Browsing by Author "Ribeiro, Iolanda"
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- Ainda estou a aprender. Apresentação de uma plataforma educativa de intervenção nas dificuldades na aprendizagem na leituraPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Choupina, Celda; Baptista, AdrianaA plataforma AEA (https://aindaestouaprender.com/) tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente junto dos alunos que nela revelam dificuldades durante os primeiros 4 anos da escolaridade obrigatória. Com a plataforma pretende-se disponibilizar, a professores, a outros profissionais e também a pais, um conjunto de materiais e de atividades de avaliação e de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL). Na plataforma estão disponíveis três páginas: Saber mais, O que já sei e Vou aprender. A primeira inclui uma revisão teórica sobre as DAL, a segunda um conjunto de materiais de avaliação (consciência fonológica, identificação de letras, articulação de sílabas e constituintes silábicos, leitura de palavras apresentadas de forma isolada, fluência de leitura, compreensão oral e compreensão da leitura) e na terceira materiais visando a intervenção nas DAL (consciência fonológica, leitura de palavras apresentadas de forma isolada, fluência de leitura, compreensão oral e compreensão da leitura). O acesso à plataforma é livre, podendo ser efetuado a partir de qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. A plataforma foi construída quer para ser usada pelas crianças, com ou sem acompanhamento dos pais, quer sob a orientação do professor. Nesta comunicação apresenta-se o racional que sustentou a sua construção e as várias funcionalidades que a plataforma comporta.
- Ainda estou a aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leituraPublication . Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Baptista, Adriana; Choupina, Celda; Santos, Sandra; Brandão, Sara; Cadime, Irene; Silva, Carla; Ferreira, Albertina; Costa, Lurdes; Azevedo, Helena; Carvalho, Marisa; Freitas, Tânia; Chaves-Sousa, Séli; Cruz, Joana; Fernandes, Ilda; Cosme, Maria do Céu; Rodrigues, BrunaA plataforma educativa interativa AEA - AINDA ESTOU A APRENDER (https://aindaestouaprender.com/) é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL). Especificamente, pretendeu-se disponibilizar a professores e a outros profissionais um conjunto de atividades e materiais de avaliação que permitam a descrição quer dos conhecimentos/competências já adquiridos no âmbito da leitura, quer das competências em que os alunos apresentam dificuldades. Esta avaliação deve ser conduzida na ótica da organização de um plano de intervenção individualizado e adequado ao padrão e ao perfil de dificuldades de cada aluno. Para tal, foi também desenvolvido um conjunto de materiais, organizados em duas Páginas – “O que já sei” e “Vou aprender” –, que permitem, respetivamente, efetuar a avaliação e o treino/consolidação de aprendizagens no âmbito da leitura. Pais, outros técnicos, e alunos (com ou sem dificuldades) podem aceder igualmente à Plataforma e a todas as atividades nela inseridas. A conceção deste recurso pedagógico está ancorada numa revisão sistemática da investigação que tem sido produzida na área das Dificuldades de Aprendizagem da Leitura (DAL). A construção deste recurso educativo foi possível graças ao financiamento obtido no âmbito do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação nos Domínios da Língua e da Cultura Portuguesas (Ref. 134604) promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas em 2014. Esta obra integra todos os conteúdos desenvolvidos (e que fazem parte da plataforma AEA), desde os referenciais teóricos às grelhas de avaliação, passando pela descrição dos procedimentos/atividades e materiais a usar na avaliação e intervenção nas DAL. Embora as atividades propostas sejam efetuadas maioritariamente em formato digital, elas estão também disponíveis para serem efetuadas em formato “papel e lápis”. Apesar de toda a informação presente nesta obra estar acessível na plataforma, entendeu-se que a sua organização em formato de e-book, poderia constituir-se como facilitadora na exploração da plataforma e como alternativa para os utilizadores que preferem a leitura em formato livro. Assim sendo, e uma vez que a presente edição reproduz, na íntegra, os conteúdos e materiais disponibilizados na plataforma, ao longo deste livro o leitor irá encontrar, frequentemente, a expressão “nesta plataforma”. Alguns dos materiais usados são apresentados em formato áudio ou vídeo, pelo que, em caso de se optar por implementar as atividades em formato “papel e lápis”, estes materiais terão de ser previamente descarregados através do Repositorium da Universidade do Minho em http://hdl.handle.net/1822/42431 ou na Biblioteca da plataforma em https://aindaestouaprender.com/. É permitida a duplicação de todos os materiais desta obra exclusivamente para efeitos de intervenção e de investigação.
