ISCAP - DM - Auditoria
Permanent URI for this collection
O Mestrado em Auditoria desenvolve competências técnicas de recolha, tratamento e análise de dados e informação de índoles e fontes muito diversificadas que permitam formar e sustentar uma opinião sobre a fidedignidade da informação disponível na organização objeto de auditoria, particularmente em auditorias de âmbito Contabilístico, Fiscal e de Gestão.
Pretende-se desenvolver competências de investigação direccionada para as metodologias de investigação aplicada, valorizando a aplicação dos conhecimentos na procura de soluções para problemas da área da organização interna e dos processos de auditoria das organizações. A formação técnica especializada na área de Auditoria é complementada com uma formação científica geral. No final do ciclo de estudos, o Mestre em Auditoria deve ser capaz de:
- Conhecer e analisar, crítica e fundamentalmente, as técnicas, os instrumentos e as metodologias específicas da área da Auditoria adotados pelas instituições;
- Conhecer e saber aplicar e compatibilizar as normas nacionais com as normas internacionais de auditoria;
- Conceber, organizar e gerir um sistema de controlo interno;
- Analisar a eficácia e eficiência de um sistema de controlo interno na óptica de auditor externo;
- Planear e organizar o processo de auditoria de forma a minimizar os riscos inerentes à emissão de um parecer o objeto da auditoria;
- Reconhecer a natureza ética inerente ao exercício da actividade de Auditor;
- Conhecer os estudos científicos e as linhas de investigação mais relevantes em Auditoria;
- Desenvolver, sob orientação, projetos de investigação aplicada, nomeadamente projetos de investigaçaão/ação sobre problemáticas específicas da área da Auditoria.
Saídas Profissionais
- Auditor Interno;
- Auditor Externo;
- Inspector Tributário;
- Revisor Oficial de Contas (ROC);
- Técnico Oficial de Contas (TOC);
- Director Financeiro;
- Consultor Financeiro e de Gestão;
- Contabilista de Gestão.
Browse
Browsing ISCAP - DM - Auditoria by Field of Science and Technology (FOS) "Contabilidade"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- A adoção de tecnologias emergentes pelos profissionais de contabilidadePublication . Duarte, João Pedro Teixeira; Silva, Amélia Cristina Ferreira da; Gonçalves, Maria José AngélicoEncontramo-nos no meio de uma enorme transformação digital. A tecnologia está incorporada na nossa vida diária e as organizações estão constantemente à procura de soluções tecnológicas mais eficientes e flexíveis. A contabilidade não é uma exceção. Os profissionais de contabilidade, as práticas e os processos contabilísticos terão de ser adaptados. Uma vez que interfere com as competências fundamentais dos profissionais de contabilidade, é relevante compreender como é que eles encaram as tecnologias emergentes na contabilidade. Neste âmbito, esta investigação pretende analisar de que forma as tecnologias emergentes podem influenciar a profissão de contabilista. Neste sentido, foram definidas as seguintes questões de investigação: Os profissionais de contabilidade estão preparados para uma transformação digital? Como é que o trabalho do contabilista está a mudar com a transformação digital? Que vantagens podem trazer as tecnologias emergentes para a profissão? Quais as ameaças e desafios na adoção de tecnologias emergentes no futuro da profissão? Para atingir este objetivo foi efetuado um estudo exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa, recorrendo a entrevistas e questionário a contabilistas certificados. Foram realizadas sete entrevistas e recolhidos dados de 227 contabilistas através do questionário. Após uma análise das entrevistas e dos dados do questionário, conclui-se que as tecnologias emergentes vão influenciar os profissionais de contabilidade e apesar de existirem limitações e desafios na adoção destas tecnologias os contabilistas terão de se adaptar. Os resultados também demonstraram as principais vantagens das tecnologias emergentes e se os contabilistas estão preparados para a transformação digital e qual o seu conhecimento sobre estas tecnologias.
