Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O poder das palavras: como a palavra denúncia pode impactar a tomada de decisão dos denunciadores perante uma fraudePublication . Silva, Bruno Prando da; Bastos, Susana Adelina Moreira Carvalho; Casagrande, Luiz FernandesA partir dos grandes escândalos financeiros de 2001 envolvendo grandes casos de fraude, como os da Enron e WorldCom, as empresas, governos e instituições não governamentais começaram a dar maior importância à identificação da fraude. Este estudo tem como objetivo geral de pesquisar e analisar os trabalhos relacionados com a detecção da fraude, a influência das palavras na tomada de decisão, o ambiente organizacional e culturas para identificar se há impacto da semântica da palavra denúncia no ambiente organizacional. Em vista de alcançar o objetivo desta investigação pretende identificar se as palavras derivadas da tradução de “whistleblower” para o português possuem uma conotação negativa, verificar se existem mudanças significativas no ambiente organizacional causadas pelas palavras traduzidas de “whistleblower” e analisar que aspectos culturais possam vir a ser relevantes nas tomadas de decisões. A grande questão que se coloca “Qual o impacto da palavra denúncia na tomada de decisão, dos possíveis denunciadores, perante a fraude?” Estudos acadêmicos e de iniciativas privadas mostram que o principal ponto para evitar a fraude é pela detecção por meios de denúncias. O resultado mostrou que inicialmente, a denúncia se mostrou variável de acordo com o nível de relacionamento entre o denunciador e o fraudador. Se o envolvido em atos fraudulentos fosse um colega de trabalho, amigo ou membro familiar, as intenções para denuncia são bem menores do que para desconhecidos. Já com a inserção da palavra denúncia, identificou-se uma diminuição da denúncia da amostra dos portugueses em relação às pessoas conhecidas, já os brasileiros não apresentaram variações de decisões. Isso mostra que um ambiente organizacional em Portugal no qual a palavra denúncia está inserida, há uma tendência de as pessoas não denunciarem seus colegas de trabalho, amigos ou membros familiares. Mas se houver um meio de denúncia anônima e um possível bônus monetário, esta palavra deixa de ter sua influência, a denúncia para conhecidos passa a ter o mesmo nível que para desconhecidos.
- Desenvolvimento do comércio rural através do reforço do movimento associativo na provínciaPublication . Lima, António da Fonseca; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daA pobreza no meio rural é um problema com que a humanidade se debate. Segundo o Relatório Anual do Banco Mundial (2017), 80 por cento dos pobres vivem no meio rural. O objetivo principal do estudo é caracterizar a área de intervenção (zona rural subdesenvolvida) e efetuar o diagnóstico do tecido empresarial rural da Huíla (Angola). É com base nesse diagnóstico, que se desenvolverá um projeto empresarial de desenvolvimento da região, que inclua o reforço do associativismo empresarial. Para efetuar o referido diagnóstico recolheram-se dados junto de dois tipos de destinatários: pequenos empresários locais e funcionários municipais, respeitando os princípios éticos subjacentes à inquirição de pessoas. A metodologia incluiu um questionário aplicado ao primeiro grupo, e entrevistas realizadas aos funcionários municipais, responsáveis pelas áreas do comércio e agricultura. Foram inquiridos cento e quarenta e sete pequenos empresários e entrevistada a totalidade (oito) dos diretores municipais. Após a recolha dos dados, utilizaram-se técnicas da Estatística Descritiva e testes da Estatística Inferencial para analisar os resultados. Os principais resultados mostram que, na região, predominam os empresários com preponderância clara de homens, na faixa etária dos quarenta anos, e que concluíram o ensino obrigatório. Muito poucos conseguem fazer negócio fora da província e os agricultores socorrem-se da mão de obra familiar. Já os comerciantes conseguem atingir volumes de vendas mais expressivos (> 1000 euros/mês), tendo-se constatado que existe uma associação entre o número de empregados que estes têm e o volume de vendas. Constatou-se também que o associativismo é muito incipiente na região, principalmente entre os comerciantes; e isto porque os agricultores têm mais vantagens em associarem-se (p.e., para obter o uso das terras e acesso a sementes). Numa região rural com pessoas empobrecidas e infraestruturas destruídas, espera-se que este estudo contribua para minorar o problema do subdesenvolvimento rural.
- Genetic variation in Wnt/β-catenin and ER signalling pathways in female and male elite dancers and its associations with low bone mineral density: a cross-section and longitudinal studyPublication . Amorim, T.; Durães, C.; Machado, J. C.; Metsios, G. S.; Wyon, M.; Maia, J.; Flouris, A. D.; Marques, F.; Nogueira, Luisa; Adubeiro, Nuno; Koutedakis, Y.The association of genetic polymorphisms with low bone mineral density in elite athletes have not been considered previously. The present study found that bone mass phenotypes in elite and pre-elite dancers are related to genetic variants at the Wnt/β-catenin and ER pathways.