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- From theory to practice: internship report at Dispnal Pneus SAPublication . Ribeiro, Sofia Isabel Inácio; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraO presente relatório de estágio é realizado como trabalho final do mestrado em Estudos Interculturais para Negócios do Instituto de Contabilidade e Administração do Porto, ISCAP. Este relatório apresenta um resumo da experiência de trabalho no departamento de importação da Dispnal Pneus SA., uma empresa que opera no sector automóvel, especializada na venda e distribuição de pneus, jantes e câmaras de ar. O estágio curricular teve início oficialmente a 24 de janeiro de 2024 e terminou a 24 de abril de 2024, sendo cumpridas um total de 501 horas. O relatório está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo é feito um enquadramento teórico onde se procura explorar o papel do multiculturalismo e do interculturalismo no comércio internacional. Para além disso, é examinado o impacto da globalização nas práticas comerciais e a importância do diálogo intercultural para o êxito das negociações interculturais, com especial atenção para os desafios colocados pelas diferenças culturais e a necessidade de inteligência cultural. Estes conceitos revelam-se cruciais tanto durante o presente mestrado como no estágio. No capítulo número dois, é feita uma apresentação da entidade de acolhimento, a Dispnal Pneus SA. É abordada a história da empresa, a sua localização, a sua cultura organizacional, os seus departamentos e a sua equipa. Também são descritos os principais produtos e serviços que a empresa oferece, bem como os seus principais mercados-alvo. No último capítulo, é descrito em pormenor a experiência de estágio, abrangendo o processo de seleção, o ponto de partida do estágio e as principais tarefas desempenhadas. São ainda destacados os principais desafios encontrados e os resultados obtidos. Este capítulo sublinha também o alinhamento entre a aprendizagem académica e o trabalho prático, enfatizando a forma como os conceitos teóricos do programa de mestrado foram aplicados em cenários do mundo real. O relatório termina com uma reflexão sobre o crescimento profissional e as competências interculturais adquiridas através desta experiência de estágio.
- Plano de transformação digital para uma IPSS - o caso da Santa Casa da Misericórdia de AljezurPublication . Visitação, Joana Filipa Jesus da; Meira, Deolinda Maria Moreira Aparício; Couto, Fábio André PereiraO setor da Economia Social (ES) tem demonstrado ao longo dos tempos que a sua intervenção solidária e natureza altruísta incentivam a reinvenção das organizações para fazer face aos desafios despoletados pelas transformações sociais e para uma melhor prossecução dos seus fins de interesse geral. O setor da economia social é um reconhecido vetor de inovação em várias áreas, nomeadamente na Transformação Digital (TD). Neste contexto, o presente projeto propõe a criação de um Plano de TD para uma Entidade da Economia Social (EES), mais especificamente para a Santa Casa da Misericórdia de Aljezur, com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). O plano de TD desenvolver-se-á com recurso a um binómio de Modelo de Transformação Digital (MTD)-Modelo de Maturidade Digital (MMD), inicialmente estruturado para cooperativas de serviços, mas adaptado às organizações do setor não lucrativo, sendo esta a natureza da instituição em causa, que desenvolve uma atividade económico-social, que visa a prossecução de fins de interesse geral. Para a definição do plano de TD importa realizar um conjunto de etapas que preveem a seleção dos modelos MTD e MMD a adotar para a transformação e a avaliação da maturidade digital da organização. Das etapas constam a análise do estado atual da organização e a que nível se pretende chegar com a implementação do plano, bem como a mensuração de atividades que permitirão atingir a meta proposta. Neste projeto apresentaremos a conceção do plano, sendo que o mesmo terá seguimento com a implementação da nossa proposta e respetiva avaliação. Para a concretização das etapas serão envolvidos os colaboradores e dirigentes da organização, abrindo espaço para sugestões e para a validação de atividades a realizar no processo de TD. Este trabalho conjunto reforça o cumprimento do objetivo proposto, com a participação consciente e ativa dos intervenientes. A TD na ES assume relevância num setor que se depara com limitações à sua atividade, e este projeto pretende demonstrar que a TD tem um papel relevante na sustentabilidade e afirmação das organizações.
