Browsing by Author "Barbosa, Susana"
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- A aprendizagem significativa: um projeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa com estudantes surdosPublication . Barbosa, Susana; Pinto, Ana IsabelO ensino da língua portuguesa deverá contribuir para desenvolver a competência comunicativa dos estudantes, ou seja, “contribuir sobretudo para (…) ajudar a saber fazer coisas com as palavras” (Lomas, 2003, p.15). De fato, a educação na escola deve concorrer para o aperfeiçoamento desta competência, sendo que esta se materializa, na formação em língua portuguesa, pelo recurso ao texto, que é pretexto e mote para a aprendizagem. Nesse sentido, o estudante comunica na tentativa de atribuir significado ao texto, pois “o texto só existe, só diz, quando o leitor lhe atribui significado; e ao fazê-lo atribui o «seu» significado” (Sousa, 1989, p. 19). No caso específico do estudante surdo, o aprender a ‘fazer coisas com palavras’, em língua portuguesa, materializa-se enquanto segunda língua, visto a língua gestual ser a sua língua primeira. O fato de identificarmos dificuldades na competência comunicativa, em língua portuguesa, dos estudantes surdos da Escola Superior de Educação do Porto levou-nos a criar um projeto de apoio a esta comunidade, no qual procuramos desenvolver estratégias significativas que conduzissem à melhoria do seu desempenho em língua portuguesa. Este projeto teve por base a aprendizagem significativa de Ausubel (1966), que compreende o processo de ensino-aprendizagem 1 A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COM ESTUDANTES SURDOS SIGNIFICANT TEACHING-LEARNING PROCESS: A PROJECT OF PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING TO DEAF STUDENTS v. 11 • n. 2 • p. 10-2 • jul./dez. 2015 11 como sendo progressivo, autonomizante e situado em contextos reais, levando à mobilização de conhecimentos prévios no momento de ensino. Apesar dos dados que aqui apresentamos não serem passíveis de generalização, podemos afirmar que, neste caso, a implementação de uma aprendizagem significativa se traduziu no aperfeiçoamento da competência comunicativa e consequente melhoria dos resultados escolares, dos estudantes surdos. Palavras-chave: estudantes surdos;
- ATILGP - Associação de Tradutores e Intérpretes de LGP - Uma História de Sucesso para a ComunicaçãoPublication . Barbosa, Susana; Macedo, Vera; Pereira, Guadalupe; Silva, Joana Filipa; Ferreira, Jorge; Loureiro, Rita; Borges, Francisca; Pedreira, Cláudia; Santos, Mónica; Fernandes, Paula Sofia; Barbosa, Sara; Branco, Susana; Oliveira, Ana; Almeida, Liliana; Sousa, Sara; Brito, Margarida de; Coelho, DinaUm dos propósitos deste livro é proporcionar uma viagem à origem da ATILGP - Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, contando e registando a sua história e a dos seus associados e, deste modo, contribuir para que as novas gerações de profissionais conheçam o passado e os feitos conquistados em prol da valorização e dignificação da profissão. A virtuosa contribuição dos trabalhos compilados neste livro representa, na sua essência, a forte comunidade de intérpretes que a ATILGP foi capaz de congregar ao longo destes 16 anos e cuja força associativa tem respaldo direto em todos os capítulos. Dá-se voz às questões profissionais, passando pelo processo de criação efetiva de uma associação, da construção de uma identidade coletiva e de uma imagem representativa dos seus valores e ambições, à luta incessante pela defesa por melhores condições de trabalho, por legislação atualizada e por uma sociedade cada vez mais inclusiva, destacando-se a importância de uma liderança sólida ao longo do tempo, que tem sido capaz de motivar os seus membros em torno de princípios e objetivos que unem a classe profissional, as boas práticas como fator determinante para o empoderamento e afirmação profissional, sem descurar o olhar sobre os valores éticos e deontológicos pelos quais a bússola associativa sempre se norteou.
