ESS - TO - Posters apresentados em eventos científicos
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- Sociodrama e e-learning na diminuição do auto-estigma em doentes psicóticosPublication . Sousa, Sara de; Fontoura, Mariana; Marques, António; Queirós, CristinaA aprendizagem com base na acção vivida no Sociodrama é marcada pela relação dos elementos do grupo, tendo como contexto a formação da competência humana, cuja ideia central é a formação de sujeitos capazes de história própria, individual e colectiva (Marra, 2004). Para Moreno a doença mental é algo que restringe a espontaneidade, que contém a pessoa doente e lhe impede a energia espontânea (Abreu, 1992). O auto-estigma conceptualizado sobretudo a partir de um conjunto de crenças negativas da pessoa diagnosticada com doença mental acerca de si própria, organizadas em torno de representações de incompetência, fragilidade (estereótipo), sentimentos de baixa auto-estima e de auto-eficácia (preconceito), impõe frequentemente graves barreiras ao processo de recuperação e consequentemente à espontaneidade, ao funcionamento e efectiva inserção social destas pessoas (Corrigan et al, 2003). No âmbito de um Projecto de Doutoramento em Psicologia na FPCEUP sobre estes temas, surge o Curso de Educação e Formação para a Vida Activa, assente numa metodologia de b-learning (sessões interactivas online realizadas à distância e sessões formativas presenciais com recurso ao Sociodrama). Este poster propõem-se apresentar um resumo dos resultados preliminares da abordagem sociodramática utilizada
- Impacto de uma experiência b-Learning em Problem Based LearningPublication . Miranda, Leonor; Faias, Joaquim; Pereira, Ilídio; Coelho, Tiago; Amorim, Humberta; Baylina, Pilar; Monteiro, Fátima; Curado, HenriqueFace aos desafios de otimizar o processo de ensino aprendizagem, numa convergência com as melhores práticas internacionais, foi realizada alguma experiência b-Learning (bL) num sistema pedagógico de Problem Based Learning (PBL), atualmente adotado pelo curso de Terapia ocupacional (TO) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Esta iniciativa pretendeu confluir adequadamente com a reforma Bolonha1,2, com recomendações da European Network of Occupational Therapy in Higher Education3 e da Quality Assurance Agency for Higher Education4, e com algumas necessidades emergentes da melhoria contínua do processo de ensino aprendizagem do curso de TO5,6. Inclusive, a avaliação desta experiência visa contribuir para a identificação de oportunidades de melhoria.
- Antipsychotic therapy and biochemical laboratory profile characterization of a sample of patients diagnosed with schizophreniaPublication . Amorim, Manuela; Moreira, A.; Condeço, Jorge; Monteiro, Pedro; Marques, António; Summavielle, TeresaSchizophrenia (SCZ) patients are reported to present significant abnormalities in lipid and glucose metabolism, that increase the risk for cardiovascular disease and diabetes, possibly induced by antipsychotic therapy (APT) and lifestyle.
- Technological interventions and facial emotional recognition in autism spectrum disordersPublication . Alves, Samanta; Queirós, Cristina; da Silva Marques, António; Oliveira, Mónica; Orvalho, VerónicaIndividuals with Autism Spectrum Disorders (ASD) have deficits in the recognition of facial expressions when compared with typically developing population (Begger et al., 2006 & Deruelle et al., 2004). Computer training and multi-technology have been shown to be successful in teaching emotional skills to children with autism (Golan & Baron-Cohen, 2006; Silver & Oakes, 2001; Tanaka et al., 2010). We can find numerous educational technological resources that aim to teach facial recognition to people with ASD, but few present empirical validation of results. The majority of these techniques are non-standardized material, with no reference to research work (Ryan & Charragáin, 2010).
