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- Gender differences in first-year college students’ academic expectationsPublication . Diniz, Antonio; Alfonso, Sonia; Araujo, Alexandra; Costa, Alexandra R.; Conde, Angeles; Almeida, LeandroBased on a multidimensional definition of academic expectations (AEs), the authors examine students’ AE component scores across countries and genders. Two samples (343 Portuguese and 358 Spanish students) completed the Academic Perceptions Questionnaire (APQ) six months after enrolling in their universities. Factorial invariance was ensured across countries and genders, allowing us to study AEs using the APQ for both genders and in both countries. No significant differences in factor means were found between countries, indicating that AEs are not an obstacle to student mobility. Gender differences were found in some AE factor means, Training for employment, Personal and social development, Student mobility, Political engagement and citizenship, and Social pressure, with males exhibiting higher scores. Because these differences are not supported by most literature in this domain, further studies are needed to clarify the causes of women’s lower expectations and, therefore, risk of adaptation difficulties.
- Perceção da necessidade da integração dos case managers no sistema nacional de saúde português: a importância destes profissionais na melhoria dos serviços de saúde prestadosPublication . Costa, Carina de Fátima Rodrigues; Silva, Eduardo Sá e; Monteiro, FátimaO Case Management ainda não se encontra inteiramente estabelecido em Portugal. O Case Management aborda diretamente vários problemas referentes ao sistema de saúde atual, nomeadamente o acesso aos cuidados de saúde, a alocação de recursos, contenção de custos e a eficácia dos cuidados de saúde. Estes são problemas com os quais os pacientes, prestadores e políticos se debatem diariamente. Como instrumento de estudo foi criado e validado um questionário através do método Face Validity e análise fatorial. A população alvo deste estudo foram os utentes e profissionais de saúde do Sistema Nacional de Saúde, com o intuito de averiguar se é reconhecida a necessidade de integração do Case Manager no Sistema Nacional de Saúde. Através da análise de dados verificou-se que apenas 37,5% do total dos inquiridos conheciam o conceito de Case Management, correspondendo a 41,2% dos utentes e 41,2% dos profissionais inquiridos. Por outro lado 97,1% dos profissionais de saúde e 92,9% dos utentes consideram que a introdução de um Case Manager no Sistema Nacional de Saúde seria de facto benéfica. Deste modo, os inquiridos (profissionais de saúde e utentes) reconheceram que a introdução deste elemento poderá resultar: num aumento da satisfação com os serviços; na melhoria da comunicação entre profissionais; e na diminuição do uso desnecessário dos serviços de urgência. Hutt et al (2004) observaram que a evidência mais significativa resultante da aplicação do Case Management foi relacionada com uma maior satisfação dos utentes com os serviços de saúde, resultando numa experiência mais positiva para o utente. Segundo Harrison, Nolin e Suero (2004), o Case Management poderá proporcionar ao hospital algumas poupanças, nomeadamente, redução do nível de cuidados, diminuição da duração da estadia hospitalar, diminuição da frequência e duração dos serviços, prevenir o uso desnecessário dos serviços clínicos e redução dos encargos adicionais associados. Outros aspetos benéficos que podem ocorrer são a diminuição das taxas de readmissão hospitalar e a diminuição do uso dos serviços de urgência. Deste modo, o objetivo principal deste estudo é avaliar a perceção da necessidade da integração do Case Manager no Sistema Nacional de Saúde Português.