Browsing by Issue Date, starting with "2015-10-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Uma questão de participatividade: projecto de intervenção no espaço público com a participação do públicoPublication . Campos, Filipa Lapão Azevedo; Moreira, Helder Jorge Maia Silva; Garcia, FilipeEste projecto centra-se na prática e na pesquisa do processo da participatividade, que assenta numa percepção que relativiza questões de espaço. Pretende contextualizar pela experiência publica, diversos aspectos conceptuais e estéticos no sentido de alargar o conhecimento dos campos analisados, tendo em conta os conteúdos escolhidos. Optei pelo desenvolvimento de um projecto, onde a participatividade do público e a presença dos elementos escolhidos na Lipor fossem o cerne do acontecimento, dirigindo-o para o espaço público / paisagem natural no sentido de criar visibilidade perante o objecto estético do hiperconsumo que aqui se efectiva como site specific.
- Voice embodiment: o contributo do método de Feldenkrais para um modelo de integração consciente voz-corpoPublication . Franco, Patrícia Isabel da Silva; Binyon, Claire Margaret; Henriques, João Miguel EsgalhadoO presente estudo propõe uma prática para a voz e para o corpo fundamentada no Método de Feldenkrais de Consciência pelo Movimento, que ao mesmo tempo serve para aprofundar o conhecimento do instrumento voz-corpo, assim como possibilita o desenvolvimento do seu potencial. Simultaneamente este modelo de prática pretende auxiliar o intérprete na busca da integração do trabalho vocal e corporal, na convicção de que muitas vezes este se apresenta confuso, particularmente durante a formação em interpretação, quando se trabalham as técnicas da voz e do movimento em separado, condição necessária para aprofundar a especificidade de cada área de estudo da interpretação teatral. Entende-se deste modo, que este projeto pode revelar-se um recurso prático e criativo de valor na busca da sincronicidade do gesto e da palavra e na construção de personagens que comuniquem com autenticidade as palavras contidas num texto.
- Gestão do conhecimento e cultura organizacional: barreiras e facilitadoresPublication . Remelgado, Andreia Dora Braga Moreira Pinto; Terra, Ana LúciaEste trabalho incide sobre a gestão do conhecimento e cultura organizacional, as suas barreiras os seus facilitadores na Parque Escolar E.P.E. Este estudo teve por base o método quadripolar. Várias foram as atividades ao longo deste trabalho, inicialmente foi recolhida a documentação interna, nomeadamente diplomas legais, regulamentos, manuais de procedimentos, manuais de formações internas, entre outros documentos, que serviram de base ao reconhecimento da instituição, a sua evolução estrutural e de funcionamento. Para identificar as barreiras e os facilitadores na recuperação da informação nos três principais meios para o efeito: arquivo físico, file system e aplicações informáticas foram aplicados inquéritos aos produtores/ utilizadores de informação da Parque Escolar, E.P.E. Com base neste estudo foi possível identificar qual o recurso de recuperação de informação que traz mais dificuldades na sua utilização, se existem documentos exclusivos em papel ou exclusivos em formato digital, se os mesmos são recuperáveis com facilidade. Foi possível averiguar se os colaboradores da Parque Escolar, E.P.E. consideram os documentos que constam no Arquivo Físico mais fidedignos do que os documentos em formato digital guardados no file system ou nas aplicações informáticas. Em relação às aplicações informáticas foi ainda possível averiguar se os colaboradores consideram uteis as suas atualizações, ou se demonstram alguma resistência à mudança, e se consideram que tiveram o acompanhamento necessário para compreender e aplicar as alterações. Com este estudo esperamos ter contribuído para dar uma maior visibilidade à temática da gestão do conhecimento e como a cultura organizacional pode influenciar, criando barreiras ou facilitadores.