ESEIG - DM - Informação Empresarial
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIG - DM - Informação Empresarial by Issue Date
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Relatório médico em imagiologia: estudo de práticas de criação e usoPublication . Felgueiras, Nídia Maria Lopes; Terra, Ana LúciaConsiderando como objeto de estudo o Relatório Médico em imagiologia, esta investigação encontra-se situada entre duas áreas do saber, a Ciência de Informação e as Ciências da Saúde (mais designadamente no âmbito da imagiologia). O Relatório Médico em imagiologia é um documento textual, físico e/ou digital, sigiloso, com caráter legal, que compreende informação médica relativa a um (ou vários) exame(s) médico(s) de um utente e que têm como principal objetivo fornecer dados/indicadores para o diagnóstico médico especializado. Com esta investigação, pretende-se posicionar o objeto de estudo, documentar a sua génese intelectual e material, refletir sobre todo o fluxo informacional do documento, revelar a importância das suas fases de produção e de normalização. Foram realizados levantamentos bibliográficos e abordagens reflexivas sobre a importância e produção do relatório médico, que depois foram cruzados com estudos de caso baseado em diferentes instituições, onde a experiência profissional do médico (produtor intelectual) e datilógrafo (produtor material) nos elucida sobre a temática apresentada e nos permitiu entender práticas e fluxos informacionais. No final do estudo analisamos o papel do datilógrafo como produtor material do relatório médico, salientando-se a sua consciência ética e profissional e sugerindo um conjunto de boas práticas no âmbito da elaboração e normalização de relatórios médicos em imagiologia.
- ARCHI-AVE: património documental da bacia do Ave: estudo orgânico-funcional e tratamento documentalPublication . Silva, Carina da Conceição Sousa da; Terra, Ana LúciaO relatório que se apresenta é o produto final do estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Informação Empresarial. De acordo com os interesses da instituição e enquadrando-se nos objetivos do mestrado, construiu-se um plano de trabalho que tem como objetivo principal o estudo e tratamento arquivístico do Sistema de Informação dos Serviços Hidráulicos, por forma a servir a comunidade de investigadores. Este estudo teve por base o método quadripolar, considerado como o mais adequado na área da Ciência da Informação. O tratamento arquivístico da informação produzida e acumulada por este Sistema de Informação exigiu a elaboração de um estudo de natureza orgânica e funcional, para o período entre 1884 e 1973. As atividades desenvolvidas que permitiram a sua concretização consistem na recolha e análise da legislação, nomeadamente diplomas legais, regulamentos, estatutos, entre outros documentos, que serviram de base à reconstituição da história dos serviços hidráulicos, bem como da evolução da estrutura e funcionalidade da orgânica. Com este trabalho, foram elaboradas propostas de organogramas e quadros de contexto orgânico-funcional para melhor traduzir as suas mudanças ao longo do tempo. Após o conhecimento do objeto de estudo, procedeu-se ao tratamento técnico da informação com auxílio da ISAD(G), criação de pontos de acesso, segundo a norma ISAAR(CPF) e indexação com apoio da NP-3715 e da NP-4036. Estas atividades foram realizadas com auxílio do software de Gestão de Arquivos – GISA (Gestão Integrada de Sistemas de Arquivo) – que assenta num modelo integrado, concebido para acompanhar as diversas fases do ciclo vital da informação. Devido à dimensão do sistema de informação, o tratamento arquivístico foi concretizado apenas entre 1902 e 1920, apresentando-se portanto uma amostra do trabalho e não o seu todo. Com este estudo e, apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer no campo da Ciência da Informação, esperamos ter contribuído para dar uma maior visibilidade a este acervo, disponibilizando-o para conhecimento público.
- Preservação digital nas médias e grandes empresas portuguesas: estudo de caso e recomendação de boas práticasPublication . Santos, Patrícia Alexandra de Sousa; Simões, Alberto; Queirós, RicardoEste estudo tem como objetivo analisar o estado atual da preservação digital no tecido empresarial português, particularmente nas empresas de média e grande dimensão. Para tal, expôs-se o referencial teórico da preservação digital, necessário para uma melhor compreensão desta temática, nomeadamente através da apresentação de definições de diversos autores, de estratégias e boas práticas, e de algumas das iniciativas internacionais mais relevantes. De seguida apresentou-se a importância que a informação tem para uma organização, sobretudo aquela informação criada no âmbito laboral. Realizou-se, também, uma caracterização dos vários tipos de empresas, de acordo com diretivas europeias, e efetuou-se uma breve análise das empresas portuguesas. Para atingir esse objetivo elaborou-se um inquérito, por questionário, fazendo- se uso de uma plataforma de questionários online. Este foi remetido a 1.358 médias e grandes empresas que atuam em Portugal, com o objetivo de compreender – entre outros – a importância dada, pelas empresas, ao material existente em formato digital, quais as tecnologias responsáveis pelo seu armazenamento e quais os cuidados realizados para assegurar o seu acesso por longos períodos de tempo. Ao analisar os resultados, e pese embora a baixa taxa de resposta ao questionário, foi possível concluir que quase todas as empresas participantes já procuram substituir os documentos em papel por documentos em formato digital e que se preocupam em manter o acesso prolongado à informação. Não obstante, dois terços dos participantes conhecem o conceito de preservação digital e apenas 44% afirmam aplicar estratégias desse tipo na sua empresa. Apesar de cerca de 70% dos participantes reconhecerem a importância do uso de formatos abertos para a preservação digital, na realidade ainda se verifica uma utilização massiva de formatos proprietários ao nível dos documentos de texto e das folhas de cálculo. Para além deste contributo analítico sobre o estado da preservação digital no tecido empresarial português, prepararam-se alguns documentos que visam auxiliar a elaboração de um plano de preservação digital e, consequentemente, permitir a sustentabilidade a longo prazo da informação digital.