- Antonímia e organização lexical em redes no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentadaPublication . Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Ribeiro, IolandaNesta comunicação, apresentaremos um dos produtos do Projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo, financiado pela FCG, inscrito no inEd e desenvolvido em parceria pela ESE e pela ESMAD. Com este projeto pretendeu-se investigar, numa perspetiva de interação léxico, cultura e cidadania, as dimensões linguística e pedagógica das relações semânticas entre palavras. Do intuito investigativo fez também parte perceber de que modo o Léxico Mental é parcialmente responsável pelo processamento cognitivo do(s) Mundo(s) e das interações e relações entre os sujeitos e os objetos que os habitam. Propõe-se que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não instale nas crianças o pensamento dicotómico, fruto de representações sociais estioladas. A alternativa proposta envolve, desde o 1.º ano/EB, o ensino prioritário das relações de meronímia e hiponímia (em vez das de antonímia). Nesta comunicação, evidenciaremos os contributos da investigação multidisciplinar para a elaboração de propostas didáticas: através de três narrativas bimodais, foram questionadas as possibilidades de organização lexical, colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos de ocorrência que podem admitir relações semânticas de gradação ou mesmo de sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica. Para evidenciar a densidade semântica desses pares foram elaborados exercícios de compreensão lexical com realidade aumentada, para serem utilizados como ferramentas pedagógicas inovadoras, em contexto de aprendizagem. As aplicações de realidade aumentada exigem, como mostraremos, uma leitura de várias possibilidades de organização dos pares lexicais existentes nas narrativas e a compreensão da densidade semântica através do visionamento de hipóteses diversificadas.
- Antonymy and networking lexical organization in the 1st CEB: teaching proposal using bimodal narratives and increased realityPublication . Baptista, Adriana; Morgado, Celda; Costa, José António; Azevedo, João; Querido, Joana; Oliveira, Inês; Leite, Luís; Ribeiro, IolandaNeste artigo, apresentamosuma proposta didática para o ensino das relações semânticas múltiplas entre palavras, para o 1.º CEB, com o auxílio da Realidade Aumentada.Propõe-se que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não se fundamente em relações antonímicas binárias, sob pena de se instalar nas crianças o pensamento dicotómico. Através de trêsnarrativas bimodais, são questionadas as possibilidades de organização lexical,colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos textuais diversos, que criam relações de gradação ou sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica binária, assim como as negativasconsequências do seu ensino a crianças em idades precoces.
- Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escritaPublication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Morgado, Celda (Choupina, Celda); Cadime, Irene; Santos, Sandra; Rodrigues, Bruna; Costa, Helena; Cosme, Maria; Ramos, RuiO conhecimento científico produzido nas últimas décadas no que concerne ao ensino da leitura e da escrita deve ser apropriado por quem tem a complexa tarefa de ensinar estas competências básicas e deve ser transformado em práticas refletidas. Esta obra, que resultou da implementação, num Agrupamento de Escolas, de um projeto de investigação-ação, pretende contribuir para essa apropriação. O projeto tinha os seguintes objetivos: assegurar a transferência do conhecimento científico para o processo de ensino da leitura; construir e testar um modelo que operacionalize as medidas universais de aprendizagem; definir, testar e validar procedimentos de sinalização de alunos em risco na aprendizagem da leitura; validar modelos alternativos e inclusivos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; definir linhas orientadoras para a implementação e posterior disseminação de um modelo de sinalização, diagnóstico e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura; promover o sucesso escolar na área da leitura. O trabalho colaborativo desenvolvido conduziu à implementação de um conjunto de sequências didáticas e de instrumentos de avaliação (provas de rastreio e de monitorização) que, anexados a esta obra, passam a estar disponíveis para utilização. O rastreio universal implementado permitiu a identificação precoce dos alunos «em risco» na aprendizagem da leitura e a planificação de intervenções que atendessem a diferentes perfis de risco, num processo discutido e refletido com os professores titulares e de apoio educativo, e do qual se dá conta nesta obra. Por sua vez, as provas de monitorização permitiram aferir a progressão dos alunos ao nível das regras de conversão grafema-fonema e fonema-grafema, evitando a cristalização de dificuldades iniciais, bem como ao nível da compreensão da leitura. A progressiva diminuição dos alunos «em risco» ao longo dos anos letivos em que o projeto foi implementado é particularmente relevante, atendendo a que a população-alvo deste projeto era constituída, maioritariamente por alunos oriundos de níveis socioeconómicos desfavorecidos, com 60.3% dos mesmos abrangidos pela Ação Social Escolar. Os resultados das provas de aferição realizadas no final do 2º ano melhoraram de forma substantiva, confirmando que é possível contrariar trajetórias de insucesso determinadas pela desigualdade social e que vale a pena arriscar a mudança.