- Atuação no audiovisual com línguas gesto-visuais: experiências de Portugal e BrasilPublication . Barbosa, Susana; Coimbra, TiagoA tecnologia mudou substancialmente a maneira como interagimos com os media e com a tradução e interpretação da língua gestual/de sinais. A implementação dos recursos de acessibilidade audiovisual, que tem como princípio básico o acesso à informação, além de uma prática prevista por lei, impõe-nos refletir sobre a inclusão da tradução e ou intepretação em materiais audiovisuais e quais as possibilidades tradutórias que podem ser implementadas, para garantir à pessoa surda a acessibilidade aos programas através da língua gestual/de sinais. Neste artigo objetiva-se apresentar a realidade em Portugal e no Brasil no que diz respeito à tradução audiovisual para a cultura surda.
- A Contratação do Intérprete de Língua Gestual Portuguesa nas Escolas PúblicasPublication . Barbosa, Susana; Teixeira, Fernanda; Barbosa, SaraO presente artigo analisa e apresenta a visão de alguns intérpretes de língua gestual portuguesa alusiva aos concursos de contratação de escola, com base na legislação em vigor, e as suas implicações no acesso à admissão. O processo baseou-se em dois grupos focais, tendo como requisito serem intérpretes de língua gestual portuguesa que tivessem exercido ou exercessem funções em Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS) antes e após a implementação do Decreto-lei nº. 132/2012. O estudo salienta os principais resultados obtidos, referentes ao sistema de recrutamento de contratação destes técnicos para o exercício da sua função nas EREBAS, como o impacto da ambiguidade dos subcritérios impostos pelas escolas, a elaboração de inúmeros portefólios e a realização de entrevistas de avaliação de competências que se traduzem numa classificação atribuída. Os depoimentos apontam para as dificuldades sentidas pelos intérpretes de língua gestual portuguesa e as suas expetativas para um concurso e seleção equitativos. Verificando-se que é da responsabilidade da Direção das escolas executar a seleção do candidato, pretende-se com este estudo contribuir para a reflexão das
- Cultura Popular como Lugar de Memórias – A Língua Gestual PortuguesaPublication . Barbosa, SusanaO domínio das tradições e expressões orais engloba uma enorme variedade de formas faladas, incluindo provérbios, enigmas, contos, rimas infantis, lendas, mitos, canções e poemas épicos, encantos, orações, cantos, performances dramáticas e muito mais. As tradições e expressões orais desempenham um papel crucial de transmissão de conhecimentos, valores culturais e sociais e memória colectiva, mantendo as culturas vivas. No entanto, esta sabedoria popular, essencialmente oral, e por isso mesmo, não faz parte da cultura e da identidade das pessoas surdas. Daí que, quando o intérprete de língua gestual precisa de interpretar os ditados populares, é preciso fazer algumas adaptações, para que as pessoas surdas os consigam compreender da melhor forma possível, um pouco à semelhança da legendagem de filmes para diferentes línguas, em que muitas expressões, se forem interpretadas à letra, podem não fazer sentido.
- Deafness in family relationships: a study on the interactions between mother, child and maternal grandmotherPublication . Barbosa, Susana; Branco, Susana; Coelho, SóniaThis paper aims to identify the role of the maternal grandmother in the education of grandchildren, in a deafness context. We intend also to understand if the role of the deaf mother as the main educator element, is well defined in this family trio - deaf mother, child and maternal grandmother. So, our main goal was to comprehend the relationship between deaf mother and grandmother and if this relation respects the principles of mutual aid and cooperation. However, we also want to comprehend if this interaction, perhaps, jeopardizes the autonomy of the deaf mother who could be threatened because of the maternal grandmother’s behaviour.
- Educação para o trabalho e desenvolvimento vocacional: contributos para uma metodologia de Job ShadowingPublication . Barbosa, SusanaA orientação vocacional assume um papel fulcral no desenvolvimento e integração de jovens no mercado de trabalho, sendo entendida como uma ferramenta extremamente valiosa que os ajudará a tomar decisões de carreira informadas, promovendo o seu crescimento profissional, mas também pessoal. O job shadowingsurge como uma técnica importante do desenvolvimento vocacional, ao proporcionar aos jovens a exploração de diferentes opções de carreira, um maior conhecimento da(s) profissão(ões) do seu interesse, preparando-os para o futuro, isto porque, estando munidos de maior conhecimento e de mais informação, irão ter as bases para tomar decisões acerca da sua carreira. O estudo procurou aferir o impacto do job shadowingno desenvolvimento vocacional dos estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Tradução e Interpretação em Língua Gestual Portuguesa (TILGP) da Escola Superior de Educação(ESE)do Instituto Politécnico do Porto (IPP).O estudo, descritivo, segue uma abordagem de investigação de cariz quantitativo, no qual participaram nove estudantes. Mediante os resultados obtidos, conclui-se que o job shadowing tem um impacto positivo no desenvolvimento vocacional dos estudantesem formação para TILGP, seja ao nível da tomada de decisão vocacional, das atribuiçõesde carreira e das atitudes relativas ao futuro profissional.