- Desafios na comunicação interna e employee advocacy e a sua importância nas ações de employer branding. Estudo de caso numa empresa internacional na área tecnológicaPublication . Silva, Maria Inês Ferreira da; Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraEsta dissertação aborda os desafios na comunicação interna e employee advocacy, com foco numa empresa internacional na área tecnológica, a Synopsys. A escolha do tema reflete a relevância de fortalecer o marketing interno e a imagem da marca mepregadora, fatores críticos num mercado de trabalho competitivo. O objetivo principal é compreender como melhorar a comunicação interna para aumentar o envolvimento dos colaboradores e promover a organização como uma marca empregadora atrativa, contribuindo para a retenção de talentos e reforçando a ligação com a empresa. A pesquisa utiliza métodos qualitativos (análise documental e entrevistas) e quantitativos (questionários) para explorar as percepções dos colaboradores e identificar os fatores que influenciam a comunicação interna e o employee advocacy. Os resultados indicam que a satisfação dos colaboradores com a organização está relacionada com a qualidade da comunicação interna e a participação em eventos corporativos, e que a eficácia da promoção e divulgação dos eventos internos está relacionada à percepção dos colaboradores sobre a qualidade da comunicação interna e a visão da organização como um bom local de trabalho. A análise revelou uma taxa média de participação de 55% em eventos internos e uma taxa ainda mais baixa de partilha de conteúdos online. A análise revelou ainda que a maior partilha de conteúdos relacionados com a empresa nas redes sociais acontece no LinkedIn. Também foi percebido que a percepção da qualidade da comunicação interna está positivamente correlacionada com a percepção da Synopsys como um bom local de trabalho e como uma marca empregadora reconhecida. O trabalho realizado sugere melhorias na comunicação interna, como a diversificação dos canais de comunicação, maior clareza e transparência na informação fornecida, e a criação de um programa de embaixadores para promover o employee advocacy. Destacamos também a importância de desenvolver uma comunicação interna alinhada com as mensagens externas para fortalecer o employer branding de dentro para fora.
- In vitro antimicrobial activity of volatile compounds from the Lichen Pseudevernia furfuracea (L.) Zopf. against multidrug-resistant bacteria and fish pathogensPublication . Essadki, Yasser; Hilmi, Adel; Cascajosa-Lira, Antonio; Girão, Mariana; Darrag, El Mehdi; Rosário Martins, Maria; Romane, Abderrahmane; Zerrifi, Soukaina El Amrani; Mugani, Richard; Tazart, Zakaria; Redouane, El Mahdi; Jos, Angeles; Cameán, Ana M.; Vasconcelos, Vitor; Campos, Alexandre; Khalloufi, Fatima El; Oudra, Brahim; Barakate, Mustapha; Carvalho, Maria de FátimaLichens are symbiotic organisms with unique secondary metabolism. Various metabolites from lichens have shown antimicrobial activity. Nevertheless, very few studies have investigated the antimicrobial potential of the volatile compounds they produce. This study investigates the chemical composition and antimicrobial properties of volatile compounds from Pseudevernia furfuracea collected in two regions of Morocco. Hydrodistillation was used to obtain volatile compounds from samples collected in the High Atlas and Middle Atlas. Gas chromatography–mass spectrometry (GC-MS) analysis identified phenolic cyclic compounds as the primary constituents, with atraric acid and chloroatranol being the most abundant. Additionally, eight compounds were detected in lichens for the first time. The antimicrobial activity of these compounds was assessed using disc diffusion and broth microdilution methods. Both samples demonstrated significant antimicrobial effects against multidrug-resistant human bacteria, reference microorganisms, fish pathogens, and Candida albicans, with minimum inhibitory concentrations (MICs) ranging from 1000 µg/mL to 31.25 µg/mL. This study provides the first report on the volatile compounds from Pseudevernia furfuracea and their antimicrobial effects, particularly against fish pathogens, suggesting their potential as novel antimicrobial agents for human and veterinary use. Further research is warranted to explore these findings in more detail.
