ESS - FIT - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - FIT - Comunicações em eventos científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 164
Results Per Page
Sort Options
- A influência da idade na sensação de posição articular e na distribuição da pressão plantar no agachamentoPublication . Moreira, Camilo; Carvalhais, José Pedro; Santos, Rubim; Carvalho, PauloO objetivo deste estudo foi verificar se existe influência da idade na sensação de posição articular (SPA) do joelho e na distribuição da pressão e área plantar, no movimento de agachamento.
- Análise das forças de reação do solo e atividade eletromiográfica do membro contra-lateral durante a fase de transição entre passosPublication . Pinheiro De Sousa, Andreia Sofia; Tavares, João Manuel R.S.; Sousa, Filipa; Santos, Rubim; Carvalho, Paulo; Mendes, EmíliaA procura dos mecanismos associados ao dispêndio energético durante a marcha tem sido uma questão pertinentemente discutida. As teorias da marcha dinâmica e do modelo de pêndulo entre passos oferecem propostas de mecanismos explicativos.Neste trabalho, procurou verificar-se de que modo a magnitude da componente vertical da força de reacção do solo (FRSz) está relacionada com o grau de actividade muscular recrutada pelo ventre medial do músculo gastrocnémeo (MG) do membro contra-lateral na fase de transição entre passos. Para testar os pressupostos inerentes foi utilizada uma amostra de indivíduos saudáveis do sexo feminino. Em cada indivíduo foi monitorizada a actividade electromiográfica (aEMG) do ventre medial do MG e a FRSz do membro contra-lateral durante a fase de transição entre passos. Após a aplicação do coeficiente de correlação de Spearman () verificou-se a ocorrência de uma correlação positiva estatisticamente significativa entre a aEMG e a magnitude da FRSz nos dois membros (=0.852 e =0.512). Os resultados obtidos permitem inferir que a magnitude da FRSz poderá constituir um predictor da aEMG do ventre medial do MG do membro contralatera.
- Protótipo de sistema de aquisição e condicionamento de sinal EMGPublication . Rodrigues, Carlos M. B.; Sousa, Andreia; Correia, Miguel V.; Freitas, DiamantinoOs sinais electro-fisiológicos apresentam características próprias que obrigam à utilização de instrumentação específica para aquisição, transmissão e processamento dos sinais com vista a uma adequada avaliação da condição física ou estado de saúde dos pacientes. Apresenta-se para isso um projecto e protótipo de instrumentação electrónica para condicionamento, isolamento, amplificação e filtragem de sinal EMG de superfície. Consideramos para isso as especificações do projecto de instrumentação electrónica e a configuração/localização dos eléctrodos, de acordo com as características das fibras musculares e dos sinais a tratar, procurando antecipar e minimizar as interferências, de modo a obter a melhor correspondência entre o valor a medir e o valor registado, procurando assegurar as melhores condições de exequibilidade em termos de alimentação do circuito, conforto do paciente, custo e qualidade do sinal obtido. Para isso, a prototipagem foi precedida de projecto e simulação no sistema Multisim sendo os dados tratados em Labview tendo-se adquirido também dados por via dos sistemas comerciais EMG, Biopac e Acqkpwledge para comparação com resultados obtidos.
- Associação entre o nível de actividade física e o refluxo venoso dos membros inferioresPublication . J.C., Dinis; Noites, AndreiaVerificar a associação entre o nível de atividade física e o refluxo venoso dos membros inferiores e a existência de um nível profilático.
- Electrolipólise mediada por TENS e microcorrente em associação com exercício físicoPublication . Couto, Miriam F.; Melo, Cristina; Ruiz, C. S.A gordura visceral e subcutânea do abdómen poderá aumentar o risco de diferentes patologias. Verificar se a lipólise induzida pela corrente eléctrica, é eficaz na redução de massa gorda. Métodos: Vinte e três mulheres foram divididas em três grupos: controlo só com exercício físico, experimental com TENS e exercício físico e experimental com microcorrente e exercício físico. Nos grupos experimentais, aumentaram os triglicerídeos (p<0,05), diminuiu a prega supra-ilíca (p>0,05) e observaram-se valores tendencialmente menores de parâmetros específicos e globais. No grupo da Microcorrente diminuiu a prega abdominal (p>0,05). A electrolipólise poderá ter efeito coadjuvante ao exercício físico, na redução da massa gorda.
