Browsing by Author "Mota, Sandra"
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- Adaptação de um instrumento para avaliar a satisfação na área da saúde mentalPublication . Mota, Sandra; Moreira, Anabela; Ferreira, Stephanie; Amorim, ManuelaA avaliação da satisfação dos utentes de instituições de saúde tem sido uma área de interesse crescente. Contudo, nas instituições de saúde mental, este interesse é mais recente, refletindo a necessidade destas instituições também demonstrarem a qualidade dos seus serviços. Tendo como objetivo adaptar um instrumento para avaliar a satisfação dos utentes de internamento na área da saúde mental, procedeu-se à adaptação cultural e linguística de um instrumento já validado em Itália “The Rome Opinion Questionnaire for Psychiatric Wards”. Procedeu-se à sua tradução e retro tradução do instrumento original, comparação entre as duas versões na língua original, deteção, identificação e correção de possíveis discrepâncias entre as duas versões, concluindo-se assim a equivalência linguística e semântica do instrumento, resultando deste processo a primeira versão do instrumento. Dos resultados obtidos através da opinião e sugestões expressas pelos elementos do painel de peritos, destacaram-se alterações ao enunciado de vários itens, contudo este painel considerou que todos os itens eram relevantes e importantes para o estudo da satisfação e que as opções de resposta estavam devidamente ordenadas e coerentes com o que desejavam exprimir. Das alterações realizadas resultou a segunda versão do instrumento. Com este trabalho ficou concluída a adaptação cultural e linguística de instrumento de avaliação da satisfação dos utentes na área da saúde mental.
- Adaptação fisiológica a situações de stress competitivo: avaliação do Cortisol Salivar em atletasPublication . Meireles, Marcelo; Ferreira, Stephanie; Lamas, M.C.; Mota, Sandra; Amorim, ManuelaNa tentativa de compreender de que forma a atividade física sob stress influenciam o nosso organismo, vários estudos têm sido desenvolvidos com atletas de competição, por estarem submetidos a inúmeras fontes de stress. Os níveis de cortisol salivar têm sido utilizados para a análise do stress, nomeadamente, desportivo, na medida em que este pode afetar negativamente o seu desempenho.
- Anomalias citogenéticas associadas ao aumento da translucência da nucaPublication . Silva, Bianca; Pires, Sílvia; Moreira, Teresa; Mota, Sandra; Sousa, MariaA translucência da nuca (TN) traduz-se numa zona hipoecogénica de líquido acumulado no triângulo posterior do pescoço do feto, avaliada entre as 11 a 13 semanas gestacionais, aumentada se ≥ percentil 95 (p95). É o marcador ecográfico de maior sensibilidade no rastreio de anomalias cromossómicas, sendo associado o seu aumento a achados citogenéticos como Trissomia 21,18 e 13, Monossomia do X e triploidias.
- Assessment of the presence of Acinetobacter spp. resistant to β-lactams in commercial ready-to-eat salad samplesPublication . Costa-Ribeiro, Ana; Azinheiro, Sarah; Mota, Sandra; Prado, Marta; Lamas, Alexandre; Garrido-Maestu, AlejandroAcinetobacter baumannii is a well-known nosocomial infection causing agent. However, other Acinetobacter spp. have also been implicated in cases of human infection. Additionally, these bacteria are known for the development of antibiotic resistance thus making the treatment of the infections they cause, challenging. Due to their relevance in clinical setups less attention has been paid to their presence in foods, and its relation with infection/ dissemination routes. In the current study commercial Ready-To-Eat (RTE) salads were analyzed seeking for antibiotic resistant Acinetobacter spp. A preliminary screening allowed us to recover Gram-negative bacteria resistant to β – lactams using cefotaxime, third generation cephalosporins, as the selective agent, and this was followed by identification with CHROMagar™ Acinetobacter and 16S rDNA sequencing. Finally, the isolates identified as Acinetobacter spp. were reanalyzed by PCR to determine the presence of nine potential Extended Spectrum β Lactamases (ESBL). Two commercial RTE salad brands were included in the study (2 batches per brand and 8 samples of each batch making a total of 32 independent samples), and compared against an organic lettuce. High concentrations of β – lactam, resistant bacteria were found in all the samples tested (5 log CFU/g). Additionally, 209 isolates were phenotypically characterized on CHROMagar Acinetobacter. Finally, PCR analysis identified the presence of different ESBL genes, being positive for blaACC, blaSHV, blaDHA and blaVEB; out of these, blaACC was the most prevalent. None of the isolates screened were positive for more than one gene. To conclude, it is important to highlight the fact that pathogenic species within the genus Acinetobacter spp., other than A. baumannii, have been identified bearing resistance genes not typically associated to these microorganisms highlight the importance of continuous surveillance.
