Browsing by Author "Costa, Alexandra R."
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- A bibliometric analysis of 10 years of EDUCON (2010-2019)Publication . Costa, Alexandra R.; Alves, Gustavo R.; Moura, A.In this paper we present a bibliometrics analysis of the 10 editions of the Global Engineering Education Conference (EDUCON). EDUCON is a conference of the IEEE Education Society for region 8. It started in 2010 and since then it is organized annually. With this study we intend to analyze the growth of the conference, namely through the evolution of the number of submissions/publications, and the number of citations per article. We also intend to analyze the number of references per article. A descriptive statistics of these indicators is done along the paper. With an initial set of 10 editions, it will be possible to investigate the impact of future editions, by performing a sliding-frame analysis, i.e. replacing the oldest by the newest edition and analyzing how this impacts the presented charts.
- Bournout em profissionais da área financeiraPublication . Coelho, C.; Costa, Alexandra R.A sociedade atual depara-se com uma tarefa árdua de criar um equilíbrio entre as várias dimensões da vida humana: social, profissional e pessoal. Os desafios propostos são cada vez mais exigentes afetando o ritmo da vida quotidiana, sendo por isso necessário tentar manter o equilíbrio para que se tenha o máximo de qualidade de vida possível. A exigência de tentar manter este equilíbrio, associado aos efeitos de um quotidiano acelerado, provoca, com frequência, uma instabilidade a nível cognitivo, físico e social conduzindo a um desgaste constante dos indivíduos e provocando cansaço a nível psicológico, como se todos os seus recursos fossem consumidos. Sucede-se assim um desequilíbrio ou a nível social, ou profissional ou pessoal ou até tridimensional que se pode traduzir em estados de elevada exaustão, de reduzido relacionamento com as pessoas e de sentimentos de baixa realização revelando assim caraterísticas que identificam a Síndrome de Bumout. O Burnout é uma síndrome que influencia negativamente a vida profissional dos indivíduos e que, infelizmente, ainda tende a ser desvalorizado pelas organizações. Pretendeu-se avaliar qual o nível de Burnout da amostra de profissionais do contexto financeiro, onde se inserem profissões relacionadas com finanças, economia, gestão, contabilidade e/ou que prestem funções de suporte às empresas de Auditoria ou Consultadoria.
- Contextos de trabalho saudáveis, satisfação e flexibilidade no trabalhoPublication . Bastos, A.; Costa, Alexandra R.Introdução: De acordo com Pryce-Jones (2010) a felicidade no trabalho é uma atitude que permite a cada colaborador maximizar o seu desempenho e atingir o seu potencial. Este mindset é alcançável através da consciência dos pontos positivos e negativos aquando do trabalho individual ou em grupo. Para a autora a forma como as organizações irão responder às novas abordagens que vão surgindo em contexto organizacional, como é ocaso da felicidade no trabalho, ditará a sua sobrevivência e futura prosperidade. Independentemente do setor, nacionalidade, produto, serviço ou status o importante é envolver os colaboradores em torno de algo prático e que produza resultados reais. Por outro lado, a existência de colaboradores motivados e satisfeitos constitui a chave de sucesso para a organização, efeito este que foi estudado por autores como Wright e Cronpanzano (2004). Com o estudo desenvolvido por estes autores, foi possível registar e analisar quais as consequências positivas advindas de emoções positivas dos colaboradores. Assim sendo, parece ser possível supor que uma força de trabalho e um ambiente organizacional saudáveis poderão constituir fonte de vantagem competitiva para as organizações.
- Critical minds: enhancing education with ChatGPTPublication . Costa, Alexandra R.; Lima, Natércia; Viegas, Clara; Caldeira, Amélia; Costa, Alexandra; Lima, Natércia; Viegas, Clara; Caldeira, AméliaThe use of AI tools, particularly ChatGPT, has been widespread in recent years. Its application in education has been criticized by some and supported by others. In this article we present the case of a work carried out as part of a course unit in a computer science degree program in which the use of ChatGPT was not only encouraged but required. Students were asked to use this tool ethically and critically, comparing the results with bibliographical references. A questionnaire addressing students’ perceptions about the work and ChatGPT usage was performed after delivering the task. Results showed that students were motivated to carry out the work and understood that its widespread use requires critical thinking and compliance with ethical principles. The teacher acknowledge that some students developed these competences while performing this task and were able to deliver a quality, well supported essay. The development of this competences was also identified by some students.
