 a janeiro de 2025, abrangendo quatro turmas. Embora os resultados ofereçam dados relevantes, é importante destacar algumas limitações do estudo, como o tamanho da amostra e a duração relativamente curta do estágio, o que pode ter influenciado a profundidade das conclusões. Os resultados sugerem que memória e plasticidade cerebral estão interligadas, sendo que estratégias de ensino adequadas potenciam ambos os processos e favorecem a retenção linguística. O estudo realça a relevância de abordagens pedagógicas multimodais que envolvam diferentes tipos de memória, promovendo a neuroplasticidade e otimizando os resultados da aprendizagem. Além disso, os resultados contribuem para a compreensão de como as práticas pedagógicas podem apoiar a consolidação da memória e estimular o desenvolvimento cognitivo, fornecendo dados valiosos para o aperfeiçoamento das metodologias de ensino de línguas a crianças.
- A superdiversidade e as competências interculturais e plurilingues no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico: criação e avaliação de percursos didático-pedagógicosPublication . Gomes, Ana Maria Duarte; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daNum contexto educativo cada vez mais marcado pela superdiversidade cultural, linguística e cognitiva, é imperativo repensar e adaptar as estratégias de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar de que forma a criação e implementação de percursos didático-pedagógicos, construídos com base em princípios de inclusão e de valorização da diversidade, pode promover o desenvolvimento de competências interculturais e plurilingues no ensino do inglês. Os estudos investigativos referenciados não só permitem compreender a importância destas competências e a sua relação com o ensino de línguas, nomeadamente o inglês, como também corroboram as experiências vividas em contexto de estágio pedagógico. Seguindo uma metodologia com contornos de investigação-ação, os dados recolhidos através de diários de bordo e questionários permitiram avaliar o impacto das práticas propostas e refletir criticamente sobre o papel do professor num ambiente escolar inclusivo. Os resultados indicam que as abordagens centradas na valorização da diversidade, aliadas a metodologias diferenciadas, contribuem positivamente para o envolvimento dos alunos, o desenvolvimento de competências linguísticas e culturais e a construção de ambientes de aprendizagem mais equitativos e significativos.
- A transição e as mudanças entre o 1.º e 2.º Ciclos de escolaridade com foco nos alunos e docênciaPublication . Fraga, Beatriz Moreira; Araújo, Sofia Maria Cruz de MeloEste trabalho está a ser realizado no âmbito da obtenção do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico onde o objetivo é explorar a conexão entre os 1.º e 2.º Ciclos básicos de aprendizagem. O documento tem como título “A transição e as mudanças entre o 1.º e 2.º ciclos de escolaridade com foco nos alunos e docência” onde se procura aprofundar o tema da passagem de ciclos escolares, nomeadamente a passagem do 1.º Ciclo para o 2.º Ciclo de Ensino e com especial enfoque no tema como a interdisciplinaridade para o ensino, e outros temas como a disparidade de conhecimentos relativa à mudança de ciclo, tanto como, a dificuldade de adaptação dos alunos a esta transição. Tudo se projetará em diferentes fases de observação, escrita e análise com o propósito de recolher dados para chegar aos meus objetivos finais de trabalho. Dentre esses apresentam-se as expectativas dos alunos consoante a mudança de ciclo comparando-os com a realidade, através de diversas pesquisas e aprofundamento sobre o tema em questão, as visões de docentes perante estas mudanças escolares e a interdisciplinaridade como ferramenta e apoio à aprendizagem e como a interdisciplinaridade está presente nos meios de ensino-aprendizagem. Os recursos a serem explorados no tratamento de dados que estarão presentes neste documento serão a análise qualitativa e quantitativa, a análise documental através de pesquisas de documentos e conhecimentos sobre o tema de estudo, a realização de inquéritos e desenvolvimento de focus groups, a docentes e alunos, respetivamente. Seguido destes, espera-se a formação de perspetivas e conclusões pertinentes para dar resposta aos objetivos e questões desenvolvidas e pensadas em prol deste tema.