- Atividade atípica do Vírus Sincicial Respiratório durante a pandemia de COVID-19 num hospital portuguêsPublication . Oliveira, Márcia; Martins, Nádia; Mota, Sandra; Sousa, MariaO Vírus Sincicial Respiratório (RSV) representa a principal causa de infeção aguda do trato respiratório inferior em crianças até aos 5 anos de idade. Após o início da pandemia da COVID-19 em 2020, foi necessário implementar medidas de controlo, que afetaram igualmente a atividade do RSV. Estudar o perfil epidemiológico do RSV em utentes pediátricos que recorreram ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim - Vila do Conde, no período de 1 de setembro de 2019 até 31 de março de 2022. Estudou-se os resultados da pesquisa de RSV por Reação em Cadeia da Polimerase, através da consulta de registos existentes no SISLAB®. A sua sistematização realizou-se no IBM SPSS Statistics 28. A atividade do RSV na época sazonal de 2019/2020 iniciou na semana 49 de 2019 e terminou na semana 11 de 2020. Na época sazonal de 2020/2021 não se registaram casos de infeção. Registou-se atividade do RSV da semana 24 de 2021 até à semana 3 de 2022. Entre 2019 e 2020, as crianças com idade inferior a 13 meses representaram 57,1% dos casos de infeção, e entre 2021 e 2022, 24,3%. A ausência de atividade do RSV coincidiu com a implementação de medidas de controlo da COVID-19. O surto inter-sazonal registou-se após a flexibilização das mesmas, observando-se assim um perfil epidemiológico do RSV diferente do habitualmente registado em Portugal.
- Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de Docentes e EstudantesPublication . Lamas, Maria do Céu; Mota, Sandra; Moreira, T.; Amorim, ManuelaNum tempo em que novas abordagens pedagógicas se discutem, se aperfeiçoam e se implementam, surgem as metodologias ativas. Assumidas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, favorecem o desenvolvimento de competências e a construção do conhecimento. Considerando a vontade de melhoria das práticas docente, e a perceção de que poucos estudos abordam a aplicabilidade de novas tecnologias digitais como instrumento para a avaliação contínua, foi incluído em três unidades curriculares da área técnico científica de análises clínicas e saúde pública, do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, da ESS-IPP, momentos de avaliação contínua com recurso ao Socrative – aplicação simples de resposta que permite avaliar conhecimentos em tempo real. Para avaliar a perceção dos docentes e estudantes relativamente ao uso do Socrative neste contexto, usou- -se a metodologia de inquérito por questionário. Dos resultados obtidos, constata-se uma elevada motivação e aceitação do Socrative como ferramenta de avaliação contínua, pelo conhecimento em tempo real do resultado e nível da sua aprendizagem, e por ser promotora de uma aprendizagem mais dirigida às dificuldades ao permitir o autodiagnóstico. Os docentes valorizaram a obtenção em tempo real dos resultados individuais, da performance da turma, dos resultados cumulativos por questão e o feedback por parte dos alunos. As limitações identificadas, reportam-se à (in)disponibilidade de internet e do dispositivo móvel “compatível”, a não permissão de alteração de opção de resposta na mesma sessão e a impossibilidade de atribuir cotações segundo a tipologia das questões e, assim terem de imediato o valor quantitativo.