- Análise do controlo Interno numa empresa de consultoria fiscalPublication . La Rosa, Nadimi Negrão; Mendes, Carlos Manuel AntunesCom as crescentes mudanças no cenário económico mundial, houve necessidade de uma transformação na forma em como os serviços passaram a ser oferecidos em qualquer ramo de negócio. Em consequência, emergiram diversos profissionais que se adaptaram com a finalidade de terem sucesso no novo mercado de trabalho, entre os quais se encontram os profissionais de consultoria, como é o caso da entidade acolhedora do estágio curricular. Quando foi constituída, tal como na maioria das pequenas e médias empresas, não houve uma preocupação por parte da empresa em desenvolver sofisticados controlos, visto que não apresentava volume de trabalho que os justificasse. Contudo, com a obtenção de novos clientes e admissão de novos colaboradores, surgiu a necessidade de implementar controlos de modo a uniformizar as operações e assim, aumentar a produtividade e eficiência da empresa. Além dessa padronização, um sistema de controlo é essencial a fim de assegurar um nível razoável de confiabilidade e integridade dos registos, relatórios e informações. O objetivo deste relatório consistiu em analisar os atuais controlos adotados pela entidade tendo em conta os riscos do negócio, identificar possíveis falhas e propor melhorias. São diversos os modelos de controlo aplicados nas diferentes estruturas organizacionais, sendo que foi utilizado a combinação do COSO e do CoCo no intuito de comparar com o sistema de controlo existente na entidade. Por meio de questionários, matriz de risco e processos e de situações acompanhadas no decorrer deste estágio, foi possível verificar algumas falhas nos procedimentos efetuados e, por essa razão, foram sugeridas medidas adequadas a fim de ser obtida uma maior eficiência e eficácia das operações.
- Análise dos planos de prevenção dos riscos de corrupção e infracções conexas da área Metropolitana do PortoPublication . Barbosa, Sandra Cristina Macedo; Carvalho, Rodrigo Mário de OliveiraAs recentes mudanças consequência da “Nova Gestão Pública” parecem apontar também para a adopção no Sector Público em Portugal, autarquias em particular, de normas de auditoria usadas no sector privado, permitindo eventualmente sugerir uma “Nova Auditoria Pública”. A auditoria pública portuguesa, nomeadamente no caso das Autarquias Locais, é, assim, forçada a agir de uma forma diferente, adoptando novos métodos de gestão de auditoria, que garantam melhorias no seu funcionamento e que acompanhem a evolução das necessidades actuais, que se apresentam cada vez mais exigentes. A auditoria pública deixou, assim, de ter um carácter quase exclusivamente financeiro, para alargar o seu âmbito a temas tão diversos como os riscos de processos e sistemas de negócio, sustentabilidade, ambiente, segurança, responsabilidade social, etc. Aliás, a gestão de risco é uma actividade que assume um carácter transversal revelando-se um requisito essencial ao funcionamento das organizações do Sector Público. Os serviços públicos são estruturas em que também se verificam riscos de gestão, de todo o tipo, e particularmente riscos de corrupção e infracções conexas. Tendo em atenção estas considerações, as Autarquias Locais conscientes de que a corrupção e os riscos conexos são um sério obstáculo ao normal funcionamento das instituições apresentaram os Planos de Prevenção de Riscos de Gestão, incluindo os de Corrupção e Infracções Conexas. Assim, pretendo com este trabalho analisar a existência e implementação de procedimentos de auditoria (incluindo a existência de PPRCIC), bem como a importância que lhes é atribuída, nas Autarquias Locais da Área Metropolitana do Porto. Subsequentemente o trabalho está organizado da seguinte forma: a Parte I abrangendo três capítulos, é dedicada ao Enquadramento Teórico e Normativo, abordando a Evolução da Governação das Organizações Públicas em Portugal, a Auditoria do Sector Público como um instrumento para a melhoria da Gestão Pública e a Implementação dos PPRCIC; a Parte II, comportando dois capítulos apresenta o Estudo Empírico, começando pelo enquadramento metodológico, tratamento e análise de dados, e terminando com a apresentação e discussão dos resultados. A Conclusão resume as considerações finais deste trabalho.