- Estrutura e produtividade narrativa numa amostra de estudantes surdosPublication . Alves, Cidália; Lopes-dos-Santos, Pedro; Barbosa, SusanaNeste estudo pretendeu-se explorar o desempenho na produção de textos narrativos de 22 estudantes surdos oriundos de duas escolas de referência que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. Procurou caracterizar-se a coerência e a produtividade dos textos escritos produzidos, eliciados através de um livro de imagens sem texto que ilustra uma história considerada prototípica do ponto de vista da coerência narrativa. Os resultados evidenciaram que alguns dos participantes revelaram dificuldade com o conceito de narrativa e com os elementos estruturais alocados ao princípio, meio e (m da história. Os pares das estruturas tempo/espaço e problema/resposta interna revelaram uma forte associação entre si. o que pode ter implicações a nível da educação da competência narrativa. As medidas de produtividade, bem como o número de elementos de estrutura, mostraram ser sensíveis ao contexto educativo onde as crianças aprendiam. A discussão enfatiza as potenciais implicações dos resultados a nível do ensino de competências narrativas.
- Initiation Practices and Access to Higher Education for Deaf Students: The Interpreter as a ResourcePublication . Barbosa, Susana; Oliveira, Ana; Teixeira, FernandaThe transition from secondary school to higher education institutions (HEIs) can be a very exciting experience, but it can also represent unique challenges, making this moment a crucial event in the academic path of all students. Academic initiation practices are a tradition that exists on several universities campuses with the purpose of promoting students' integration into academic life during such an important transition. It is important to analyse the participation of deaf students in initiation practices to higher education and the sign language interpreters' role in including them in this process. Sixteen deaf students of HEIs in the Porto region participated in this study and accepted the importance of initiation, although some interviewees were afraid they would not have enough time to dedicate to their studies, which influenced their decision not to take part in these activities. Deaf students who participated and experienced initiation rituals identified several constraints, which indicates that academic initiation practices are not adapted to the specific needs of deaf students, nor to the needs of the deaf community as a whole. HEIs are not fully aware of the need to adapt them, so that all students, regardless of their hearing ability, can fully participate and feel included at university. It is vital to provide conditions that allow the full inclusion of deaf students into the academic environment. Since Portuguese sign language is the language of these students, it is essential for them to have an interpreter who facilitates communication in both educational situations and extracurricular activities they wish to participate in, thus minimizing discrimination and promoting full inclusion.
- Initiation practices and access to higher education for deaf students: the interpreter as a resourcePublication . Barbosa, Susana; Oliveira, Ana; Teixeira, FernandaThe transition from secondary school to higher education institutions (HEIs) can be a very exciting experience, but it can also represent unique challenges, making this moment a crucial event in the academic path of all students. Academic initiation practices are a tradition that exists on several universities campuses with the purpose of promoting students' integration into academic life during such an important transition. It is important to analyse the participation of deaf students in initiation practices to higher education and the sign language interpreters' role in including them in this process. Sixteen deaf students of HEIs in the Porto region participated in this study and accepted the importance of initiation, although some interviewees were afraid they would not have enough time to dedicate to their studies, which influenced their decision not to take part in these activities. Deaf students who participated and experienced initiation rituals identified several constraints, which indicates that academic initiation practices are not adapted to the specific needs of deaf students, nor to the needs of the deaf community as a whole. HEIs are not fully aware of the need to adapt them, so that all students, regardless of their hearing ability, can fully participate and feel included at university. It is vital to provide conditions that allow the full inclusion of deaf students into the academic environment. Since Portuguese sign language is the language of these students, it is essential for them to have an interpreter who facilitates communication in both educational situations and extracurricular activities they wish to participate in, thus minimizing discrimination and promoting full inclusion.
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