ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESE - DPRM - Educação Pré-Escolar by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Artes plásticas como meio de expressão e autonomia: o papel da pintura no desenvolvimento infantilPublication . Oliveira, Sara Raquel Cruz; Esteves, Susana; Silva, SusanaO presente relatório de estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar (EPE), no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar. Este apresenta e analisa a intervenção da mestranda nos contextos de educação em creche e educação pré-escolar, especificamente numa sala com crianças de dois anos e numa sala com crianças de quatro anos. Analisar-se-á tanto os fundamentos legais que sustentam a prática educativa como os referenciais teóricos que orientaram a ação pedagógica. Reconhecendo a relevância do meio envolvente no processo de aprendizagem da criança, serão caracterizados elementos como as instituições de estágio, a organização do ambiente educativo das salas de atividades e os grupos de crianças. Além disso, será apresentada a metodologia adotada, nomeadamente a metodologia de investigação-ação, que integra processos de observação, planificação, avaliação e reflexão, com o objetivo de aperfeiçoar o processo educativo. Este documento inclui, ainda, a descrição e reflexão das ações desenvolvidas nos diferentes contextos, destacando a importância da pintura como instrumento para o desenvolvimento integral das crianças e articulando conhecimentos teóricos com experiências práticas. Assim, este relatório pretende evidenciar as aprendizagens adquiridas pelas crianças, bem como os aspetos que contribuíram para o crescimento profissional da mestranda.
- Interações entre pares na Educação de InfânciaPublication . Magalhães, Maria Inês Ramos de; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pretende analisar as interações entre pares em contexto de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, refletindo sobre a sua importância no desenvolvimento social e emocional das crianças. A metodologia adotada baseia-se na investigação-ação, recorrendo à observação participante e à recolha de registos descritivos e fotográficos das interações entre crianças. No contexto de Educação em Creche, a análise centrou-se na exploração livre de materiais, enquanto no contexto de Educação Pré-Escolar são descritas e analisadas três atividades desenvolvidas no âmbito da Metodologia do Trabalho de Projeto. A reflexão fundamenta-se em referenciais teóricos como a Ecologia do Desenvolvimento Humano (Bronfenbrenner, 1979) e a Sociologia da Infância (Corsaro, 2018), bem como em orientações pedagógicas, nomeadamente nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva et al., 2016) e Orientações Pedagógicas para a Creche (Marques et al., 2024) e normativas, nomeadamente, no Decreto-Lei n.º 240/2001 e Decreto-Lei n.º 241/2001. O relatório contempla ainda uma reflexão sobre as aprendizagens profissionais da mestranda, nomeadamente a evolução do seu olhar pedagógico, a consolidação de práticas educativas fundamentadas e o desenvolvimento de uma postura mais intencional e reflexiva na mediação das relações entre crianças.
- O papel do adulto como facilitador e interlocutor nas interaçõesPublication . Carvalho, Inês Lima de; Gomes, Joana Querido; Esteves, SusanaO presente relatório de estágio descreve o percurso formativo desenvolvido pela mestranda no âmbito da Práticas Educativas Supervisionadas, nas valências de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto. Este documento centra-se nas aprendizagens profissionais construídas ao longo do estágio, articulando os fundamentos teóricos, pedagógicos e legais adquiridos neste percurso. Para tal, o mesmo está estruturado em três grandes capítulos, sendo que o primeiro capítulo apresenta o enquadramento teórico-legal, o segundo capítulo caracteriza os contextos da PES e detalha a metodologia de investigação adotada e o terceiro capítulo reflete sobre as ações desenvolvidas no âmbito da prática. Merece destaque o caráter reflexivo do relatório de estágio, firmado pela metodologia de Investigação-Ação, através da qual a mestranda analisou criticamente as problemáticas emergentes da prática educativa, focando-se no tópico do papel do adulto enquanto facilitador e interlocutor nas interações. Neste sentido, todas as ações educativas desenvolvidas foram sustentadas por um processo interativo de observação, planificação, ação e reflexão, estabelecendo a intencionalidade pedagógica centrada nos interesses e necessidades de aprendizagem das crianças. A investigação baseou-se em referenciais teóricos de orientação socioconstrutivista e em pedagogias participativas, que fundamentaram uma práxis pedagógica centrada na criança, valorizando a escuta ativa e a construção partilhada do conhecimento. Assim, o processo vivido permitiu à mestranda transformar práticas, consolidar competências pessoais e profissionais, bem como desenvolver uma intervenção educativa intencional, sensível e ética, reconhecendo a criança como agente ativo do seu próprio desenvolvimento e aprendizagens.