- Auditoria ao sistema de gestão de recursos humanos: a importância da certificação NP 4427:2004Publication . Teixeira, Sónia Estela Abreu; Martins, Dora Cristina MoreiraEste estudo procura compreender a importância da NP 4427:2004 no sistema de gestão de recursos humanos das organizações. Como objetivos desta dissertação propomos conhecer o grau de satisfação dos colaboradores com o SGRH implementado na entidade em que exercem funções, analisar em que medida é reconhecido pela organização o valor do seu capital humano, e como as organizações procedem à aplicação de controlos mediante as suas necessidades e objetivos a atingir. Privilegiou-se a metodologia qualitativa, utilizando a entrevista como técnica de recolha de informação. No total foram realizadas 9 entrevistas a colaboradores e responsáveis de Recursos Humanos de empresas certificadas pela NP 4427:2004. O aparecimento da NP 4427:2004 determinou a promoção de um conjunto de princípios que podem ajudar as organizações, nomeadamente as que não possuem competências na área de gestão de recursos humanos, a atrair, a desenvolver e a manter os melhores profissionais, tornando-as organizações mais competitivas. Cada vez mais, as organizações sentem necessidade de incrementar um conjunto de processos de gestão dos seus colaboradores que lhes permita conciliar objetivos e expetativas individuais com objetivos e metas organizacionais. Os resultados mostram que nas organizações que foram parte integrante deste estudo, a certificação do SGRH teve um impacto extremamente positivo, quer na opinião dos responsáveis de RH como na opinião dos restantes colaboradores. Com o cumprimento dos requisitos definidos pela NP 4427:2004, os colaboradores sentem que não só têm estado a garantir o seguimento da legislação e princípios éticos, como também a vontade de melhorar continuamente.
- Avaliação da auditoria interna e do sistema de controlo interno nas Instituições de Ensino Superior: estudo de caso Universidades e PolitécnicosPublication . Sá, Sarah Pereira de; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalAtualmente, a auditoria interna tem vindo a assumir-se como uma ferramenta significativa no seio das organizações. Um dos seus principais objetivos, deverá ser acrescentar valor, melhorar as operações de uma organização e a possibilidade de diminuir os riscos. O controlo interno é uma peça essencial para qualquer organização, pois serve para aperfeiçoar a gestão do risco e melhorar a possibilidade do alcance dos objetivos e metas. A presente dissertação, sob a temática “Avaliação da auditoria interna e do sistema de controlo interno nas Instituições de Ensino Superior – Estudo de caso: Universidades e Politécnicos” tem como objetivo avaliar, em termos da auditoria interna e do sistema de controlo instituído pelas faculdades das Universidades e unidades orgânicas dos Politécnicos do Porto e Coimbra. Procurou-se averiguar a implementação do sistema de controlo interno, a que o POC-E obriga, e a importância do controlo interno para o sucesso da organização. Tentar-se-á averiguar se a auditoria interna é considerada importante no sentido de uma boa otimização dos recursos a alcançar face aos objetivos das entidades. Para a realização deste trabalho, o trabalho prático baseia-se num estudo de caso. A metodologia utilizada como recolha de informação foi o inquérito através de questionário aos Órgãos de gestão e a colaboradores das áreas económico-financeiras.
- A contabilidade analítica como suporte de informação para um adequado e eficiente controlo internoPublication . Barbosa, Luís Manuel Mota; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalAtualmente, a Contabilidade Analítica é referida como uma ferramenta de gestão no apoio à tomada de decisão. Este tipo de contabilidade prevê uma série de diferentes métodos de custeio e objetivos a atingir de acordo com o setor económico e com as necessidades de informação que se pretendem ver satisfeitas. O presente trabalho versa sobre um estudo científico que assenta em reconhecer que a Contabilidade Analítica é um importante suporte de informação para um adequado e eficiente Controlo Interno e deve ser objeto de elevada atenção e análise pela Auditoria. O estudo realizado teve como objetivos a Contabilidade Analítica, o Controlo Interno e a sua relação com a Auditoria, como contributo para formação de uma opinião credível e sustentada sobre a influência que pode assumir a informação fornecida pela Contabilidade Analítica e o controlo que isto proporciona à gestão. No estudo empírico seguimos a metodologia de abordagem de estudo de caso de Yin (1994) e chegamos à ideia geral de que a Contabilidade de Custos é fundamental para o processo de tomada de decisão.
