ISCAP - DM- Finanças Empresariais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP - DM- Finanças Empresariais by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Determinantes da rentabilidade do setor hoteleiro portuguêsPublication . Rodrigues, Marcelo Augusto dos Santos; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daUm dos objetivos mais importantes para todas as empresas é a maximização do lucro, no sentido de potenciar o seu crescimento e permitir a sua subsistência. Isto torna-se particularmente importante num contexto de mercado global, como o existente atualmente. Neste sentido torna-se pertinente analisar quais os fatores que mais influenciam a rentabilidade. O presente estudo vai incidir sobre o setor hoteleiro português pelo importante papel que têm na economia nacional, procurando investigar quais os determinantes da rentabilidade dos estabelecimentos hoteleiros portugueses e se esses determinantes foram afetados nos anos de crise em Portugal (2010 a 2014). Vai-se também verificar se a pertença a um grupo económico afeta os determinantes do setor hoteleiro português. O estudo desenvolvido tem por base uma amostra de 1008 empresas que representam 25% do setor hoteleiro em Portugal. Esta análise vai ser feita através da aplicação de metodologias de dados em painel estático para o período compreendido entre 2010 e 2019. Os resultados obtidos sugerem que a tangibilidade, o crescimento do volume de negócios e a dimensão são fatores determinantes da rentabilidade, medida pelo ROA e ROE. Podemos também observar que a crise e a pertença a um grupo económico alteraram alguns efeitos das variáveis independentes sobre a rentabilidade.
- Os impactos da assimetria de informação no spread bancárioPublication . Macedo, Luís Rafael Ferrás; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira da; Lopes, Isabel Cristina da SilvaA presente dissertação de mestrado trata-se de uma investigação empírica que pretende avaliar se a assimetria de informação terá sido um dos determinantes do spread bancário, no periodo de 2013 a 2019. Desta forma, foram utilizados indicadores de assimetria de informação construídos a partir da pesquisa do Banco Mundial do relatório Doing Business. Os dados para a realização deste estudo, também foram recolhidos em bases de dados do FMI e Heritage Foundation tendo-se analisado um total de 69 países. Para este propósito é formulado um modelo econométrico que vai ser estimado através de quatro formas: pelo método tradicional dos Mínimos Quadrados Ordinários (OLS), por dois métodos para dados em painel: o de Efeitos Fixos e o de Efeitos Aleatórios e, por fim, por modelos dinâmicos de dados em painel, GMM System. Com base na significância estatística global dos modelos, e com a existência de diferentes níveis de poder explicativo, pode-se concluir que um menor grau de assimetria de informação nos mercados de crédito reduz o spread bancário.
- A relação entre crescimento e nível de emprego: evidências das PME do setor terciário em PortugalPublication . Costa, Rita Maria Correia da; Machado, Ricardo André Cabral de Carvalho Bahia; Lopes, Isabel Cristina da SilvaO tecido empresarial português é constituído maioritariamente por pequenas e médias empresas (PME), sendo responsáveis por uma grande parte da força de trabalho total. Tendo em consideração a sua importância na economia nacional, é de interesse analisar que fatores possam influenciar o nível de emprego destas. O objetivo central desta investigação passou por analisar o impacto no nível de emprego do crescimento das PME portuguesas, medido pelo crescimento do volume de negócios, tendo-se considerado outras caraterísticas específicas como a idade, a dimensão, o nível de alavancagem financeira e o nível de exportação. Assim, para a realização deste estudo foi recolhida uma base de dados em painel balanceados de 3130 PME portuguesas do setor terciário, constituindo 31.300 observações para um período de dez anos de 2010 a 2019. A escolha deste intervalo de tempo surgiu do interesse em estudar os efeitos da crise financeira com que a economia portuguesa foi confrontada no início do ano de 2010 e as suas repercussões no nível de emprego. Após a formulação das hipóteses de investigação, através de uma análise quantitativa e de se apurar qual o melhor modelo econométrico a aplicar neste estudo, foram possíveis apurar as seguintes conclusões segundo o modelo de Efeitos Aleatórios: empresas com maiores taxas de crescimento do volume de negócios são as mais propensas a aumentarem o seu nível de emprego. Através de um conjunto de testes de robustez nos quais se controlaram a idade e a dimensão das empresas descobriu-se que as empresas jovens e de menor dimensão são mais propensas a apresentar um alto crescimento. O aumento do nível de exportação das empresas faz com que estas contratem mais empregados e contrariamente ao esperado, constatou-se uma relação negativa entre o nível de emprego e o nível de alavancagem financeira.
- The use of pricing tools to leverage the business partners’ profitabilityPublication . Machado, Diogo Martins; Fernandes, Rui Miguel CostaO apuramento da rentabilidade por cliente numa dada organização implica diversos desafios, desde o cálculo do preço líquido até ao desenvolvimento de um sistema de alocação de custos dentro dos processos da empresa. Portanto, o trabalho desenvolvido pretende explorar o potencial de uma metodologia de avaliação de clientes, através da utilização de técnicas de precificação como ferramenta de suporte, onde a análise por segmentos será efetuada, de modo a identificar padrões de rentabilidade de acordo com as características da relação entre a empresa e o cliente, considerando na análise o posicionamento do cliente na cadeia de valor, a dimensão e o potencial do negócio em análise, os tipos de relação negocial estabelecidos, assim como, os efeitos das características de cada segmento na relação negocial. Depois de desenvolvida a metodologia será analisada a rentabilidade por cliente e serão propostas recomendações de melhoria, quantificando sempre os possíveis ganhos com cada contribuição, utilizando técnicas de nívelamento e análises de sensibilidade. Estas propostas podem contribuir para que outras empresas executem as suas políticas de preço, assim como, a alterar o foco de modo a atrair clientes dos segmentos mais rentáveis.