- Prevalência de factores de risco de doença cardiovascular em estudantes da Escola Superior das Tecnologias da Saúde do PortoPublication . Oliveira, Teresa R.; Noites, Andreia; Mota, Sandra; Silva e sousa, MariaRealizou-se um estudo observacional descritivo transversal, com 138 indivíduos selecionados aleatoriamente em estudantes da ESTSP, de forma a aferir a prevalênciade fatores de risco de doenças cardiovasculares como a presença de história familiar de doença e fatores de risco cardiovascular, hábitos tabágicos, consumo excessivo de álcool, excesso de peso e obesidade, níveis de atividade física baixa, níveis excessivos de stress, ansiedade e depressão, consumo nutricional inadequado, hipertensão, dislipidemiae diabetes nos mesmos.
- Prevalência de dor lombar não específica em alunos da Escola E.B. 2/3 de Santa MarinhaPublication . Borges, Sílvia; Mesquita, Cristina; Pinheiro De Sousa, Andreia SofiaA dor lombar é um dos distúrbios músculo-esqueléticos mais comuns, verificando-se um aumento na última década em crianças. O objectivo deste estudo foi determinar a prevalência de dor lombar não específica no último mês e no último ano em crianças em idade escolar. O estudo foi do tipo observacional descritivo transversal, a amostra foi constituída por 219 alunos entre os 10 e os 16 anos. Os instrumentos usados foram um questionário para a dor lombar, fita métrica e balança. Concluiu-se que prevalência de dor lombar na população estudada é elevada. Verificamos associação entre a dor lombar e o sexo feminino.
- A marcha: a influência do Gerador de Padrão CentralPublication . Lopes, AlfredoA marcha é influenciada por um conjunto de factores que resultam da interacção e organização própria de sistemas neurais e mecânicos, entre os quais, da dinâmica músculo-esquelética, da modulação pelos centros nervosos superiores, pela modulação aferente e é, também, assumida como sendo controlada pelo Gerador de Padrão Central (GPC), que se define como um programa central baseado num circuito espinal geneticamente determinado, capaz de produzir um ritmo associado a cada marcha. Apresenta-se como objectivo deste trabalho abordar quais os modelos explicativos para o funcionamento do GPC e qual a evidência científica, que continua a ter muitas divergências.
- Prevalência de sintomas neuro-músculo-esqueléticos nos agricultoresPublication . Ribeiro, Sandra; Melo, CristinaA agricultura é considerada uma actividade fisicamente árdua, acarretando riscos para a saúde dos seus trabalhadores. Avaliar a prevalência de sintomatologia neuro-músculo-esquelética em agricultores e identificar os seus factores de risco. Os Questionários Avaliação dos Agricultores e o Nórdico Músculo-Esquelético foram aplicados a 250 agricultores da Região Agrária entre Douro e Minho. Resultados: 74,4% dos agricultores referiram sintomatologia, principalmente, na lombar, pescoço e ombros. A presença de sintomas estava significativamente associada a alguns factores de risco (p<0.05). Os agricultores constituem uma população de risco para o surgimento de sintomas neuro-músculo-esqueléticos.
- A marcha humana: circuitos neuronais entre estruturas corticais vs sub-corticaisPublication . Silva, AugustaAs conexões entre os níveis corticais e sub-corticais na activação da marcha Humana carecem de discussão. As alterações da marcha por lesão no território da Artéria Cerebral Média (ACM) podem ser explicadas pela disfunção de circuitos neuronais dos Núcleos da Base ao córtex e Núcleos Pedúnculo-Pontino. Este trabalho tem como objectivo identificar os percursos anatómicos das principais conexões entre as estruturas encefálicas referidas no território da ACM. Com base na topografia das conexões neuronais, é aceitável que as alterações da marcha sejam explicadas por alterações na função dos Núcleos da Base, através das suas conexões, enquanto moduladores da actividade motora.