ESE - UTC - Ciências da Linguagem e da Literatura
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESE - UTC - Ciências da Linguagem e da Literatura by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação, uma serie de ideias feitas e outras para refazerPublication . Baptista, Adriana
- When the photographers choose the words in order to photograph the imagesPublication . Baptista, Adriana; Knorr, Karen; Moffat, Tracey
- Publicidade e textos híbridos: leitura de informações e impressõesPublication . Baptista, AdrianaThis text will present some research results about reading and visual processing of texts and pictures, and will discuss, supported by a rough typology for articulate texts of visual and verbal printed material (mixed, hybrid and fusional), the importance of visual semiotic systems in the transmission of information nowadays. We will try to show how and what we read in different kinds of hybrid texts, like those complex rhetorical texts used in printed advertising, by revealing, through a basic set of examples, how they promote the transmission of multiple kinds of pragmatic and emotional information.
- “O Grande Voo do Pardal”, de Lídia Jorge e Inês de Oliveira: uma incursão na filosofia para crianças e na educação para os valoresPublication . Cristina Vasconcelos de Macedo, Ana
- A palavra na leitura de imagens: a cidade que o anjo vê e os címbalos que o ladrão não vêPublication . Baptista, Adriana
- Ydessa, les ours, etc.: A dimensão equívoca da mostração no documentário de Agnés VardaPublication . Baptista, Adriana
- Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do portuguêsPublication . Choupina, Celda; Costa, José Antónia; Baptista, AdrianaSe partirmos da definição de família de palavras do Dicionário Terminológico (2008) online, verificamos que se encontra essencialmente direcionada para o âmbito da morfologia sincrónica, ainda que a entrada se situe exclusivamente no domínio do lexico e vocabulario (B5).Esta perspectiva leva-nos a equacionar as várias dimensões implicadas - diacrónica, sincrónica, descritiva e didático-pedagógica - e consequentes limites do conceito de família de palavras e das suas relações com os conceitos de campo semântico e de campo lexical, tanto mais que se trata de conteúdos a abordar explicitamente a partir do 1º ciclo do Ensino Básico (cf. Programas 2009 e Metas 2012) e que levantam frequentes dúvidas a professores e alunos.
- Conhecimentos e regras explícitos e implícitos sobre género linguístico nos alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: a influência da classe formal do nomePublication . Choupina, Celda Morgado; Baptista, Adriana; Costa, José António; Oliveira, Inês; Querido, Joana
- O tempo que habita o tempo por virPublication . Baptista, Adriana
- Imagens e promoção da compreensão no ensino da língua no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Baptista, AdrianaPretende-se, nesta comunicação, refletir sobre possíveis práticas de ensino da compreensão inferencial na leitura no Ensino Básico que cruzem questões de literacia verbal e visual, apresentando uma abordagem à obra de Jorge Bucay, ilustrada por Gusti, O Elefante acorrentado. Esta abordagem têm como objetivo o desenvolvimento integrado de competências (linguísticas e sociais) e pretende mostrar que relações dialéticas, transformadoras e substitutivas entre texto e imagem, quando esta é criteriosamente selecionada, são mais produtivas na promoção das competências textuais e gramaticais do que as relações entre texto e imagem meramente interpretativas. Partindo do princípio de que os textos usados para desenvolver o domínio da Língua Portuguesa no Ensino Básico são frequentemente apresentados aos alunos enquanto textos bimodais (verbais e picturais) torna-se urgente estimular quer os critérios de seleção de imagens, quer as estratégias a utilizar para a sua compreensão, para que estas, quando colocadas ao serviço do ensino da língua, ultrapassem a mera função denotativa. Pretende-se que estas sejam capazes de promover a fruição estética, mas também a capacidade de compreender sentidos conotativos, fazer inferências e desencadear tarefas de desenvolvimento de competências gramaticais.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »