ESS - CISA - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - CISA - Comunicações em eventos científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 254
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de uma aplicação informática para a promoção da auto-aprendizagem da Bioquímica no contexto das ciências da saúdePublication . Fernandes, R.; Machado, M.; Ferraz, R.; Vieira, M.; Soares, R.; Fonte, R.; Prudêncio, C.De acordo com o constante na declaração de Bologna, na qual se preconiza a promoção da compentência da autoaprendizagem num processo long-life learning, foi desenvolvida uma aplicação informática no âmbito da disciplina de Bioquímica. Esta aplicação, visou o desenvolvimento de competências no âmbito da auto-aprendizagem dos alunos e a preparação dos mesmos para o momento final de avaliação da disciplina.
- Avaliação do risco cardiovascular global numa população da zona Norte do PaísPublication . Amorim, Manuela; Moreira, Anabela; Mota, Sandra; Neves, Fabiana; Duarte, M.; Condeço, JorgeAs doenças cardiovasculares lideram as causas de mortalidade em Portugal. Os factores de risco (FR) associados são sexo masculino, idade avançada, hipertensão arterial, tabagismo e dislipidemias, cuja sinergia amplifica o risco cardiovascular global (RCG). Realizou-se um rastreio em indivíduos da região Norte de Portugal, com o objectivo de determinar o RCG, pela tabela derivada do projecto SCORE. Verificou-se excesso de peso e pressão arterial elevada em mais de metade da amostra. Observou-se que RCG passa a alto risco acima dos 50 anos. O RCG permite estimar a interacção de FR individuais, permitindo definir estratégias interventivas, com potenciais ganhos em saúde.
- O conceito da qualidade nos produtos à base de Ginkgo biloba comercializados em PortugalPublication . Pinho, Cláudia; Correia, Patrícia; Cunha, Agostinho; Jesus, Ângelo; Oliveira, Ana Isabel; Ferraz Oliveira, Rita; Santos, Marlene; Cruz, AgostinhoO extracto de Ginkgo biloba é o produto fitoterápico mais vendido na Europa. Em Portugal e muitos países, a maioria dos produtos à base de plantas são comercializados como suplementos alimentares, não estando garantidos, parâmetros de qualidade, segurança e eficácia. Realizouse um estudo, com recolha de informações, tendo por base uma amostra de 50 produtos à base de ginkgo. Da análise, verificou-se que 94% podiam ser encontrados à venda na internet, e desse total, 89% possuíam informação on-line quanto à composição. Apenas 40% referem a utilização do extracto padronizado de ginkgo e muitos recomendam doses superiores às referidas como terapêuticas.
- Avaliação da satisfação e a importância atribuída pelos utentes aos serviços prestados na área de colheitas de sanguePublication . Leal, João; Amorim, Manuela; Mota, Sandra; Couto, S. R.; Trigueiro, Maria João; Guimarães, T.Com o objectivo de avaliar a satisfação e importância atribuída pelos utentes aos serviços prestados no Serviço de Colheitas, realizou-se um estudo observacional descritivo transversal. A amostra foi constituída pelos 107 utentes deste Serviço do Hospital de São João, que aceitaram voluntariamente participar no estudo através do preenchimento do QSUSC. Da análise conjugada das variáveis satisfação e importância concluiu-se que o tempo de espera para a colheita de sangue é uma área que requer acções de melhoria de grande prioridade. Na análise bivariada entre a satisfação e variáveis independentes os resultados apontam que existe associação apenas com o estado civil.
- Avaliação da satisfação e importância atribuída aos serviços prestados na área da saúde mentalPublication . Mota, Sandra; Amorim, Manuela; Trigueiro, Maria João; Flores, C.; Leuschner, A.Com o objectivo de avaliar o grau de satisfação e importância atribuída aos serviços prestados na consulta na área da saúde mental e identificar as relações entre as variáveis demográficas e o grau de satisfação do utente foi realizado um estudo descritivo transversal, numa amostra de 305 utentes. Com a aplicação do questionário verificamos que a satisfação conjugada com a importância fornece-nos informação valiosa permitindo identificar pontos fortes, oportunidades ou necessidades de melhoria dos serviços. Neste estudo verificamos que os utentes encontram-se satisfeitos com os serviços prestados e consideram-nos importantes. Na análise bivariada, encontramos relação entre a satisfação e escolaridade.