- Gestão do conhecimento e cultura organizacional: barreiras e facilitadoresPublication . Remelgado, Andreia Dora Braga Moreira Pinto; Terra, Ana LúciaEste trabalho incide sobre a gestão do conhecimento e cultura organizacional, as suas barreiras os seus facilitadores na Parque Escolar E.P.E. Este estudo teve por base o método quadripolar. Várias foram as atividades ao longo deste trabalho, inicialmente foi recolhida a documentação interna, nomeadamente diplomas legais, regulamentos, manuais de procedimentos, manuais de formações internas, entre outros documentos, que serviram de base ao reconhecimento da instituição, a sua evolução estrutural e de funcionamento. Para identificar as barreiras e os facilitadores na recuperação da informação nos três principais meios para o efeito: arquivo físico, file system e aplicações informáticas foram aplicados inquéritos aos produtores/ utilizadores de informação da Parque Escolar, E.P.E. Com base neste estudo foi possível identificar qual o recurso de recuperação de informação que traz mais dificuldades na sua utilização, se existem documentos exclusivos em papel ou exclusivos em formato digital, se os mesmos são recuperáveis com facilidade. Foi possível averiguar se os colaboradores da Parque Escolar, E.P.E. consideram os documentos que constam no Arquivo Físico mais fidedignos do que os documentos em formato digital guardados no file system ou nas aplicações informáticas. Em relação às aplicações informáticas foi ainda possível averiguar se os colaboradores consideram uteis as suas atualizações, ou se demonstram alguma resistência à mudança, e se consideram que tiveram o acompanhamento necessário para compreender e aplicar as alterações. Com este estudo esperamos ter contribuído para dar uma maior visibilidade à temática da gestão do conhecimento e como a cultura organizacional pode influenciar, criando barreiras ou facilitadores.
- Tecnologias da informação e comunicação e liderança: a realidade da e-liderançaPublication . Martins, Patrícia Alves; Araújo, Manuel Salvador; Simões, AlbertoAs tecnologias de informação e comunicação (TIC) permitiram à liderança tradicional assumir novos contornos. O uso destas TIC levou ao surgimento de um novo paradigma na liderança, a e-liderança. Contudo, não se pode chamar à liderança com apoio nas TIC e-liderança. Na e-liderança todos os processos de liderar decorrem com recurso às TIC e apenas excepcionalmente há recurso a encontros face a face (f2f). Enquanto que, na liderança tradicional, as TIC possam, de forma opcional ser utilizadas, tornando o processo mais ágil, na e-liderança são fulcrais e, sem elas, a mesma não existe. Semelhante dependência obriga a que haja alterações em todas as facetas da liderança, como sejam as características do líder, da equipa e mesmo do tipo de relação que há entre ambos. O líder, para ser e-líder, tem de assumir novos papéis, estar pronto para novos desafios e aceitar as novas responsabilidades que surgem com esta nova forma de liderar. Para além de influenciar todos os aspectos mencionados, as TIC também alteram a forma como se cria e gere a informação e o conhecimento dentro das equipas, agora e-equipas. Primeiramente, e devido à necessidade de haver uma ferramenta que sirva de canal de comunicação entre emissor e receptor, surge uma diferença “física”. Depois, e devido à dificuldade na criação de confiança entre os elementos da e-equipa, podem surgir impedimentos na partilha de conhecimento. Recorrendo a um estudo verificou-se que apenas 35% das empresas inquiridas possuem equipas virtuais. Claramente, a existência de equipas virtuais dentro das empresas dependerá, em certo modo, da sua dimensão, da sua maturidade, assim como do mercado em que se inserem.