- Avaliação da satisfação dos dadores do Instituto Português do Sangue - Centro Regional de Sangue do PortoPublication . Cardoso, Diana E.; Amorim, Manuela; Mota, Sandra; Condeço, JorgeNo contexto da qualidade o grau de satisfação do dador é um indicador importante, permitindo melhorar os serviços e promover o seu retorno. Com o objectivo de avaliar o grau de satisfação dos dadores do IPS-Centro Regional de Sangue do Porto realizou-se estudo descritivo transversal, numa amostra de 512 dadores. Verificou-se que os dadores encontram-se Satisfeitos e Muito Satisfeitos com a instituição e que existe associação entre o grau de satisfação e 5 variáveis independentes. Conclui-se que os recursos humanos IPS-CRSP desempenham a sua função adequadamente, ficando identificada como área para melhoria o alargamento do horário de atendimento.
- Avaliação da satisfação e a importância atribuída pelos utentes aos serviços prestados na área de colheitas de sanguePublication . Leal, João; Amorim, Manuela; Mota, Sandra; Couto, S. R.; Trigueiro, Maria João; Guimarães, T.Com o objectivo de avaliar a satisfação e importância atribuída pelos utentes aos serviços prestados no Serviço de Colheitas, realizou-se um estudo observacional descritivo transversal. A amostra foi constituída pelos 107 utentes deste Serviço do Hospital de São João, que aceitaram voluntariamente participar no estudo através do preenchimento do QSUSC. Da análise conjugada das variáveis satisfação e importância concluiu-se que o tempo de espera para a colheita de sangue é uma área que requer acções de melhoria de grande prioridade. Na análise bivariada entre a satisfação e variáveis independentes os resultados apontam que existe associação apenas com o estado civil.
- Avaliação da satisfação e importância atribuída aos serviços prestados na área da saúde mentalPublication . Mota, Sandra; Amorim, Manuela; Trigueiro, Maria João; Flores, C.; Leuschner, A.Com o objectivo de avaliar o grau de satisfação e importância atribuída aos serviços prestados na consulta na área da saúde mental e identificar as relações entre as variáveis demográficas e o grau de satisfação do utente foi realizado um estudo descritivo transversal, numa amostra de 305 utentes. Com a aplicação do questionário verificamos que a satisfação conjugada com a importância fornece-nos informação valiosa permitindo identificar pontos fortes, oportunidades ou necessidades de melhoria dos serviços. Neste estudo verificamos que os utentes encontram-se satisfeitos com os serviços prestados e consideram-nos importantes. Na análise bivariada, encontramos relação entre a satisfação e escolaridade.
- Avaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da práticaPublication . Lamas, Maria do Céu; Mota, Sandra; Amorim, ManuelaO processo de avaliação dos conhecimentos é uma questão central nos sistemas de ensino, independentemente de se inserir na categoria prognóstica, formativa e/ou sumativa. Esta importância é mais sentida na situação pandémica atual que tem obrigado a práticas mistas de ensino e/ou inteiramente em regime não presencial. Por essa razão, a avaliação tem sido amplamente debatida no contexto de ensino remoto e à distância. Assumindo-se as ferramentas digitais como potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, podem ser também facilitadoras do processo de avaliação distribuída dos estudantes? Da ampla diversidade de softwares/aplicativos digitais, a tecnologia implementada e objeto de estudo foi a App Socrative – Sistema de Resposta em Sala de Aula baseado em dispositivos móveis. O recurso a esta aplicação, implementada no ano letivo 2017/18 em três Unidades Curriculares (UCs) da área técnico científica de aná lises clínicas e saúde pública (ATC-ACSP), do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL), teve uma avaliação positiva pelos estudantes, apesar de identificarem algumas dificuldades/limitações. A partir desse feedback, esta prática foi mantida nessas UCs e alargada a outras da mesma ATC. Tendo por base o espaço temporal entre a implementação até ao 1º semestre do ano letivo 2020/2021, pretendeu-se de forma mais alargada, compreender a perceção dos estudantes sobre a utilização da App Socrative no processo de avaliação distribuída, objetivando a consolidação desta prática.
