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- Counterfeiting and demographics: what factors influence the buying process of Portuguese consumers?Publication . Freitas Santos, José; Bernardino, Susana; Antunes, IsabelPurpose | Counterfeiting is a worldwide spread phenomenon with serious economic, social and political impacts on the society. The global illicit trade in goods comes first from China as producing and exporting country (80%) followed by countries such as Turkey, Singapore, United Arab Emirates and Hong Kong. This study intends to examine the demographic profile of consumers and compare this profile by region from consumers who admit to purchase counterfeit products in Portugal. Specifically, it aims to investigate whether demographic profile and region of purchasing are able to impact the decision factors that drive consumers to buy counterfeit products. Methodology/Approach | To attain the research purposes, a quantitative methodology was used. An online survey was conducted during July and August of 2022 to collect primary data on Portuguese consumers. The study included a total of 304 valid responses. Expected Results | The investigation reveals that a high proportion of consumers have been involved in some way in the purchase of counterfeit products, although consumers distinguish between counterfeit products that can be dangerous for its well-being (medicine) and vanity (clothes and shoes, perfume), and relatively risk-free (auto-parts, machinery) products. The study developed shows that the factors that influence the buying process of counterfeiting products in Portugal can be grouped into intangible (status, brand, design, exclusivity, fashion) and rational (price, perceived quality and personal satisfaction) factors. The findings suggest that only in one factor (price) and for age and education, the demographic characteristics seems to be dominant in the moment of buying counterfeit products. Finally, the analysis of the region of acquisition of the counterfeited goods shows no impact in the factors of acquisition of this type of products.
- Efeitos colaterais de correntes de alta frequência: estudo randomizado controlado em organismos modeloPublication . Pontes, Inês Costa; Barros, Piedade Aurora Gonçalves de; Pinho, Andreia Raquel Santos Noites Soares deHá muito se discute a existência de efeitos colaterais da utilização de micro-ondas e terapia T.E.C.A.R. em Fisioterapia. No entanto, pouco são os estudos desenvolvidos com o objetivo de reconhecer os efeitos colaterais adjacentes à sua utilização. Avaliar os efeitos colaterais da alta frequência em organismos Daphnia magna. Foram utilizadas 45 Daphnia magna com dez dias de idade, distribuídas aleatoriamente por 3 grupos (n=15): grupo experimental exposto a terapia T.E.C.A.R. (GET) com frequência de 448KHz; grupo experimental exposto a micro-ondas (GEM) com frequência de 2450 MHz; grupo e controlo (GC). Cada grupo experimental foi submetido a duas exposições. Os três grupos foram mantidos nas mesmas condições de cultura. Durante 21 dias, foram registados diariamente os valores relativos à sobrevivência, crescimento e reprodução. A resposta sensório-motora foi avaliada no 11º (M1), 13º (M2) e 31º dia de idade (M3). Foram utilizados os testes Shapiro-Wilk e o Kruskal-Wallis, seguido das comparações múltiplas de Dunn, com um nível de significância de 0,05. Na sobrevivência não se verificaram diferenças significativas. No crescimento o GET apresentou dimensões significativamente superiores do que os restantes grupos (Ƿ˂0,001). No GEM relativamente à resposta sensório-motora, observaram-se diferenças significativas entre os grupos na distância percorrida em M1 (Ƿ=0,007) e em M3 (Ƿ=0,049) e a reprodução deste grupo foi significativamente inferior (Ƿ˂0,001). Observaram-se efeitos colaterais que interferem no crescimento, a resposta sensório-motora e na reprodução das Daphnia.