- Assessing oral reading fluency within and across grade levels: Development of equated test formsPublication . Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Freitas, Tânia; Morgado Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, IolandaDeficits in oral reading fluency (ORF) impair reading comprehension and tend to persevere throughout schooling. Therefore, the assessment and monitoring of the students’ performance in ORF across time should be routinely performed to guide the instruction and intervention. The goal of this work was to develop and validate a test of ORF for Portuguese students from grades 1 to 6 (TAF – Teste de Avaliação da Fluência) that includes specific test forms for each grade level with equated scores that allow comparison across multiple assessment points. In study 1 (N = 1166), the chained equipercentile equating method was performed to equate the test forms’ scores horizontally and vertically. The tests of differences performed using the equated scores indicated that they were similar within the same grade level but increased significantly across grade levels. In study 2 (N = 549), reliability and validity evidence for the test forms was collected. Test–retest correlations were higher than .90, suggesting a high stability of the scores. Significant correlations between the TAF scores and the ones obtained in other reading tests, teachers’ judgments, and school outcomes, were obtained, thus providing evidence of validity for the developed test forms. This instrument allows not only interindividual comparisons but also the assessment of intra-individual changes in ORF across time or as a result of intervention programs, while avoiding learning effects that arise when the same measure is administered multiple times.
- Assessing oral reading fluency within and across grade levels: development of equated test formsPublication . Rodrigues, Bruna; Cadime, Irene; Freitas, Tânia; Choupina, Celda; Baptista, Adriana; Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, IolandaDeficits in oral reading fluency (ORF) impair reading comprehension and tend to persevere throughout schooling. Therefore, the assessment and monitoring of the students’ performance in ORF across time should be routinely performed to guide the instruction and intervention. The goal of this work was to develop and validate a test of ORF for Portuguese students from grades 1 to 6 (TAF – Teste de Avaliação da Fluência) that includes specific test forms for each grade level with equated scores that allow comparison across multiple assessment points. In study 1 (N = 1166), the chained equipercentile equating method was performed to equate the test forms’ scores horizontally and vertically. The tests of differences performed using the equated scores indicated that they were similar within the same grade level but increased significantly across grade levels. In study 2 (N = 549), reliability and validity evidence for the test forms was collected. Test–retest correlations were higher than .90, suggesting a high stability of the scores. Significant correlations between the TAF scores and the ones obtained in other reading tests, teachers’ judgments, and school outcomes, were obtained, thus providing evidence of validity for the developed test forms. This instrument allows not only interindividual comparisons but also the assessment of intra-individual changes in ORF across time or as a result of intervention programs, while avoiding learning effects that arise when the same measure is administered multiple times.
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1.º ano, versão 1Publication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1.º ano, versão 2Publication . Viana, Fernanda Leopoldina; Ribeiro, Iolanda; Santos, Sandra; Cadime, Irene; Morgado, Celda; Baptista, Adriana
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2.º ano, versão 1Publication . Santos, Sandra; Ribeiro, Iolanda; Viana, Fernanda Leopoldina; Cadime, Irene; Baptista, Adriana; Morgado, Celda