- A prática das Artes Visuais e a natureza: interações promotoras de desenvolvimento e bem-estarPublication . Lopes, Rita Alexandra Almeida; Esteves, Susana Celeste Seabra Monteiro; Silva, Susana Maria Sousa Lopes daO presente relatório explora o processo de formação da mestranda no âmbito da Prática Educativa Supervisionada em Creche e Educação Pré-Escolar. Assim, este documento tem como objetivo apresentar as competências e aprendizagens desenvolvidas ao longo dos estágios, mobilizando referências teóricas, legais e pedagógicas que sustentaram as práticas realizadas e a temática em estudo: compreender de que forma a envolvência da Natureza em práticas de Artes Visuais, pode promover o desenvolvimento holístico e o bem-estar das crianças. Para tal, a estagiária apoiou-se em diversas referências teóricas que analisam a relação entre a Natureza e as Artes Visuais, numa perspetiva de promoção do bem-estar e do desenvolvimento da criança. Todas as propostas desenvolvidas tiveram origem na observação das crianças, dos seus interesses e necessidades, orientando a planificação das atividades e a posterior reflexão, de modo a garantir a sua adequação ao grupo e a promoção de aprendizagens significativas. Neste sentido, e com o intuito de enriquecer a sua prática educativa, a formanda descreve, analisa e reflete sobre as experiências educativas implementadas ao longo do estágio. As atividades desenvolvidas permitiram-lhe evoluir e aprofundar a reflexão sobre o seu papel enquanto educadora, reforçando a importância do papel do educador e evidenciando a perspetiva da criança como ser ativo e agente do seu próprio processo de aprendizagem. Além disso, destaca-se a relevância do meio envolvente e da diversificação de experiências educativas na promoção do desenvolvimento holístico da criança.
- Relatório de Estágio. Os instrumentos de regulação e organização do grupo e a participação das criançasPublication . Gouveia, Inês Santos; Araújo, Sara; Alves, Cristina IsabelNeste relatório pretende-se descrever o processo de formação da mestranda na Prática Educativa Supervisionada, nos contextos de creche e educação pré-escolar, onde a mestranda contactou com os instrumentos de regulação e organização do grupo. Estes instrumentos são utilizados na educação de infância para organizar a vida diária do grupo, sendo construídos e preenchidos conjuntamente com as crianças. Pretende-se responder à questão “De que forma os instrumentos de regulação e organização do grupo potenciam a autonomia e participação das crianças?”, recorrendo a uma metodologia participativa, de natureza qualitativa e com características de investigação-ação. Solicitou-se a participação das crianças através da realização de um desenho do instrumento favorito, acompanhado da sua verbalização, sendo o mapa de atividades o mais representado nos seus desenhos. Realizou-se um questionário a educadores/as de infância, que permitiu compreender que estes instrumentos são largamente utilizados na sua prática educativa, referindo-se a sua implicação na autonomia das crianças, criando oportunidades de intervenção na vida de grupo e de envolvimento na gestão e avaliação. Observou-se em contexto de educação pré-escolar a implicação destes instrumentos, nomeadamente, dos inventários e do mapa de atividades na autonomia e participação das crianças, permitindo a apropriação do espaço e dos materiais e a sua participação no planeamento das atividades, desenvolvendo a sua capacidade de tomar decisões. Na creche, observou-se que a utilização da agenda semanal com recurso a fotografias de atividades diárias permitia a apropriação da rotina pelas crianças. Este relatório apresenta também projetos realizados com as crianças, provenientes das suas narrativas, no âmbito da Metodologia de Trabalho de Projeto. Em suma, os instrumentos de regulação e organização do grupo são recursos fundamentais para potenciar a autonomia e a participação das crianças, fomentando a tomada de decisões e a participação na vida de grupo.