- Impacto das Fintech na performance do setor bancário em PortugalPublication . Carregado, Inês Simões; Silva, Armando Mendes Jorge Nogueira daA evolução tecnológica tem alterado profundamente o modelo de negócio do mercado financeiro, proporcionando o crescimento das fintech a nível mundial, incluindo em Portugal, tendo originado um desafio constante para a indústria bancária. Desta forma, o principal objetivo desta dissertação consiste em analisar os efeitos sobre a rentabilidade dos bancos portugueses provocados pelo desenvolvimento e crescimento do financiamento concedido pelas fintech em Portugal, para um periodo compreendido entre 2019 e 2023. Este estudo de dados em painel utiliza uma amostra de 20 bancos portugueses e usa dados financeiros das fintech que operam em Portugal. Os principais resultados obtidos sugerem que o financiamento concedido pelas fintech impactam positivamente a rentabilidade dos bancos portugueses, no periodo compreendido entre 2019 e 2023. Complementarmente, observou-se ainda que as variáveis rácio custo-benefício e imparidade de ativos financeiros, impactam a rentabilidade dos bancos portugueses de forma negativa e a variável dimensão dos bancos influencia a rentabilidade dos bancos portugueses quer de forma positiva, como negativa, estando de acordo com a maioria da literatura estudada.
- What does green logistics bring to the circular economy? An exploratory study to connect the dotsPublication . de Jesus, Everaildes; Alves, Wellington; Mendes, TelmaThe world population has increased, and consumerist trends have intensified the need for initiatives to minimize industrial activities' environmental and social impacts. Companies and governments are increasingly recognizing the relevance of these initiatives, yet many firms still follow resource extraction models that hinder sustainability efforts. While previous studies have explored the link between green logistics and the circular economy, gaps remain in understanding how these practices can be leveraged to achieve a competitive advantage in different international contexts. This research aims to fill these gaps by exploring the role of green logistics in promoting the circular economy, using a quantitative approach based on Brazilian and Portuguese companies. The study, therefore, focuses on how logistics practices can support the adoption of circular economy initiatives, minimize environmental impacts, and contribute to competitive advantage. The findings from linear regression analysis indicate that green logistics significantly enhances the implementation of circular economy practices, providing both environmental benefits and strategic advantages in the market. This empirical evidence advances the literature by demonstrating that green logistics is not only crucial for circular economy adoption but also for gaining a competitive edge. Our insights are particularly valuable for academia, businesses, and policymakers seeking to promote sustainable practices that are both environmentally responsible and economically viable.