- Da aprendizagem ao sucesso académico: A perspetiva dos estudantes do Ensino SuperiorPublication . Costa, Alexandra R.; Caldeira, Amélia(Excerto introdução) A aprendizagem é o maior determinante do desenvolvimento humano. A forma como aprendemos influencia o curso do nosso desenvolvimento pessoal, profissional e social (Kolb & Kolb, 2005). Ainda que aprendizagem e ensino possam ser fenómenos perfeitamente dissociáveis, a aprendizagem formal, em contexto escolar, resultante da relação estabelecida entre professore aluno assume considerável importância atendendo a que consiste na resposta planeada às exigências do próprio processo de aprendizagem (Santos, 2001). No ensino superior (ES) o estudo da aprendizagem não poderá ser dissociado da fase de desenvolvimento do estudante. O ingresso no ES acontece habitualmente numa fase de entrada do estudante na vida adulta e, como tal, acompanhada por processos de desenvolvimento social e emocional com interferência na vida do estudante e na forma como este se envolve na aprendizagem (Almeida et al., 2018). Confrontado com diferentes métodos de ensino, novos contextos, necessidade de aquisição de competências que lhe permitam fazer face às mudanças a que está sujeito e com a gestão das suas próprias expectativas frequentemente demasiado elevadas, muitos estudantes sentem necessidade de fazer alterações e adaptações ao seu próprio processo de aprendizagem (Almeida et al., 2018; Costa et al., 2016). Face a estas necessidades, os estudantes desenvolvem várias abordagens à aprendizagem, intimamente associadas às condições do contexto em que estão integrados.
- Engineering students’ perception on self-efficacy in pre and post pandemic phasePublication . Viegas, Clara; Lima, Natércia; Costa, Alexandra R.During 2020 and 2021, the world experienced a global change in everyone’s daily lives due to the COVID-19 pandemic. Students were confined in their homes but, luckily, had access to online classes. This study aims to assess the changes in self-efficacy perceived by engineering students in a school in Portugal. By helping to understand how students have changed their learning capacities, developed new strategies, and/or need more (or different) support to learn, teachers can target their teaching methods accordingly and contribute to a more sustainable education. A questionnaire was constructed and validated to assess students’ perceptions before and after the associated lockdowns. Five theoretically supported factors emerged from a statistical factor analysis: Communication and Empathy; Focus and Personal Organization; Teamwork and Individual Work Capacity; Technical and Cognitive Resources Management; and Emotional Resources Management. This work shows students’ percept that they improved their teamwork and individual work capacity and their technical and cognitive resources management. In general, students seem to have been able to be more autonomous as they managed to work and develop their cognitive resources; however, their emotional state and ability to focus decreased. Perceived self-efficacy was less affected in older students than in younger ones, suggesting that this group may have adapted better to the pandemic restrictions. Students who were already at university showed less impact than those moving from high school to university. There was also a difference between those who endured these changes at only one level of education and those who endured them at both levels (high school and university), with this last group being the most negatively affected.
- Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanholaPublication . Almeida, Leandro S.; Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza; Sainz-Gómez, Marta; Romero, Isabel; Campira, Farissai P.; Ordóñez, Graciela; Costa, Alexandra R.; Fior, Camila; Ruiz-Melero, María José; Tumbula, Samuel; Bulaque, Paulo Z.; Alfaro, CarlosNas últimas décadas ocorre uma expansão do ensino superior (ES) na generalidade dos países, traduzida no aumento de número de instituições, de cursos e de estudantes, traduzida numa maior diversificação dos ingressantes. Neste artigo, pretendemos descrever a organização e o processo de acesso ao ES em alguns países de língua portuguesa ou espanhola (Angola, Brasil, Costa Rica, Espanha, Moçambique e Portugal), apontando a legislação e práticas que suportam a sua expansão. Em particular destacamos as políticas que aumentaram a heterogeneidade da população estudantil, favorecendo a igualdade de oportunidades de acesso por estudantes provenientes de grupos socioculturais mais desfavorecidos. As conclusões apontam para a existência de estruturas de ES bastante diferentes nos vários países, contudo em todos eles implementam políticas favoráveis ao ingresso dos novos públicos. Paralelamente as instituições de ensino são incentivadas a implementar medidas que favoreçam a adaptação e sucesso de estudantes que ingressam com perfis diferenciados face aos seus estudantes tradicionais.
