Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Equipas virtuais antes e após COVID-19: uma revisão sistemática de literaturaPublication . Dias, Joana Sofia Fonseca; Rodrigues, Ana Cláudia Moreira; Meirinhos, Viviana AndradeCom o objetivo de identificar as principais problemáticas relacionadas com equipas virtuais e quais as que emergem com maior significância após o início da pandemia, este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura dos últimos cinco anos. Metodologicamente, aplicaram-se critérios de inclusão e exclusão, que direcionaram a recolha da amostra, da qual resultaram 198 documentos científicos publicados entre 2017 e 2021. Os resultados mostram como evoluíram os estudos sobre equipas virtuais, quem investiga, como investiga e o que é estudado neste âmbito. Destaca-se que os principais temas de estudo na investigação sobre equipas virtuais são: a eficácia, o clima/contexto, a liderança, a comunicação, os desafios, a confiança e a mudança. Os interesses na produção científica sofreram alterações entre o período anterior e posterior ao início da pandemia. A maior parte dos estudos antes da pandemia centravam-se na temática eficácia, destacando os fatores que influenciavam a capacidade destas equipas para serem ou não eficazes e produzirem bons resultados para as organizações. Depois do início da pandemia, a maior parte dos estudos é focalizada na liderança, em específico, no impacto da liderança nas equipas virtuais. Este trabalho representa um novo ponto de partida para a investigação sobre equipas virtuais, revelando ainda as tendências dos interesses de estudo depois do início da pandemia, momento de expansão significativa deste tipo de equipas. Foram identificadas como indicações para estudos futuros, a conceptualização de virtualidade na definição de equipas virtuais, o papel da comunicação neste tipo de equipas, da diversidade cultural entre os membros das equipas e ainda as mudanças que se verificaram com as alterações nos métodos de trabalho devido à pandemia.
- A influência do marketing digital no comportamento de compra onlinePublication . Costa, Filipa Manuel da Silva Santos Baptista da; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeCom o desenvolvimento tecnológico, surge o consumo pelo canal online, o e-Commerce. Complementado a este consumo, surge o Marketing Digital, trazendo novas ferramentas que possibilitam às organizações uma maior interação com o consumidor, aproximando relações, bem como uma maior recolha de dados, de maneira a verificar as necessidades de cada indivíduo, conseguindo influenciar eficazmente e responder de forma rápida. Em contribuição, o Marketing Digital afeta severamente o comportamento de compra online. Tendo em conta o relatório CTT e-Commerce (2020) e o estudo realizado pela ACEPI (2020), indicam que em Portugal, os setores moda/beleza; produtos alimentares e bebidas e categorias de equipamentos para uso doméstico (setor informático/eletrodoméstico) foram os mais comprados online, este estudo tem como objetivo observar a influência digital no comportamento de compra online, assim como procurar entender as razões e motivações das mesmas, aliando tudo isto à intenção da repetição de compra, estratificada pelas gerações adultas. Com base neste pressuposto, foram formuladas um conjunto de questões, para responder aos objetivos deste estudo. A metodologia adotada é um estudo exploratório, com recurso a um questionário. Neste estudo de investigação observa-se que as principais razões para a compra online devem-se à conveniência/comodidade, seleção, informação disponível. Verificou-se que existe uma maior associação entre os valores hedónicos com a intenção da repetição de compra com a geração Z. Já a maior associação entre os valores utilitários com a intenção da recompra dá-se na geração Y. Também se verificou que a geração Z é a mais provável de voltar comprar pelo canal online. Por fim, verificou-se que o Marketing Digital e as suas ferramentas influenciam positivamente o comportamento de compra do consumidor online e que são as promoções e notificações personalizadas a cada consumidor que acabam por influenciar mais o mesmo. Ainda assim, a geração Z, no geral, é a mais influenciada digitalmente.
- The use of pricing tools to leverage the business partners’ profitabilityPublication . Machado, Diogo Martins; Fernandes, Rui Miguel CostaO apuramento da rentabilidade por cliente numa dada organização implica diversos desafios, desde o cálculo do preço líquido até ao desenvolvimento de um sistema de alocação de custos dentro dos processos da empresa. Portanto, o trabalho desenvolvido pretende explorar o potencial de uma metodologia de avaliação de clientes, através da utilização de técnicas de precificação como ferramenta de suporte, onde a análise por segmentos será efetuada, de modo a identificar padrões de rentabilidade de acordo com as características da relação entre a empresa e o cliente, considerando na análise o posicionamento do cliente na cadeia de valor, a dimensão e o potencial do negócio em análise, os tipos de relação negocial estabelecidos, assim como, os efeitos das características de cada segmento na relação negocial. Depois de desenvolvida a metodologia será analisada a rentabilidade por cliente e serão propostas recomendações de melhoria, quantificando sempre os possíveis ganhos com cada contribuição, utilizando técnicas de nívelamento e análises de sensibilidade. Estas propostas podem contribuir para que outras empresas executem as suas políticas de preço, assim como, a alterar o foco de modo a atrair clientes dos segmentos mais rentáveis.