- A contabilidade e a eficácia da auditoria financeira: estudo de caso de um grupo empresarial do setor automóvelPublication . Barbosa, Ana Rita Oliveira; Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daA contabilidade tem como função classificar e registar as transações económicas e financeiras das entidades de modo a poder elaborar as demonstrações financeiras. Por sua vez, a auditoria financeira consiste no trabalho de verificação e apreciação da credibilidade e exatidão dos dados contabilísticos, para que os diversos utentes da informação financeira possam tomar as suas decisões com confiança. Assim sendo, com esta dissertação pretende-se perceber se a auditoria financeira contribui para a credibilidade da contabilidade e até que medida a contabilidade auxilia a auditoria financeira no desenvolvimento do seu trabalho. Neste contexto a presente investigação tem três objetivos definidos: 1. Perceber se a opinião do auditor influencia a credibilidade e a fiabilidade da informação financeira; 2. Verificar se a independência do auditor tem impacto na confiança dos stakeholders; 3. Averiguar se a aplicação de boas práticas contabilísticas afeta a eficiência e eficácia da auditoria. Quanto à metodologia, foi feita uma análise qualitativa através da elaboração de um questionário, sendo o método de investigação o estudo de caso. Assim, a população alvo de estudo foi um grupo empresarial, cuja principal atividade é o setor automóvel. A amostra consistiu em 199 colaboradores de 10 empresas do grupo selecionadas aleatoriamente. Com este estudo concluímos que, a contabilidade é influenciada pela atividade de auditoria, no que respeita a possíveis correções às demonstrações financeiras, e a qualidade do seu trabalho é um fator facilitador do trabalho desenvolvido pelos auditores.
- Corporate Governance nas empresas cotadas na bolsa: uma comparação entre Portugal e BrasilPublication . Carvalho, Flávia Denise Oliveira; Dagostini, LucianeAs empresas, para além de geração de lucros, têm como objetivo garantir a sua continuidade e o crescimento dos seus produtos no mercado. Ou seja, cada vez mais as empresas apresentam interesses em oportunidades de internacionalização e os empresários investem nas suas empresas a todos os níveis, para que essas oportunidades surjam. Neste contexto, a adoção de boas práticas de Corporate Governance, em português, Governo das Sociedades, é um desses investimentos que os empresários têm feito para alcançarem melhorias e crescimento nas suas empresas. Apesar de se demonstrar importante para todas as empresas, a adoção dessas boas práticas mostra-se principalmente importante para as empresas cotadas na bolsa. Pois, além de estas se promoverem a si mesmas, estas promovem o mercado de capitais onde se inserem. O objetivo geral deste estudo foi perceber se as empresas portuguesas (PSI 20) e brasileiras (IBRX 50), cotadas nas Bolsa de Valores de ambos os países, aplicam as boas práticas e recomendações de Corporate Governance. Foi possível alcançar este objetivo através de uma pesquisa quali-quantitativa, documental e descritiva, comparando informações sobre a adoção das recomendações de Corporate Governance presentes nos relatórios anuais das empresas analisadas, entre o período de 2015 a 2017. Por meio da análise destes relatórios, foi possível perceber que ambos os países apresentam níveis elevados de adoção às recomendações. Em 2015 Portugal apresenta uma percentagem de 92% de adoção das recomendações de Corporate Governance, mantendo esse mesmo valor em 2016 e aumentando esse valor para 93% em 2017. No Brasil a percentagem de adoção das recomendações apresenta níveis menores, tendo em 2015 um nível de adoção de 74%, tendo mantido o mesmo valor em 2016 e diminuído para 73% em 2017. Dessa forma conclui-se que apesar dos dois países adotarem um nível elevado de recomendações, Portugal adota um maior número de recomendações de Corporate Governance quando comparado com o Brasil.