- A semana laboral de 4 dias: experiências e desafios numa pequena empresa de consultoriaPublication . Batista, Beatriz Martins; Silva, Ana Isabel Couto da; Silva, Susana Sofia Pereira daEste estudo tem como principal objetivo compreender de que modo as práticas flexíveis de organização dos tempos de trabalho, particularmente, a Semana Laboral de 4 Dias (SL4D), influencia o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. Especificamente pretende-se caracterizar as experiências, benefícios, limitações e desafios, na dupla perspetiva de trabalhadores e dirigentes. Para a prossecução destes objetivos, optou-se por se realizar um estudo exploratório qualitativo, numa das empresas aderentes ao Projeto Piloto Nacional da SL4D, a Conhecimento Intensivo, uma empresa de pequena dimensão, do setor de consultoria. No quadro deste estudo realizaram-se 12 entrevistas semiestruturadas a todos os trabalhadores da empresa. Para o tratamento e análise da informação, recorreu-se à análise temática, com abordagem indutiva. Os resultados demonstraram que a implementação da SL4D nesta empresa foi bastante positiva, com a identificação de diversos aspetos positivos sentidos pelos participantes, sendo de destacar a melhoria do work-life balance, do bem-estar emocional, da qualidade do sono, do desempenho profissional, do salário, das relações intraorganizacionais, do absentismo, da capacidade de retenção, da gestão do tempo profissional e pessoal, entre outros. Contudo, sendo um projeto piloto, ainda existe margem para melhoria e, nesse seguimento, foi possível identificar também limitações e desafios na implementação da SL4D, em que se destacou a dificuldade na gestão da relação interorganizacional, do cumprimento de algumas obrigações profissionais, em conseguir usufruir do dia livre de forma integral, no aumento da carga de trabalho por dia, na afetação de uma pessoa exclusiva ao projeto, na avaliação dos parâmetros de medição, na incerteza do dia livre, entre outros. Com estes desafios identificados, os trabalhadores, também, identificaram algumas oportunidades de melhoria, como a criação de equipas espelho, a utilização de novas ferramentas tecnológicas e a criação de um project manager da SL4D. Por fim, é de realçar a importância que a SL4D teve nas perceções de melhoria geral do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho por parte dos trabalhadores e dirigentes.
- Cultural and commercial bridges between Portugal and China: historical evolution and CCILC´s Role in bilateral relationsPublication . Pimenta, Mariana Ramos; Costa, Sara Raquel Ferreira daThis report, the culmination of my Master's in Intercultural Studies for Business at the Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), explores and reflects on my transformative internship at the Luso-Chinese Chamber of Commerce and Industry from January to June 2024. By examining the historical context and other social and cultural aspects, this study unveils the vital role of understanding the key elements of Chinese culture for successful business with China. The report also comprehensively describes the host organization, its mission, vision, objectives, and mode of operation. Lastly, it presents the activities undertaken during the internship and a brief analysis, underscoring the profound impact of this experience on my understanding of Portuguese- Chinese business interactions.
- Reação dos mercados acionistas da Euronext à pandemia Covid-19Publication . Duarte, Ana Luísa Pereira; Gomes, Luís Miguel PereiraA 11 de março de 2020 oficializou-se a declaração do surto pandémico COVID-19 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que se revelou um choque inesperado para a economia mundial (Goodell, 2020) com consequências nos mercados bolsistas de ações. O principal objetivo desta dissertação é analisar o impacto do anúncio da pandemia COVID-19 nos mercados acionistas da Euronext, em termos agregados, por índice e por setor de atividade. A pesquisa abrange dados de empresas de diversos setores de atividade cotadas nos índices acionistas principais da AEX (Amesterdão), BEL20 (Bruxelas), PSI (Lisboa), ISEQ20 (Dublin), OBX (Oslo) e CAC40 (Paris) para um período compreendido entre 2019 e 2020. Para alcançar esse propósito, foi aplicada a metodologia de estudo de eventos que permite investigar a reação do mercado a um acontecimento específico, neste caso, o anúncio da pandemia da COVID-19. O estudo empírico adotou modelos para analisar a formação de retornos anormais e para identificar reações dos retornos anormais ao evento, considerando os índices acionistas e diferentes setores de atividade. Os resultados demonstram que o anúncio da pandemia COVID-19 provocou reações significativas nos retornos anormais agregados das ações cotadas nos índices da Euronext, com exceção do BEL20. Além disso, o anúncio da pandemia COVID-19 provocou reações significativas nos retornos anormais dos setores da comunicação, energético, financeiro, construção/imobiliário e industrial. Por fim, verificou-se também que os retornos anormais persistiram por mais de 10 dias de negociação, com exceção do índice PSI, refletindo que os outros mercados não absorveram a informação de forma imediata e, por isso, proporcionando evidências contra a eficiência financeira sob a forma semiforte.