- Inovação e digitalização: vantagens da implementação das lojas online no setor automóvelPublication . Monteiro, Beatriz Alexandre; Silva, Pedro Bruno Mendonça daA intensidade das compras online, a consolidação de Marketplaces e, o crescimento de lojas online contribuiram para a evolução do e-commerce em Portugal e, para as empresas começarem a encarar este canal online como meio de realizar negócios e reformular a forma como desempenham as suas atividades económicas. O mercado automóvel surge neste contexto como objeto de análise, dadas as suas especificidades e, por ser um dos setores que atravessa uma profunda transformação digital. A aquisição de um automóvel é uma compra de alto envolvimento emocional, difícil e extremamente ponderada, no entanto o online tornou-se na ferramenta mais utilizada para a pesquisa e recolha de informação. Marcas em Portugal como a Hyundai, Caetano Baviera, Kia e Peugeot já implementaram as suas lojas online, digitalizando todo o processo de reserva do automóvel, a venda no entanto prevalece maioritariamente de forma presencial, dado que continua a existir alguma resistência e medos associados a este tipo de inovação e, sobretudo, à segurança desta transação comercial. A confiança e a perceção de risco são um dos principais obstáculos, em particular para os consumidores que valorizam as suas experiências e canais sensoriais para procederem a uma avaliação consciente dos produtos adquiridos. A motivação deste estudo prende-se com a curiosidade em perceber se uma loja online é efetivamente um canal viável para as marcas de automóveis comercializarem os seus veículos, se a longo prazo a sua implementação tem um impacto positivo e evidente na visibilidade online da marca, nas vendas e no marketing e, ainda compreender os fatores que incentivam e inibem os consumidores portugueses à compra de um automóvel através deste canal.
- Efeitos colaterais do ultrassom: estudo randomizado controlado aplicado em organismos modeloPublication . Lameira, Maria Inês da Silva; Barros, Piedade; Noites, AndreiaExistem poucos estudos sobre os efeitos colaterais da utilização do ultrassom em Fisioterapia, apesar dos seus efeitos terapêuticos bem documentados. Avaliar os efeitos colaterais do ultrassom, com recurso ao organismo Daphnia magna. Estudo randomizado controlado em 45 organismos, distribuídos por três grupos (n=15): Controlo (GC), Grupo exposto uma vez (GEUS1) e Grupo exposto duas vezes ao ultrassom (GEUS2). Os grupos expostos foram submetidos aos seguintes parâmetros: meio de aplicação subaquático, modo contínuo, frequência de 3 MHz, intensidade de 1.5 W/cm2 e um tempo de aplicação de 13 minutos. Os três grupos foram mantidos nas mesmas condições de cultura. Durante 21 dias, foram registados diariamente os valores de sobrevivência, crescimento e reprodução, com a resposta sensório-motora avaliada nos 11º (M1), 13º (M2) e 31º (M3) dias de idade. Foram realizados os testes ANOVA, Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, com um nível de significância de 0,05. A sobrevivência foi de 93,33% no GEUS2 e de 100% nos restantes grupos. O GC foi menor em tamanho (p<0,001), em todos os momentos de avaliação. Em M1, o GEUS1 apresentou velocidades superiores ao GC (p=0,008). Em M2, os grupos expostos apresentaram velocidades superiores ao GC (GEUS1>GC: p=0,013/GEUS2>GC: p=0,015). Em M3, o GEUS2 registou diferenças na distância percorrida (GEUS2
- Automação de Processos de Logística e de Gestão de StocksPublication . Magalhães, Margarida Macedo; Costa, Eduardo José Rego Gil daNuma década cada vez mais competitiva para o mundo industrial, as empresas procuram cada vez mais formas de se adaptarem às constantes mudanças do mercado. A adoção de tecnologias que permitam apoiar a melhoria dos processos e controlo de fabrico, mitigar o risco de falhas operacionais, reduzir custos e melhorar os tempos de entrega, são fatores de diferenciação essenciais para aumentar a capacidade de oferta de produtos inovadores, bem como, alavancar novas áreas de negócio com crescimentos acelerados. A logística desempenha um papel fundamental no mundo empresarial, sendo essencial para o funcionamento eficiente das empresas em diversos setores. A logística é responsável pelo planeamento, implementação e gestão de todas as atividades relacionadas ao fluxo de materiais, informações e recursos, desde a obtenção de matérias-primas até à entrega do produto final ao cliente. Temas como planeamento, gestão de stocks e melhoria contínua têm impacto na rentabilidade e posição estratégica de uma empresa. O excesso e a falta de stocks são problemas que várias empresas tentam resolver. De forma a mitigar este problema, torna-se necessário encontrar um equilíbrio entre estas duas situações recorrendo, para tal, a uma gestão de stocks eficiente. Neste contexto, através do presente projeto de estágio pretende-se automatizar o processo de Inventário Físico, implementar um processo de gestão de Monos e Obsoletos e otimizar o método de abastecimento de materiais à produção. Este tipo de estratégia possibilitará a construção de vantagens competitivas duradouras, contribuindo para a sustentabilidade da Empresa no futuro, e para reforço do seu posicionamento no setor.