- Desenvolvimento do comércio rural através do reforço do movimento associativo na provínciaPublication . Lima, António da Fonseca; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daA pobreza no meio rural é um problema com que a humanidade se debate. Segundo o Relatório Anual do Banco Mundial (2017), 80 por cento dos pobres vivem no meio rural. O objetivo principal do estudo é caracterizar a área de intervenção (zona rural subdesenvolvida) e efetuar o diagnóstico do tecido empresarial rural da Huíla (Angola). É com base nesse diagnóstico, que se desenvolverá um projeto empresarial de desenvolvimento da região, que inclua o reforço do associativismo empresarial. Para efetuar o referido diagnóstico recolheram-se dados junto de dois tipos de destinatários: pequenos empresários locais e funcionários municipais, respeitando os princípios éticos subjacentes à inquirição de pessoas. A metodologia incluiu um questionário aplicado ao primeiro grupo, e entrevistas realizadas aos funcionários municipais, responsáveis pelas áreas do comércio e agricultura. Foram inquiridos cento e quarenta e sete pequenos empresários e entrevistada a totalidade (oito) dos diretores municipais. Após a recolha dos dados, utilizaram-se técnicas da Estatística Descritiva e testes da Estatística Inferencial para analisar os resultados. Os principais resultados mostram que, na região, predominam os empresários com preponderância clara de homens, na faixa etária dos quarenta anos, e que concluíram o ensino obrigatório. Muito poucos conseguem fazer negócio fora da província e os agricultores socorrem-se da mão de obra familiar. Já os comerciantes conseguem atingir volumes de vendas mais expressivos (> 1000 euros/mês), tendo-se constatado que existe uma associação entre o número de empregados que estes têm e o volume de vendas. Constatou-se também que o associativismo é muito incipiente na região, principalmente entre os comerciantes; e isto porque os agricultores têm mais vantagens em associarem-se (p.e., para obter o uso das terras e acesso a sementes). Numa região rural com pessoas empobrecidas e infraestruturas destruídas, espera-se que este estudo contribua para minorar o problema do subdesenvolvimento rural.
- Determinação da materialidade em auditoria estudo de um caso prático de um municípioPublication . Ribeiro, Ricardo Ferreira Alves; Pereira, Hélder Manuel MartinsO presente relatório integra a fase final do Mestrado em Auditoria, no qual se procura apresentar a realização de um estágio como assistente/júnior de auditoria, na empresa PALM, SROC, Lda., pelo período de seis meses. O estágio teve como intuito aplicar os conhecimentos adquiridos, durante toda a formação académica, na área da auditoria financeira. A abrangência multidisciplinar desta área permitiu-me aplicar e aprofundar conhecimentos de contabilidade financeira, de fiscalidade, de gestão financeira, entre outras. Os objetivos do plano de estágio integram a aplicação teórica, sendo absorvidos conceitos e técnicas que só a prática consegue transpor. Para além dos objetivos elencados no plano de estágio, revelou-se a oportunidade de esclarecer como é que o trabalho de auditoria é realizado, mais concretamente como é que o auditor determina o que analisar e, por último, como decide o que é material ou não. O objetivo deste estudo é perceber se num caso prático de um município a literatura e as normas de auditoria são aplicadas em cada uma das fases do processo de cálculo da materialidade. Este trabalho está dividido em quatro capítulos, onde os dois primeiros capítulos correspondem a um enquadramento teórico do tema, realizado através de revisão de literatura. No terceiro capítulo é apresentada a metodologia aplicada, a empresa acolhedora, os objetivos, as atividades desenvolvidas e o balanço crítico do estágio, bem como a apresentação e discussão dos resultados obtidos. Por fim, no último capítulo será apresentado uma conclusão sobre os resultados obtidos na realização deste relatório. A limitação principal deste estudo traduz-se no facto de as matérias a tratar serem todas com caráter sigiloso, inviabilizando a divulgação de certos dados relevantes.