- Expectativas académicas e não-tradicionais de engenharia em alunos tradicionaisPublication . Costa, Alexandra R.; Araújo, Alexandra M.; Gonçalves, Paula; Almeida, Leandro S.Neste estudo comparam-se as expetativas académicas iniciais de dois grupos de alunos Portugueses do 1º ano de cursos de engenharia: alunos tradicionais e não tradicionais. Para este estudo considerou-se como alunos não tradicionais todos aqueles que ingressam no ensino superior (ES) com mais de 23 anos de idade. Participaram voluntariamente neste estudo 430 estudantes. Os estudantes responderam a um questionário sobre as suas expectativas em torno da experiência no es versando cinco dimensões: Formação para o emprego/carreira, Qualidade da formação, Integração social, Ajustamento à pressão social, e Envolvimento político e cidadania. Os resultados mostram um padrão de elevadas expetativas nos estudantes mais jovens. Esta diferença é mais expressiva nas dimensões Pressão Social e Interação Social, sendo menos expressivos nas dimensões Envolvimento político e cidadania e Formação para o emprego/carreira. As expectativas em torno da Qualidade da formação não se diferenciam em função dos dois grupos de estudantes.
- Expetativas académicas dos alunos do ensino superior: construção e validação de uma escala de avaliaçãoPublication . Costa, Alexandra R.; Alves, Filipa; Gonçalves, Paula; Araújo, Alexandra M.As expetativas académicas que os estudantes apresentam quando ingressam no ensino superior afetam o nível de investimento nas atividades curriculares e no seu desenvolvimento psicossocial. Partindo de uma amostra de 890 alunos, este artigo descreve a construção e validação do Questionário de Perceções Académicas: Expetativas. Teoricamente o questionário era composto por sete dimensões ou domínios de expetativas: formação para o emprego, qualidade da formação, desenvolvimento pessoal, interação social, qualidade da instituição, pressão social, e envolvimento político e cidadania. As análises fatoriais conduzidas vieram, no entanto, confirmar a existência relativamente autónoma e consistente de cinco dessas dimensões, não se confirmando a dimensão da qualidade da instituição e do desenvolvimento pessoal. É possível que, os alunos do 1º ano que estão a ingressar no ensino superior não conheçam suficientemente a instituição e seus serviços para, em torno da sua qualidade, formularem expetativas e, por outro lado, ao nível do self, em virtude das dificuldades socioeconómicas é possível que estes estudantes estejam hoje menos expectantes em relação à sua autonomia. Novos estudos e com amostras mais representativas devem ser realizados de forma a aprofundar os níveis mais elevados de expetativas, em geral, encontrados tomando os alunos mais velhos, do ensino superior politécnico e do ensino noturno.
- Gender differences in first-year college students’ academic expectationsPublication . Diniz, Antonio; Alfonso, Sonia; Araujo, Alexandra; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Almeida, LeandroBased on a multidimensional definition of academic expectations (AEs), the authors examine students’ AE component scores across countries and genders. Two samples (343 Portuguese and 358 Spanish students) completed the Academic Perceptions Questionnaire (APQ) six months after enrolling in their universities. Factorial invariance was ensured across countries and genders, allowing us to study AEs using the APQ for both genders and in both countries. No significant differences in factor means were found between countries, indicating that AEs are not an obstacle to student mobility. Gender differences were found in some AE factor means, Training for employment, Personal and social development, Student mobility, Political engagement and citizenship, and Social pressure, with males exhibiting higher scores. Because these differences are not supported by most literature in this domain, further studies are needed to clarify the causes of women’s lower expectations and, therefore, risk of adaptation difficulties.
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