ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A arte na aprendizagem. O cinema enquanto fator dinamizador do desenvolvimento de competências na aula de língua estrangeiraPublication . Pinto, Pedro Nuno da Silva; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório Final de Estágio resulta de uma reflexão realizada no âmbito da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês, Francês ou Espanhol no Ensino Básico. A sua temática baseia-se no recurso e na aptidão da arte e do cinema no ensino, enquanto elementos dinamizadores do desenvolvimento de competências na aula de língua estrangeira. Nessa perspetiva, são explorados os conceitos de arte, cinema, plurilinguismo, pensamento crítico e o do perfil do professor de línguas estrangeiras. Através deste relatório reflito sobre as minhas práticas pedagógicas e procuro compreender a evolução do meu pensamento enquanto docente, à luz da temática deste trabalho. O método de investigação usado tem por base um processo de análise reflexiva e documental, assente respetivamente no estudo teórico dos conceitos supra identificados e das planificações das aulas e relatórios de estágio, desenvolvidos ao longo de todo o mestrado. Estruturalmente, este trabalho apresenta, assim, uma primeira parte, em que são explorados os princípios teóricos e metodológicos subjacentes ao tema em estudo, os quais suportam as propostas e conclusões realizadas na segunda parte, de carácter essencialmente prático.
- A importância do uso das canções no ensino/aprendizagem de uma língua estrangeiraPublication . Costa, Cristina Patrícia Peixoto da; Canha, Manuel Bernardo QueirozPretende-se com este trabalho investigar a potencialidade didática do uso das canções nas aulas de Língua Estrangeira, no que concerne à compreensão e produção oral/escrita, léxico e gramática; o seu papel enquanto estratégia de motivação, interesse e participação. Pretende-se também demonstrar a importância que o uso das canções teve na minha prática docente em contexto de estágio pedagógico. Este estudo encontra-se dividido em duas partes, sendo a primeira, uma breve introdução sobre a importância do estágio para a formação de professores de uma língua estrangeira, e uma revisão teórica onde são referenciadas algumas vantagens do uso das canções em contexto sala de aula. A segunda parte é dedicada à descrição do espaço educativo onde decorreu o estágio, à metodologia utilizada e ao tratamento de dados recolhidos. Para a recolha de dados foi utilizada uma grelha de observação centrada em três focos essenciais: potencialidades didáticas do uso da música/canção nas aulas de LE, a participação, a motivação e o interesse dos alunos na adoção desta prática pedagógica. Através das observações feitas verificou-se que, apesar de ser uma grande potenciadora para desenvolver a compreensão e produção oral fornecendo aos alunos mais momentos de interação, ficou aquém do esperado em relação aos domínios da produção escrita, devendo também ser pensada para desenvolver estas aprendizagens.
- Perspetiva reflexiva nos percursos da abordagem CLIL no ensino do inglês do 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Ribeiro, Teresa Alexandra Silva; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira da; Orange, Maria Edite Pais de OliveiraA abordagem CLIL apresenta-se pelas suas características de integração de vários saberes (Savić, 2012) como uma mais-valia no ensino do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), uma vez que o seu conteúdo provém de outras áreas curriculares, fazendo assim parte de um saber prévio dos alunos. Portanto, serve de base a uma forma diferente de aprender essa língua, proporcionando aprendizagens significativas e estimulantes (Fernández-Corbarcho, 2014) encadeadas com os conhecimentos dos discentes. No contexto da nossa prática de ensino supervisionada procurámos perceber as potencialidades da abordagem CLIL no contexto de ensino do inglês no 1.º CEB. Nesse seguimento refletimos sobre a sua relevância na promoção da língua inglesa (Ball, 2013) não só através dos seus documentos enquadradores, como também apresentando sugestões de recursos aquando da sua implementação no contexto do estágio e realçando as implicações do seu uso junto da classe docente e discente. A nossa investigação esteve relacionada com o contexto onde realizámos a nossa prática de ensino supervisionada, numa escola do Porto com uma turma de 4.º ano, para a qual recorremos à metodologia qualitativa, apresentando-se como um estudo de caso com contornos de investigação-ação, com o intuito de dar resposta à questão e aos objetivos que ditaram a sua implementação: perspetivar o lugar da abordagem CLIL no ensino do inglês no 1.º CEB. Em síntese, verificámos através deste estudo de caso que faz sentido o ensino do inglês no 1.º CEB baseado na abordagem CLIL, podendo resultar em possibilidades de melhoria no ensino dessa língua, beneficiando os alunos e os professores.
- Perspetivas interdisciplinares na planificação didática de Línguas e Culturas EstrangeirasPublication . Paralta, Samanta Botelho; Canha, Manuel Bernardo QueirozO presente Relatório Final de Estágio concretiza-se num trabalho de reflexão crítica sobre as práticas realizadas como professora estagiária de Inglês e de Espanhol no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa I, II e III, do Curso de Mestrado em Ensino de Inglês e Francês ou Espanhol, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. A problemática que se apresenta decorre da perspetiva de que o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira baseados na articulação entre disciplinas do currículo contribui para uma aprendizagem holística, desenvolvendo competências que permitem um entendimento geral e global dos fenómenos humanos proporcionando aos alunos a compreensão do saber escolar como um todo articulável, contribuindo para uma leitura lógica e completa da realidade. A sua concretização na sala de aula impõe que o professor planifique atividades e opte por estratégias de ensino e de aprendizagem diversificadas, onde convergem finalidades, conceitos e metodologias de diversas disciplinas do currículo. Assim, este trabalho descreve a planificação de práticas de ensino e aprendizagem de Inglês e Espanhol em articulação com os conteúdos e os objetivos da disciplina de Estudo do Meio no Primeiro Ciclo. A planificação de práticas de Inglês no Segundo Ciclo foi realizada em articulação com a disciplina de História e Geografia de Portugal, com base na metodologia de projeto. As opções adotadas na planificação didática são consideradas estratégicas para uma aprendizagem significativa. Palavras-chave: perspetiva interdisciplinar do ensino; planificação didática de línguas estrangeiras; compreensão integrada do saber escolar; aprendizagem por projeto