- Realidade virtual no tratamento da esquizofreniaPublication . Macedo, Mónica; Marques, António; Queirós, Cristina; Rodrigues, SusanaA realidade virtual tem sido aplicada com eficácia em tratamentos de patologias psiquiátricas como os transtornos de ansiedade, nomeadamente fobias e stress pós-traumático, e na depressão (Arbona et al., 2007; Richard & Richardson, 2012). O ambiente virtual pode provocar emoções positivas e proporcionar ao paciente diversos obstáculos e problemas a resolver, bem como produzir experiências que mesclem o mundo real e o mundo virtual de maneira envolvente. Tem como principal característica a imersão de quem a utiliza num mundo perceptivo, dando a sensação de o indivíduo estar realmente no ambiente projectado e a interagir com este (Costa & Carvalho, 2004; Dores et al., no prelo; Ku et al., 2003; Machado, Moraes & Nunes, 2009). Na esquizofrenia, o uso da realidade virtual é maioritariamente direccionado para a avaliação, de défices cognitivos e desabilidades sociais. Apesar de alguns autores realçarem (Costa & Carvalho, 2004; Dores et al., no prelo; Ku et al., 2003; Machado, Moraes & Nunes, 2009) a potencialidade da tecnologia, poucos programas de reabilitação são encontrados, demonstrando escassez da aplicação desta tecnologia no tratamento da esquizofrenia e a lacuna no uso das possibilidades tecnológicas para este âmbito.
- Realidade virtual para treino de profissionais de socorroPublication . Quintas, Sílvia; Queirós, Cristina; Marques, António; Orvalho, VerónicaO uso da realidade virtual no contexto da saúde é sobretudo direcionado para tratamento de perturbações mentais e alterações de comportamento (Coelho et al., 2008; Emmel et al., 2002; Ku et al., 2006; Wald & Taylor, 2000), existindo lacunas no seu uso para o treino de profissionais de socorro expostos a incidentes críticos indutores de stress, que, pelo seu impacto psicológico afetam o seu desempenho profissional e a tomada de decisão (Maia, 2007; Mitchell & Everly, 2003). Recentemente assiste-se ao enfatizar da realidade virtual no contexto da saúde e do trabalho (Jacques et al., 2009; Riva et al., 2002; Rizzo, 2001) e existem já programas que permitem em condições securizantes treinar competências e melhorar a gestão do stress.
- Comparing the effects of two different intervention programs on the level of axiety and depression in elderly individualsPublication . Silva, Ana Sofia; Oliveira, Bibiana; Matos, Paula; Lopes, Daniela; Portugal, Paula; Coelho, Tiago; Fernandes, Ângela; Santos, RubimThroughout the process of aging, there are several changes that can cause postural instability or balance disability, increasing the number of fall in elderly.
- Comparing the effects of two balance intervention programs on the center of pressure oscillation of elderly individualsPublication . Oliveira, Bibiana; Silva, Ana Sofia; Azevedo, Ricardo; Matos, Paula; Coelho, Tiago; Lopes, Daniela; Fernandes, Ângela; Portugal, Paula; Santos, RubimWith the ageign process, changes occur that compromise mobility and balance. These changes increase the risk of falls in the elderly.
- Comparing the effects of two different intervention programs on mobility, balance and risk of falls in elderly individualsPublication . Azevedo, Ricardo; Oliveira, Bibiana; Silva, Ana Sofia; Matos, Paula; Coelho, Tiago; Fernandes, Ângela; Santos, Rubim; Portugal, PaulaMobility and balance impairments are frequent in old age. Consequently, elderly individuals may present a higher risk of falling, which in turn can have dire consequences.
- EEG evidence for mirror neuron system integrity in Down syndromePublication . Ferreira, Laís; Simões-Silva, Vitor; Tavares, Diana; Santos, Rubim; Rocha, NunoUnderstanding and imitating other people’s actions is crucial for social cognition. These skills appear to be supported by the human mirror neuron system. There is contradictory evidence regarding social skills in people with Down Syndrome (DS) and in consequence, regarding the integrity of the mirror neuron system. Although having good social and imitation skills, there is evidence for impairments in interpreting social situations and recognizing emotions. To determine whether there are impairments in the mirroring activity of adults with DS when compared to individuals without DS, by calculating the variation of the suppression of the EEG mu activity.