- Relatório de Estágio: Repensar o espaço exterior como contexto educativoPublication . Santos, Mónica Filipa Ferreira; Araújo, Sara de Barros; Alves, Cristina Isabel FerreiraO presente Relatório de Estágio (RE) insere-se na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE). Este documento, tem como objetivo refletir sobre o percurso formativo da mestranda, através da descrição, análise e reflexão crítica da sua prática ao longo da PES em contexto de Creche e de Educação Pré-Escolar (EPE). Fundamentado em referentes teóricos e legais, o documento pretende evidenciar a importância do espaço exterior enquanto contexto educativo. Considerando os princípios da metodologia de investigação-ação (MIA), a mestranda planeou e implementou práticas pedagógicas intencionais que permitiram o contacto das crianças com o espaço exterior, reconhecendo as potencialidades deste espaço para a aprendizagem, a autonomia e o bem-estar. Este processo foi orientado por uma postura reflexiva na e para a ação, permitindo ajustar continuamente as intervenções, tendo em conta os interesses e as necessidades de cada criança, promovendo o seu desenvolvimento holístico e proporcionando o bem-estar. A PES e a elaboração do presente RE permitiram à mestranda desenvolver um conjunto de capacidades e competências profissionais essenciais para a sua prática enquanto futura educadora de infância. Além disso, constituiu uma oportunidade para refletir sobre a importância do espaço exterior no processo de desenvolvimento das crianças, reconhecendo o seu papel enquanto contexto educativo.
- Relatório final de estágio de Inês Mateus BastosPublication . Bastos, Inês Mateus; Oliveira, Ana Isabel GameiroO presente Relatório de Estágio reflete o percurso e as atividades realizadas como estagiária, desde fevereiro até ao mês de junho. Surge no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, do 2º semestre do 1º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se desta forma demonstrar o processo de formação desenvolvido com o intuito de adquirir as competências definidas no programa da unidade curricular em consonância com o pefil do educador estabelecido pelo Decreto-Lei nº241/2001. Este processo teve consequências não só na formação pessoal e profissional da estagiária mas também no desenvolvimento das crianças. O estágio foi realizado em díade num Jardim de Infância da rede pública, no concelho de Ramalde. A recolha de dados sobre a turma e sobre o meio envolvente para a caracterização devida e para a elaboração das reflexões, foi feita através da observação direta e da interação com as crianças, bem como das suas fichas pessoais e de inquéritos. Para um exercício da prática profissional devidamente fundamentado, privilegiaram-se documentos orientadores como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Metas de Aprendizagem para o Pré-Escolar. Ao longo de todo este percurso, procurou-se adequar as estratégias e modelos às características específicas das crianças e do grupo, articular saberes teóricos e desenvolver um papel ativo e um perfil de constante reflexão. Através do trabalho em díade e do trabalho em cooperação com a professora supervisora e a educadora cooperante, houve a preocupação de avaliar o desempenho da estagiária e o crescimento pessoal e profissional, com o objetivo de formar um profissional competente e capaz de tomar decisões favoráveis e assegurar o bem-estar das crianças.
- A transição entre etapas educativas e momentos do dia: continuidade, articulação e participação da criançaPublication . Teixeira, Ana Isabel Hipólito Reis; Esteves, Susana Celeste Seabra MonteiroO presente relatório de estágio integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e documenta a experiência formativa em contextos de Creche e Educação Pré-Escolar. A investigação centra-se nas transições educativas, momentos determinantes no percurso das crianças, analisando estratégias pedagógicas que promovem continuidade e adaptação harmoniosas. A prática educativa foi desenvolvida em duas instituições distintas com relevo na participação ativa da criança. A experiência de estágio em contexto de educação em creche e Educação Pré-Escolar permitiu compreender a importância da articulação entre os ciclos educativos, o impacto das rotinas na estabilidade emocional e a necessidade de envolvimento da família no processo educativo. Para além disso, analisou-se o papel dos educadores na promoção de ambientes de aprendizagem seguros, desafiantes e respeitadores do ritmo individual de cada criança. A reflexão crítica destaca desafios e aprendizagens construídas, evidenciando a relevância da intencionalidade pedagógica na construção de experiências significativas. Conclui-se que a educação de infância deve garantir contextos ricos, seguros e inclusivos, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e consolidando a identidade profissional dos educadores. O estudo reforça ainda a necessidade de aprofundar práticas de continuidade educativa, minimizando eventuais ruturas no percurso da criança e promovendo transições harmoniosas.