ESS - TO - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - TO - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 49
Results Per Page
Sort Options
- Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idadePublication . Veiga, SofiaO presente e-book é um dos produtos resultantes do Projeto Literacia em Saúde: um desafio na e para a terceira idade, coordenado pela Escola Superior de Educação, em colaboração com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, financiado no âmbito do Programa Gulbenkian Inovar em Saúde, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta obra está dividida em três capítulos. O primeiro relativo ao enquadramento da literacia e da literacia em saúde, em Portugal e no Mundo. Integra uma descrição e análise dos resultados obtidos no âmbito da literacia em saúde das populações e da população idosa em particular. Por fim, são descritos, de forma sucinta, alguns instrumentos de avaliação do grau de literacia em saúde e da sua utilidade para o desenvolvimento da promoção da saúde dos indivíduos e das comunidades. No segundo capítulo são descritos os dois estudos desenvolvidos sobre a temática da literacia em saúde: um de cariz quantitativo, que pretendeu avaliar o grau de literacia em saúde de uma amostra de pessoas idosas (n=433); e outro, de cariz qualitativo, que pretendeu determinar as representações, perceções e práticas institucionais e profissionais de um grupo de profissionais da área da saúde e de intervenção psicossocial (n=26) no âmbito da literacia em saúde. No final de cada um dos estudos são feitas as discussões dos resultados obtidos. No terceiro capítulo, e com base nas discussões previamente realizadas, são dadas pistas para a intervenção socioprofissional e clínica com vista a facilitar o empoderamento das pessoas, tanto no acesso à informação, como no desenvolvimento de atitudes proativas.
- Intelligent wheelchair driving: a comparative study of cerebral palsy adults with distinct boccia experiencePublication . Faria, Brígida Mónica; Silva, Ana; Faias, Joaquim; Reis, Luís Paulo; Lau, NunoAn electronic wheelchair facilitates the autonomy and independence of a person, however specific cognitive, sensorial and perceptual skills are needed to conduct the assistive technology. These skills are also inherent to the sport boccia. Thus, the aim of this study is to understand the relationship between the experience of the participant in driving a wheelchair in relation to their autonomy and independence and also examine the practice of boccia in relation to the cognitive skills and performance in driving an intelligent wheelchair using a simulator. It was performed an evaluation of 28 participants, 6 of whom had no experience driving an electronic wheelchair and 22 had experience, 15 practice boccia and 13 did not practice this type of adapted sports. In the collection of data was tested three interfaces command of a smart wheelchair in a simulator. It was showed a good performance of the participants with experience in using electronic wheelchair and practitioners of boccia. It was also possible to observe that the autonomous and independent participants showed good results.
- weCOPE: Programa cognitivo-comportamental de Intervenção em grupo na psicosePublication . Almeida, Raquel; Marques, António da Silva; Queirós, CristinaNos últimos anos, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) foi introduzida no tratamento de Psicoses, quer através de intervenções que são especificamente cognitivo-comportamentais ou como parte integrante de outras intervenções mais ecléticas.
- Intelligent wheelchair driving: bridging the gap between virtual and real intelligent wheelchairsPublication . Faria, Brígida Mónica; Reis, Luís Paulo; Lau, Nuno; Moreira, António Paulo; Petry, Marcelo; Ferreira, Luís MiguelWheelchairs are important locomotion devices for handicapped and senior people. With the increase in the number of senior citizens and the increment of people bearing physical deficiencies, there is a growing demand for safer and more comfortable wheelchairs. So the new Intelligent Wheelchair (IW) concept was introduced. Like many other robotic systems, the main capabilities of an intelligent wheelchair should be: autonomous navigation with safety, flexibility and capability of avoiding obstacles; intelligent interface with the user; communication with other devices. In order to achieve these capabilities a good testbed is needed on which trials and users’ training may be safely conducted. This paper presents an extensible virtual environment simulator of an intelligent wheelchair to fulfill that purpose. The simulator combines the main features of robotic simulators with those built for training and evaluation of prospective wheelchair users. Experiments with the real prototype allowed having results and information to model the virtual intelligent wheelchair. Several experiments with real users of electric wheelchairs (suffering from cerebral palsy) and potential users of an intelligent wheelchair were performed. The System Usability Score allowed having the perception of the users in terms of the usability of the IW in the virtual environment. The mean score was 72 indicating a satisfactory level of the usability. It was possible to conclude with the experiments that the virtual intelligent wheelchair and environment are usable instruments to test and train potential users.
- O meu guia para a habitaçãoPublication . Castro, Abigail; Campos, Filipa; Marques, António da Silva; Queirós, C. L.Este manual destina-se a indivíduos com problemas de Saúde Mental, tendo como objetivo promover o desenvolvimento de competências necessárias à aquisição e manutenção de uma habitação, no sentido de favorecer a inclusão dos mesmos na comunidade.
- Formação para prestadores de suporte interpares: manual do formadorPublication . Rita Sousa, Ana; Campos, Filipa; Marques, António; Queirós, CristinaO suporte interpares é uma prática em crescente evolução no âmbito da doença mental e que pode ser definida como um “sistema de dar e receber ajuda baseado em princípios como o respeito, o sentido de responsabilidade e acordo mútuo sobre aquilo que é benéfico” (Mead, Hilton & Curtis, 2001, p. 135). Gartner e Riessman (1982) e Solomon (2004) definiram o suporte interpares como o suporte social e emocional, frequentemente associado a um suporte instrumental, fornecido ou prestado por pessoas com experiência de doença mental, a outras pessoas que vivenciam condições psiquiátricas similares, tendo como objetivo potenciar mudanças pessoais e sociais desejadas. A prática de suporte interpares é aceite e reconhecida para outras condições de que são exemplo, o abuso de substâncias, cancro, trauma e HIV. Contudo, no que respeita à doença mental esta prática encontra-se ainda em consolidação e expansão (Davidson, Chinman, Sells & Rowe, 2006).
- Individual placement and support (IPS): how to address employment needs of people with mental health poblems in PortoPublication . Campos, Carlos; Silva, Liliana; Pereira, Luísa; Marques, António; Queirós, CristinaEmployment is one of the main concerns of patients with mental illness. Several international guidelines state that Individual Placement and Support (IPS) is the most effective intervention to address these needs. It is based on several principles such as focus on competitive employment, attention to client preferences, rapid job search, individualized job supports and eligibility based on client choice.
- Formação para prestadores de suporte interpares: manual do participantePublication . Sousa, Ana Rita; Campos, Filipa; Marques, António; Queirós, CristinaO suporte interpares é uma prática em crescente evolução no âmbito da doença mental e que pode ser definida como um “sistema de dar e receber ajuda baseado em princípios como o respeito, o sentido de responsabilidade e acordo mútuo sobre aquilo que é benéfico” (Mead, Hilton & Curtis, 2001, p. 135).
- ContratempoPublication . Marques da Silva, Olivia Maria