ESS - CQB - Ciências Químicas e das Biomoléculas
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- Contributos da citologia analítica para estudos de biologia de levedurasPublication . Côrte-Real, Manuela; Sansonetty, Filipe; Ludovico, Paula; Fortuna, Margarida; Sousa, Maria João; Silva, Manuel Teixeira da; Leão, Cecília; Prudêncio, Cristina; Rodrigues, FernandoNeste artigo começamos por apresentar uma breve introdução à citologia analítica descrevendo alguns conceitos importantes desta disciplina bem como um dos instrumentos que a torna possível - o citómetro de fluxo. Referimos alguns dos aspectos relevantes desta instrumentação, em particular a possibilidade de medir a estrutura e o funcionamento de células vivas e de separar sub-populações celulares para posterior obtenção de culturas puras. Discutimos ainda os fundamentos de algumas aplicações e apresentamos os resultados obtidos nos nossos laboratórios com os seguintes estudos: i) efeitos de fungicidas no ciclo celular de leveduras; ii) relação entre a presença de proteínas de efluxo activas e a menor susceptibilidade de leveduras a antifúngicos; iii) avaliação de alterações estruturais e funcionais induzidas pelo ácido acético e sua relação com perda de viabilidade celular em populações de Saccharomyces cerevisiae e Zygosaccharomyces bailii; iv) determinação do potencial de membrana mitocondrial e avaliação da função mitocondrial de leveduras; v) determinação da ploidia de DNA em leveduras; vi) monitorização in vivo de processos celulares em S. cerevisiae e vii) morte celular programada induzida pelo ácido acético em S. cerevisiae. No decurso destes trabalhos, optimizámos diferentes protocolos de marcação celular recorrendo aos seguintes fl uorocromos: SYBR® Green I para a marcação de DNA; calceína-M, BCECF-AM, Rh123 e DiOC5 para a detecção de proteínas de efl uxo activo; DAF, FUN-1®, IP e Rh123 para a avaliação da integridade estrutural e funcional da célula; Rh123 para a avaliação de potencial de membrana mitocondrial, anexina V-FITC para a detecção de fosfatidilserina no folheto externo da membrana citoplasmática e FITC conjugado com dUTP (reacção de TUNEL) para a detecção de fragmentação internucleosomal de DNA.
- Rapid detection of efflux pumps and their relation with drug resistance in yeast cellsPublication . Prudêncio, Cristina; Sansonetty, Filipe; Sousa, Maria João; Côrte-Real, Manuela; Leão, Cecı́liaCell drug resistance can be due to the presence of active efflux pumps (AEP). Identification of yeast cells with a resistance phenotype is important either from a clinical, agricultural or biotechnological point of view. Rapid and reliable methods to detect AEP can be therefore very useful. Some yeast cells change their staining by cal-cein-AM, BCECF-AM, rhodamine 123 and DiOC5,when pretreated with verapamil, CCCP or ATP depletion, or when pretreated with specific antimicrobial agents. This fact may be interpreted as an indication of the presence/absence of AEP. Six yeast species were tested with a flowcytometric method (FCM) and an epifluorescence micro-scopic method (EFM), and ten other species were evalu-ated only by EFM. The minimum inhibitory concentration(MIC) of penconazol, benomyl and cycloheximide for Saccharomyces cerevisiae and Kluyveromyces marxia-nus, were determined by growth inhibition on solid me-dium and were compared to the staining changes de-tected by FCM. The FCM and the EFM allowed the detection of AEP in all the yeast species tested. High MIC values for adrug were related with the presence of at least one AEP indicated by the cytometric data. The FCM revealed to be a robust assay where as the EFM can be used as a preliminary test. It is possible to identify resistance/sensitivity patterns in yeast cells through cytometric detection methods of different efflux pumping systems.
- Processo de auto-avaliação na Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTSP): Um desafio enquadrado no espírito da Declaração de BolognaPublication . Fonte, Rosália; Prudêncio, CristinaAtendendo ao espírito da Declaração de Bologna, a livre circulação que determina a mobilidade de pessoas e a decorrente possibilidade de emprego nos países da U.E., pressupõe que sejam tomados em consideração conhecimentos, capacidades e competências, através do reconhecimento e validação dos diplomas obtidos nos países de origem. Para que tal aconteça é necessário que a qualidade dos diplomas seja garantida pelas Instituições de Ensino Superior (IES) através da Auto-Avaliação e pela Entidade que, a nível nacional, é responsável pelo sistema de qualidade, através da Avaliação externa (Andrade, 2003).
- Relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos e as metodologias e estratégias por eles utilizadas para o estudo da Bioquímica em Ciências da SaúdePublication . Prudêncio, Cristina; Ferraz, Ricardo; Fonte, RosáliaNum contexto de reestruturação da formação em Ciências da Saúde baseada em competências, torna-se necessário avaliar como e quais as competências realmente adquiridas pelos alunos, logo desde o primeiro ano. O conhecimento e o saber são a primeira etapa para a prática1, constituindo aqueles que são realmente adquiridos, um pilar fundamental para uma eficaz aquisição de competências. No presente trabalho apresenta-se um estudo preliminar que pretende avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Bioquímica do 1.º ano de diferentes cursos de Tecnologias da Saúde, quer de carácter laboratorial (Análises Clínicas e Saúde Pública; Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica; Farmácia), quer de carácter não laboratorial (Cardiopneumologia; Medicina Nuclear; Neurofisiologia; Radiologia, Radioterapia). Adicionalmente, pretende-se estudar as metodologias e estratégias utilizadas pelos alunos para o estudo da disciplina, enquadrada numa metodologia de ensino tradicional com 3h teóricas/semana (para os cursos laboratoriais ainda com 2h práticas/semana), avaliando uma potencial relação entre os conhecimentos adquiridos e a sua forma de estudo.