- Implementação da técnica Silver In Situ Hibridization para avaliação do status do gene EGFR em doentes com CPNPCPublication . Reis, Sandra; Scigliano, Horácio; Teixeira, Paulo; Silva, ReginaAvaliação do estado do gene Epidermal Growth Factor Receptor (EGFR), por Silver In Situ Hibridization (SISH), tem-se destacado como biomarcador preditivo na resposta à terapêutica. O principal objectivo foi optimizar a etapa de recuperação por calor da metodologia automatizada SISH Dual-Colour, em carcinomas pulmonares fixados em formol durante 24 e 72 horas. A optimização levou a um aumento da preservação do contorno nuclear e da intensidade e contraste dos sinais para os dois tempos de fixação, permitindo avaliar o estado do EGFR em 83,3% dos casos em estudo. A SISH Dual-Colour é uma alternativa para avaliar o estado do EGFR.
- Avaliação do ambiente térmico em piscinas cobertasPublication . Leal, Joana; Rodrigues, Matilde; Silva, Maria ManuelaEste estudo teve como objectivo avaliar as condições do ambiente térmico em piscinas cobertas através de duas abordagens distintas. A abordagem objectiva consistiu na análise da temperatura da água e dos parâmetros de ambiente térmico. A abordagem subjectiva teve por base a aplicação de um questionário. Os resultados dos parâmetros físicos apresentaram-se elevados na maioria das situações avaliadas, nomeadamente no que respeita à temperatura da água e à humidade relativa. A análise subjectiva evidenciou percentagens de insatisfeitos inferiores à obtida na análise objectiva. Verificou-se ainda que os utilizadores das piscinas preferem ambientes considerados ligeiramente quentes ou quentes.
- GreenFix®: avaliação da morfologia em tecido mamárioPublication . Vieira, Ana Rita; Martins, Ana Teresa; Scigliano, Horácio; Silva, ReginaNa última década têm desenvolvido fixadores para substituição do formol que é tóxico para o homem. O principal objectivo foi avaliar microscopicamente a histomorfologia e as características tintoriais de tecido mamário fixado em GreenFix®, durante 24 e 72 horas, comparativamente ao fixado em formol, através da coloração de Hematoxilina-Eosina. Uma análise global da histomorfologia revelou existir uma diferença estatisticamente significativa entre a fixação pelo GreenFix® e pelo formol (p=0,050), tendo-se registado uma melhoria da coloração e detalhe nuclear nos tecidos fixados com GreenFix® durante 24 (p=0,007) ou 72 horas(p=0,024). O GreenFix® é um potencial substituto do formol na rotina histológica.
- FineFIX®: fixador alcoólico alternativo para a prática citológica?Publication . Silva, Diana; Carvalho, Cristina; Scigliano, Horácio; Fernandes, Sílvia; Silva, ReginaUm dos factores que contribui para a baixa sensibilidade da citologia urinária é a fixação em etanol. Neste trabalho foi avaliada a citomorfologia e as características tintoriais de lavados vesicais fixados pelo FineFIX® ou pelo RCL2® comparativamente aos fixados pelo etanol. A análise dos achados microscópicos revelou que as preparações fixadas pelo RCL2® apresentam qualidade inferior (p=0,001), enquanto as fixadas pelo FineFIX® apresentam qualidade semelhante às fixadas pelo etanol (p=0,204). Relativamente às características nucleares, o FineFIX® providencia qualidade superior ao etanol (p=0,027). O FineFIX® é um potencial fixador citológico por aumentar o detalhe nuclear, característica importante para o diagnóstico.
- Análise da relação fenótipo/genótipo HLA no transplante renalPublication . Cunha, S.; Dias, M.; Amorim, Manuela; Condeço, J.A melhor opção terapêutica na maioria dos pacientes em fase final de insuficiência renal é o transplante renal (TR). O estudo da compatibilidade do TR é feito através da caracterização dos antigénios leucocitários humanos (HLA). Neste estudo analisou-se a relação fenótipo/genótipo HLA no TR em 5 pares dador/receptor. Fenotipicamente os pares foram iguais, no entanto, genotipicamente verificou-se a existência de um discordante. Independentemente deste achado, nenhum dos recetores desenvolveu anticorpos específicos contra o enxerto, sugerindo que a relação fenótipo/genótipo HLA não é causa única e indiscutível na rejeição do enxerto.