ISCAP - Gestão - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP - Gestão - Comunicações em eventos científicos by Author "Bernardino, Susana"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Counterfeiting and demographics: what factors influence the buying process of Portuguese consumers?Publication . Freitas Santos, José; Bernardino, Susana; Antunes, IsabelPurpose | Counterfeiting is a worldwide spread phenomenon with serious economic, social and political impacts on the society. The global illicit trade in goods comes first from China as producing and exporting country (80%) followed by countries such as Turkey, Singapore, United Arab Emirates and Hong Kong. This study intends to examine the demographic profile of consumers and compare this profile by region from consumers who admit to purchase counterfeit products in Portugal. Specifically, it aims to investigate whether demographic profile and region of purchasing are able to impact the decision factors that drive consumers to buy counterfeit products. Methodology/Approach | To attain the research purposes, a quantitative methodology was used. An online survey was conducted during July and August of 2022 to collect primary data on Portuguese consumers. The study included a total of 304 valid responses. Expected Results | The investigation reveals that a high proportion of consumers have been involved in some way in the purchase of counterfeit products, although consumers distinguish between counterfeit products that can be dangerous for its well-being (medicine) and vanity (clothes and shoes, perfume), and relatively risk-free (auto-parts, machinery) products. The study developed shows that the factors that influence the buying process of counterfeiting products in Portugal can be grouped into intangible (status, brand, design, exclusivity, fashion) and rational (price, perceived quality and personal satisfaction) factors. The findings suggest that only in one factor (price) and for age and education, the demographic characteristics seems to be dominant in the moment of buying counterfeit products. Finally, the analysis of the region of acquisition of the counterfeited goods shows no impact in the factors of acquisition of this type of products.
- O microcrédito em Cabo-Verde- o caso das 4 ONGsPublication . Bernardino, Susana; Vicente, ZidyaneO microcrédito surge em Cabo-Verde nos meados dos anos 90 com o intuito de contribuir para a luta contra os problemas sociais verificados neste país, tais como desemprego ou exclusão social. A introdução deste sistema de financiamento iniciou-se com a ação de algumas Organizações Não-Governamentais (ONGs) cabo-verdianas que puderam contar com o apoio de cooperações internacionais. Com esta comunicação pretende-se analisar o caso de quatro das treze ONGs que concedem microcrédito em Cabo-Verde- a Associação Cabo-verdiana de Autopromoção da Mulher (MORABI), o Centro de Inovação em Tecnologias de Intervenção Social para o Habitat (CITI-HABITAT), a Associação de Apoio às Iniciativas de Autopromoção (SOLMI) e a Associação de Apoio às Iniciativas de Autopromoção da Família (FAMI-PICOS). Com a investigação pretende-se analisar as características dos programas de microcrédito cedidos por estas instituições e avaliar em que medida as ações de marketing desenvolvidas são capazes de contribuir para o aumento do impacto económico e social alcançado.
- O papel do microcrédito na iniciativa empresarial em Cabo VerdePublication . Bernardino, Susana; Freitas Santos, José; Vicente, Z.Os primeiros contactos com o microcrédito em Cabo Verde começaram em meados dos anos 90, com o surgimento de Organizações Não Governamentais (ONG) nacionais que emergiram a partir do apoio cedido por outras ONG internacionais com experiência no campo internacional. Com este estudo pretende-se identificar e compreender a importância do microcrédito na vida dos cabo-verdianos e verificar a relação existente entre o microcrédito e o empreendedorismo em Cabo Verde. O estudo empírico foi realizado a partir de uma metodologia qualitativa, baseada em estudos de caso múltiplos, com base na técnica da entrevista semiestruturada a seis das quinze organizações que operam na área do microcrédito em Cabo Verde. A amostra é constituída por uma organização estatal (Caixa Económica de Cabo Verde - CECV), e cinco ONG - Associação Cabo-verdiana de Autopromoção da Mulher (MORABI), Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), Associação de Apoio às Iniciativas de Autopromoção (SOLMI), a Associação de Apoio às Iniciativas de Autopromoção da Família (FAMI-PICOS) e o Centro de Inovação em Tecnologias de Intervenção Social para o Habitat (CITI-Habitat). Os resultados do estudo permitiram identificar que as mulheres são as principais destinatárias do microcrédito e verificar o seu impacto na redução do desemprego, na mudança de vida dos cabo-verdianos, e o seu papel na luta contra a pobreza. Permitiu ainda constatar que o microcrédito está intimamente relacionado com o empreendedorismo na medida em que o principal objetivo dos programas de financiamento atribuídos é o desenvolvimento de atividades geradoras de rendimento, muito embora estas sejam também acompanhadas por iniciativas destinadas à capacitação e formação dos beneficiários.
- Pode Viana do Castelo tornar-se uma cidade inteligente? Um estudo exploratório baseado na perspetiva dos stakeholdersPublication . Freitas Santos, José; Bernardino, SusanaPropósito| Esta comunicação tem como objetivo analisar a capacidade de transformação de uma cidade em cidade inteligente, tomando como estudo de caso a cidade de Viana do Castelo. Como objetivos específicos, pretende-se: (i) analisar a perceção que os diferentes agentes têm sobre o conceito de cidades inteligentes; e (ii) analisar o potencial que Viana do Castelo oferece para se transformar numa cidade inteligente, atendendo às dimensões económica, pessoas, modo de vida, governação, ambiental e mobilidade. Metodologia/Abordagem| Para a prossecução dos objetivos de investigação, adotou-se uma metodologia qualitativa. A recolha dos dados primários ocorreu junto de um conjunto diversificado de atores da cidade, tais como a autarquia local, uma instituição de ensino superior, empresas privadas, associações empresariais e cidadãos. No total foram entrevistados 15 stakeholders, entre agosto e setembro de 2022. Resultados esperados| A investigação realizada indica que a cidade de Viana do Castelo se encontra ainda num fase inicial de transformação em cidade inteligente, pese embora o potencial que os stakeholders percecionam em relação a algumas dimensões. Destacam-se, pela positiva, o desenvolvimento ocorrido em termos ambientais e de modo de vida. Todavia, para a transformação em cidade inteligente é ainda necessário um grande investimento nas questões da mobilidade e das pessoas. A dimensão económica, apesar dos progressos evidenciados nos últimos anos, precisa ainda de melhorias significativas, de modo a que o seu potencial como cidade inteligente seja alcançado.
- The Role of Participatory Budgeting in the Development of Outermost Regions: the Case of Azores ArchipelagoPublication . Freitas Santos, José; Bernardino, SusanaParticipatory budgeting is a new form of public financing that intends to engage citizens in the political decision-making process. In this descentralized process, the population propose and votes for the most useful projects in a certain location with the aim of obtaining public resources to implement and benefit their own community. Taking the case of Azores, one of the outermost regions of Portugal, the objective is to evaluate how the participatory budgting has been implemented in that region between 2018 and 2022. The Azores archipelago is an autonomous region of Portugal located in the North Atlantic. The archipelago comprises nine islands and several islets which belong to three groups: i) the Western Group (with two islands: Flores and Corvo); ii) the Central Group (with five islands: Faial, Pico, São Jorge, Graciosa and Terceira); and iii) the Eastern Group (with two islands: São Miguel and Santa Maria, and the Formigas islets). To accomplish that goal a statistical analysis of the approved projects is made in order to ascertain the area of intervention, the regional distribution, the financial relevance and the content of projects. Further, the contribution of participatory budgeting for the cohesion of the overall region is evaluated not only from the point of view of each Island (inter island comparasion) but also at the level of municipality (intra island comparasion).