- Relação entre o clima organizacional e o engagement no trabalhoPublication . Rocha, Jéssica da Silva; Vieira, Diana AguiarConsiderando que o património mais valioso de uma empresa é constituído pelos seus próprios colaboradores pelo que é de máximo interesse que estes se sintam integrados num ambiente positivo e harmonioso. Assim, as empresas contemporâneas atribuem cada vez mais importância ao estabelecimento e manutenção de um clima organizacional positivo e ao desenvolvimento do engagement1 dos seus colaboradores com o trabalho exercido. Por sua vez, o engagement associa-se a melhores desempenhos e à conquista de altos níveis de produtividade sendo estes aspetos valorizados pelas empresas porque contribuem para o sucesso organizacional. Posto isto, o objetivo geral do presente estudo incide em saber se existe relação entre as duas principais variáveis em estudo, nomeadamente, o clima organizacional e o engagement no trabalho. O estudo apresenta uma amostra de 355 participantes, constituída por colaboradores que trabalham por conta de outrem, com uma distribuição por género equilibrada (49,3% mulheres) e com idades contidas entre os 18 e 65 anos (M= 40,56; DP= 11, 908). Foi realizado um questionário online que avaliou o clima organizacional (Rego, 2004), o engagement no trabalho (UWES, Schaufeli et al., 2006), o conflito trabalho-família (Andrade et al., 2019), a intenção de abandonar o emprego (Ferreira et al., 2019) e a satisfação com a vida (Simões, 1992). O resultado primordial deste estudo indica uma relação positiva entre o clima organizacional e o engagement no trabalho. Em conclusão, é crucial que as empresas promovam um clima organizacional positivo para os seus colaboradores, visando aumentar os seus níveis de engagement e, consequentemente, aumentar a qualidade e produtividade organizacionais.
- Breaking barriers: Artificial intelligence interpreting the interplay between mental illness and pain as defined by the International Association for the Study of PainPublication . Parolini, Franciele; Goethel, Márcio; Becker, Klaus; Fernandes, Cristofthe; Fernandes, Ricardo J.; Ervilha, Ulysses F.; Santos, Rubim; Vilas-Boas, João PauloLow back pain is one of the main causes of motor disabilities and psychological stress, with the painful process encompassing sensory and affective components. Noxious stimuli originate on the periphery; however, the stimuli are recombined in the brain and therefore processed differently due to the emotional environment. To better understand this process, our objective was to develop a mathematical representation of the International Association for the Study of Pain (IASP) model of pain, covering the multidimensional representation of this phenomenon. Data from the Oswestry disability index; the short form of the depression, anxiety, and stress scale; and pain catastrophizing daily questionnaires were collected through online completion, available from 8 June 2022, to 8 April 2023 (1021 cases). Using the information collected, an artificial neural network structure was trained (based on anomaly detection methods) to identify the patterns that emerge from the relationship between the variables. The developed model proved to be robust and able to show the patterns and the relationship between the variables, and it allowed for differentiating the groups with altered patterns in the context of low back pain. The distinct groups all behave according to the main finding that psychological and pain events are directly associated. We conclude that our proposal is effective as it is able to test and confirm the definition of the IASP for the study of pain. Here we show that the fiscal and mental dimensions of pain are directly associated, meaning that mental illness can be an enhancer of pain episodes and functionality.