- Gestão do e-mail: dos benefícios pessoais à eficiência organizacional: o caso do Instituto Politécnico de Viana do CasteloPublication . Rocha, Carla Fernanda Carvalhido da; Terra, Ana LúciaO e-mail é atualmente a principal forma de comunicação das organizações. A informação existente nos e-mails representa uma elevada dimensão do capital não tangível das empresas, o Conhecimento. Na realidade, a gestão do e-mail dentro da organização é realizada por cada colaborador individualmente. Contudo, e tendo em conta o volume de informação criada, a forma como o e-mail é gerido levanta algumas questões. O objetivo geral deste estudo é conhecer como é feita a gestão de e-mail nos Serviços do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), analisando a forma de utilização do e-mail, de modo a obter elementos que permitam desenvolver normas/orientações para melhoria desta gestão. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho de investigação recaiu sobre o Método Quadripolar, através do estudo de caso, para analisar a gestão do e-mail nos Serviços do IPVC. Foi elaborado um inquérito por questionário numa primeira fase, dirigido a todas as Instituições Públicas de Ensino Superior em Portugal sobre a existência de politicas de gestão de e-mail e, posteriormente, um questionário dirigido a todos os funcionários de todos os Serviços do IPVC no sentido de perceber de que forma se lida com o e-mail e com a sua gestão no contexto laboral de uma organização. A análise de dados foi efetuada através do estabelecimento da relação/associação entre variáveis com recurso à estatística descritiva. Os resultados demonstram que ainda há um longo caminho a percorrer uma vez que ainda não há uma consciencialização permanente para a importância do e-mail, bem como da sua gestão, no sentido de conseguir recuperar a informação de uma forma célere e garantir a preservação do e-mail a longo prazo.
- Apoio à gestão na tomada de decisão na ATAHCA: um estudo de casoPublication . Alvares, Manuela Maria Anes; Pinto, Mário; Oliveira, Marlene Alexandra Teixeira deA informação assume, hoje em dia, uma importância crescente. Desde a sua constituição, as organizações produzem diariamente informação que alimenta o seu sistema de informação organizacional. Este, passa por um ciclo de vida que abrange processos relacionados com o seu planeamento e desenvolvimento, sem o qual não seria possível tomar decisões e dar resposta às solicitações do meio envolvente, devido ao enorme volume de dados a processar pelas organizações. Com este estágio pretende-se abordar a importância da informação na gestão do património da associação ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, onde se incluem edifícios, mobiliário, obras de arte, máquinas, utensílios, ferramentas, meios de transporte e documentos. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em desenvolver um sistema de apoio à tomada de decisão baseado na inventariação de todo o património. A criação de um manual de procedimentos é essencial para garantir o correto manuseamento do sistema e servirá de contributo à gestão eficaz da informação. O sistema de informação a desenvolver será um modelo de apoio à decisão que permita fazer a gestão do inventário/património, mas também que possibilite a quantificação e o valor patrimonial do mesmo. Pretende-se, ainda, discutir e analisar o contributo da gestão da informação no apoio à tomada de decisão assertiva e rentável para a organização.
- Os sistemas de apoio à decisão na área dos cuidados primários: implementação de um sistema de apoio à decisão numa unidade de saúde familiarPublication . Nogueira, Helena Isabel Silva; Pinto, MárioSaber qual o papel de um Sistema de Apoio à Decisão na gestão estratégica de uma Unidade de Saúde Familiar; perceber qual a importância, no desempenho deste tipo de instituições, que estes Sistemas de Informação poderão assumir e identificar de que forma este gênero de software pode auxiliar a tomada de decisões estratégica da gestão das Unidades de Cuidados de Saúde Primários, são algumas das interrogações cuja relevância se verifica ser cada vez mais crescente e que se irão analisar no presente estudo. Para dar resposta às interrogações supra citadas é necessário conhecer o contexto no qual a organização está inserida, assim como perceber se a visão dos seus colaboradores (realizando-se para isso um inquérito por questionário aos colaboradores da Unidade de Saúde Familiar) é idêntica à realidade demonstrada através dos dados do histórico da instituição (recolhendo, estudando e efetuando estudos analíticos com o auxílio de um Sistema de Apoio à Decisão escolhido para o efeito – Weka). Tendo em conta o percurso anteriormente referido é assim possível inferir que é notória a positividade que os Sistemas de Apoio à Decisão podem ter no que é o dia-a-dia de uma Unidade de Saúde Familiar, tendo em conta que facilitam a análise de dados e podem até antecipar cenários futuros analisando o passado da instituição.
- Uso das tecnologias de informação e comunicação nas bibliotecas de ensino superior: o caso do Instituto Politécnico do PortoPublication . Ferreira, Olga Márcia do Vale; Dieguez, Teresa; Terra, Ana LúciaO presente estudo tem como finalidade compreender como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), são utilizadas pelas bibliotecas do universo Instituto Politécnico do Porto, quer a nível dos seus utilizadores, quer a nível dos seus profissionais. Para tal realizou-se uma revisão de literatura sobre os principais aspetos a serem focados: as bibliotecas universitárias, as Tecnologias de Informação e Comunicação e os profissionais da informação. Foi utilizada uma metodologia de investigação mista e foram desenhados dois inquéritos por questionário: um orientado para os profissionais da informação e outro para os utilizadores. O questionário para aplicar aos profissionais da informação visava o levantamento dos recursos tecnológicos disponibilizados por cada uma das bibliotecas, bem como avaliar o seu nível de satisfação e perceber eventuais necessidades formativas. O segundo questionário, resultado do primeiro questionário, visava recolher informação sobre os utilizadores relativamente aos principais recursos utilizados, ao grau de satisfação e às necessidades formativas sentidas. Na conclusão, é apresentado um resumo dos principais aspetos levantados e identificados alguns pontos importantes que poderão representar áreas interessantes de pesquisa futura.