Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
249.46 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo analisa e apresenta a visão de alguns intérpretes de língua gestual portuguesa
alusiva aos concursos de contratação de escola, com base na legislação em vigor, e as suas
implicações no acesso à admissão. O processo baseou-se em dois grupos focais, tendo como
requisito serem intérpretes de língua gestual portuguesa que tivessem exercido ou exercessem
funções em Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos (EREBAS) antes e após
a implementação do Decreto-lei nº. 132/2012. O estudo salienta os principais resultados obtidos,
referentes ao sistema de recrutamento de contratação destes técnicos para o exercício da sua
função nas EREBAS, como o impacto da ambiguidade dos subcritérios impostos pelas escolas, a
elaboração de inúmeros portefólios e a realização de entrevistas de avaliação de competências
que se traduzem numa classificação atribuída. Os depoimentos apontam para as dificuldades
sentidas pelos intérpretes de língua gestual portuguesa e as suas expetativas para um concurso e
seleção equitativos. Verificando-se que é da responsabilidade da Direção das escolas executar a
seleção do candidato, pretende-se com este estudo contribuir para a reflexão das
Description
Keywords
Intérprete de língua gestual portuguesa Escola Contratação de Técnicos Especializados
Citation
Publisher
Indagatio Didactica