- Health professionals´ perspective on individual resilience promotors - a qualitative studyPublication . Costa, Ana Eduarda Leite; Almeida, Raquel Simões de; Dores, Artemisa RochaHealthcare professionals are a population susceptible to being affected physically and psychologically during health crises, such as the recent CoVID-19 pandemic. Resilience can be defined as the ability to overcome adversity and has been pointed out in the literature as a possible protective factor against psychological distress in crisis situations. Thus, based on the experiences of the CoVID-19 pandemic, this study aims to understand the perspectives of Portuguese healthcare professionals regarding the factors that reinforce their individual resilience. To achieve the aim of the study qualitative research was conducted. Interviews were performed with 25 participants who were recruited using the non-probability purposive sampling method. The interviews were analyzed based on thematic analysis using WebQDA software. The factors that appear to have mitigated the impact of the pandemic on healthcare professionals include social support from family and friends, organizational support from leaders and colleagues, involvement in well-being-promoting activities, personal skills, ability to learn from experience, implementation of measures to increase their safety, and their professional experiences prior to the pandemic. The results obtained allowed the development of strategic guidelines for health services to promote the resilience of healthcare professionals. These results are of high relevance to occupational therapists, who might have a role in promoting resilience through engaging in meaningful occupations, which they see as a natural health-promoting mechanism.
- Práticas de comunicação digital: relatório de estágio na ESS|P.PORTOPublication . Salgado, Cláudia Manuela Silva; Almeida, Paula de Fátima Peres TeixeiraEste relatório foi elaborado no âmbito do estágio integrado no Mestrado em Assessoria em Comunicação Digital, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). O estágio foi realizado no Gabinete de Comunicação, Imagem e Marketing (GCIM) da Escola Superior de Saúde (ESS) do Politécnico do Porto (P.PORTO), com o objetivo de melhorar a comunicação digital da escola tendo em vista o alcance dos objetivos organizacionais. Com base na necessidade de reestruturar a comunicação digital foram definidos objetivos, nomeadamente: aumentar a notoriedade da ESS e propor conteúdos e estratégias adaptadas à realidade da instituição. Para isso, o estudo do público-alvo tornou-se relevante para perceber de que forma a comunicação digital da ESS é percebida por este. A metodologia adotada consistiu numa abordagem de natureza qualitativa e quantitativa com recurso a um estudo de caso realizado por meio de um questionário online aos estudantes, funcionários docentes e não docentes da ESS|P.PORTO. Por fim, este trabalho termina com uma apreciação crítica de todo o trabalho desenvolvido, bem como algumas observações sobre o mesmo.
- Impacto das ferramentas digitais na intenção empreendedora dos indivíduosPublication . Albino, Raquel Teixeira de Melo; Silva, Pedro Bruno Mendonça daO crescente avanço das ferramentas digitais criou um impacto profundo em vários aspetos da vida moderna, englobando o empreendedorismo. A presente dissertação tem como principal objetivo investigar a perceção de diferentes gerações relativamente ao impacto das ferramentas digitais na intenção empreendedora. O estudo, realizado através de uma metodologia baseada num questionário, investiga as perspetivas de indivíduos de diferentes grupos geracionais, fornecendo informações valiosas sobre as suas atitudes, motivações e perceções. A conceção da investigação incorpora um instrumento de inquérito abrangente que inclui uma série de perguntas cuidadosamente seleccionadas, abrangendo tópicos como a literacia digital, a mentalidade empreendedora, as vantagens e os desafios percebidos das ferramentas digitais e o papel das ferramentas digitais na intenção empreendedora. O questionário foi disponibilizado a participantes de vários grupos etários, incluindo a Geração Z, os Millennials, a Geração X e os Baby Boomers, permitindo uma análise das diferenças entre gerações. Através da análise das respostas ao questionário e de técnicas estatísticas, este estudo explora as relações entre os grupos geracionais e as suas percepções relativamente ao impacto das ferramentas digitais na intenção empreendedora. Procura identificar padrões comuns, variações e potenciais lacunas geracionais nas atitudes em relação à adoção destas ferramentas para fins empreendedores. Globalmente, esta investigação tem como objetivo compreender a interação dinâmica entre as perspectivas geracionais e o impacto das ferramentas digitais nas intenções empreendedoras. Ao examinar diversos grupos etários e ao utilizar uma metodologia baseada em questionário, oferece conhecimentos valiosos que podem informar tanto o meio académico como a prática, abrindo caminho para mais investigação e intervenções práticas no domínio do empreendedorismo e da tecnologia.