- Retenção de conhecimentos de Bioquímica: estudo longitudinal ao longo de três anosPublication . Prudêncio, C.; Fernandes, R.; Ferraz, R.; Alfonso Roca M., T.; Fonte, R.No presente trabalho apresentam-se resultados de um estudo longitudinal que pretende avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Bioquímica (do 1º ano do plano de estudos) pelos alunos do 1º ano e a sua posterior retenção pelos alunos do 2º e 3º anos, decorridos 1 e 2 anos respectivamente da frequência da disciplina. Os diferentes cursos em estudo, todos da área das Tecnologias da Saúde, incluem cursos de carácter laboratorial e de carácter não laboratorial. Adicionalmente, pretende-se estudar as metodologias e estratégias utilizadas pelos alunos para o estudo da disciplina, enquadrada numa metodologia de ensino tradicional com 3h teóricas/semana (sendo que os cursos laboratoriais possuem mais com 2h práticas/semana), avaliando uma potencial relação entre os conhecimentos adquiridos ou retidos e a sua forma de estudo.
- Processo de auto-avaliação na escola superior de tecnologia da saúde (ESTSP): uma experiência rumo ao espírito da declaração de BolognaPublication . Fonte, R.; Prudêncio, C.Atendendo ao espírito da Declaração de Bologna, a livre circulação que determina a mobilidade de pessoas e a decorrente possibilidade de emprego nos países da U.E., pressuõe o reconhecimento e validação dos diplomas obtidos nos países de origem. Para que tal aconteça é necessário que a qualidade dos diplomas seja garantida pelas Instituições de Ensino Superior através da Auto-Avaliação e pela ADISPOR que, a nível nacional, é a entidade responsável pelo sistema de qualidade.
- Antifungal activity of Imidazolidin-4-ones of the antimalarial primaquinePublication . Ferraz, Ricardo; Fernandes, Rúben; Vieira, Mónica; Barros, Piedade; Gomes, Paula; Prudêncio, CristinaThe 5-Isopropyl-3-[4-(6-methoxy-quinolin-8-ylamino)-pentyl]-2,2-dimethyl-imidazolidin-4-one (ValPQacet) was sinthesized through acylation of the anti-malarial primaquine with α-valine and subsequent reaction of the resulting -aminoamide with propanone (Sheme 1).Imidazolidin-4-ones of the anti malarial primaquine are being sinthesized to develop new variants in order to improve more effective treatments against malaria . Recently it has been observed that primaquine derivates could have effect in a new kind of yeast . To study the fungicidal activity against Candida albicans, Candida tropicalis, Issatchenkia orientalis, Sacharomyces cerevisae, the ValPQacet was put in the form of the hydrochloride salt. The minimal inhibitory concentration (MIC) could be determined for all yeast in the concentration range assayed. Also was determined MIC’s of primaquine hydrochloride salt for all yeast, and this shows that the parent drug is less active than our compound. Further studies are being performed to determine viability and cellular injury with this drugs.
- Desenvolvimento de uma aplicação informática para a promoção da auto-aprendizagem da Bioquímica no contexto das ciências da saúdePublication . Fernandes, R.; Machado, M.; Ferraz, R.; Vieira, M.; Soares, R.; Fonte, R.; Prudêncio, C.De acordo com o constante na declaração de Bologna, na qual se preconiza a promoção da compentência da autoaprendizagem num processo long-life learning, foi desenvolvida uma aplicação informática no âmbito da disciplina de Bioquímica. Esta aplicação, visou o desenvolvimento de competências no âmbito da auto-aprendizagem dos alunos e a preparação dos mesmos para o momento final de avaliação da disciplina.
- Inventário de atitudes e comportamentos habituais de estudo: instrumento conduncente à reflexão de estratégias de ensino/aprendizagemPublication . Fonte, R.; Almeida, L.; Rocha, A.; Fernandes, R.; Prudêncio, C.Atendendo ao espírito da Declaração de Bolonha, torna-se premente a preparação dos docentes e dos estudantes para algumas mudanças bastante significativas que se desejam nas formas tradicionais de ensinar e de aprender no Ensino Superior. Centrando-nos nos alunos, este trabalho descreve as atitudes adoptadas pelos estudantes de oito cursos na área das ciências da saúde da ESTSP (Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto). Para essa análise procedeu-se à aplicação do inventário IACHE (Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo - Tavares et al., 2003) a uma amostra de 340 alunos repartidos pelo 1º, 2º e 3º ano dos cursos.
- A influência das expectativas dos alunos do 1º ano na adaptação à Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP)Publication . Mendonça, L.; Fonte, R.; Dores, A.Este estudo caracteriza os alunos do 1º ano da ESTSP em termos de algumas variáveis sócio-demográficas e analisa de que forma as suas expectativas influenciam a adaptação à instituição. Para tal, foram administrados dois questionários: o de Expectativas Académicas (QEA; Soares & Almeida, 2001) e o de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), em momentos diferentes. Os alunos do 1º ano na sua maioria são do sexo feminino, têm idade inferior a 20 anos e a ESTSP foi a sua primeira escolha enquanto instituição do Ensino Superior, mesmo implicando a sua deslocação. Os resultados demonstram que quer as expectativas iniciais, quer a adaptação ao Ensino Superior são positivas e influenciadas por variáveis como género e curso de pertença. O estudo possibilita, ainda, a comparação de cursos da área da saúde, contribuindo para um melhor conhecimento das características de uma população universitária pouco estudada.