ESE - CIPEM - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
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Browsing ESE - CIPEM - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Author "Boal-Palheiros, G."
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- Aprender música na Orquestra GeraçãoPublication . Costa, J. A.; Cruz, A.; Ferreira, R.; Bessa, R.; Boal-Palheiros, G.; Boia, Pedro Dos Santos
- Aprendizagem e desenvolvimento musical das criançasPublication . Boal-Palheiros, G.
- Audição Musical Activa 2Publication . Wuytack, Jos; Boal-Palheiros, G.
- Desafios em Educação MusicalPublication . Boal-Palheiros, G.; BOIA, Pedro Dos SantosPREFÁCIO O presente livro responde a dois desafios que se completam: o primeiro, relembrar o significado da criação do CIPEM em 1998, o segundo e decorrente do primeiro, mostrar como a investigação em Psicologia da Música e Educação Musical está na ordem do dia e é algo absolutamente necessário à compreensão do fenómeno musical nas suas múltiplas expressões e com uma especial ênfase na Educação. Em 1998 as nossas portas estavam abertas para todos os que queriam desenvolver investigação em música de forma sistemática e nos domínios do seu interesse. Passados mais de vinte anos continuamos a revelar a coerência do nosso percurso, não só através dos múltiplos projetos em que nos envolvemos, como também no contacto tão próximo quanto possível com uma comunidade que nos vem seguindo e apoiando e com quem também muito aprendemos. Este livro é, pois, uma direta consequência do empenho dos seus editores e a demonstrá-lo está a qualidade dos artigos propostos. Um conjunto de temas da máxima pertinência para quem hoje se preocupa com o papel das artes e, em particular da música, num mundo cada vez mais perturbado por fenómenos que diariamente nos interpelam e sobre os quais não podemos deixar de nos posicionar. E, em particular, temas que estabelecem a necessária ligação entre a música e a comunidade, a educação formal e a não formal, colocando os jovens no centro do acontecimento musical. António Sampaio da Nóvoa num artigo publicado na revista Manifesto, refere que agora o que é necessário é “trabalhar em conjunto para a constituição de um espaço público que junte a escola com outras instituições, professores com pais e outros atores sociais.” Ou seja, “não se educa apenas no interior do recinto escolar.” E afirma que a educação não pode fazer tudo. “Mas não temos o direito de desperdiçar nenhuma oportunidade para combater a barbárie e a fragmentação do mundo. Se não for através da educação e do conhecimento como será?” Queremos acreditar que o conteúdo dos textos deste livro contribui para esta causa e que esta é uma das formas através da qual o livro procura responder aos desafios.
- Desafios em Educação Musical. Livro de Resumos da Conferência IC CIPEM 2019Publication . Boal-Palheiros, G.
- Educação Musical no Ensino PreparatórioPublication . Boal-Palheiros, G.
- Formação de professores de música e práticas de educação musical nas escolasPublication . Boal-Palheiros, G.; BOIA, Pedro Dos SantosINTRODUÇÃO Após a revolução de 1974, que restaurou a democracia em Portugal, seguiu-se um período fascinante de rápidas e profundas transformações, debates de ideias e novas formas de pensar, que atravessou vários setores da sociedade, incluindo a educação e o ensino. Na década de 1980, um evento marcante foi a adesão de Portugal à então designada Comunidade Económica Europeia (atualmente, União Europeia), que contribuiu para o desenvolvimento do país (Ferreira & Dias, 2016). As grandes transformações políticas, sociais, culturais e educativas ocorridas durante esta década, incluíram reformas relevantes nos vários níveis do ensino genérico (educação de infância, ensinos básico, secundário e superior) e no ensino especializado de música. Destacam-se a reforma do ensino artístico, em 1983, a promulgação da Lei de Bases do Sistema Educativo, em 1986, alargando a escolaridade obrigatória para 9 anos, a criação de escolas profissionais, em 1989, e a criação de cursos de licenciatura e mestrado em música e ensino de música, em universidades e politécnicos, dos quais foi pioneira, em 1980, a licenciatura em Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa (Boal-Palheiros, 1993; 2014).A formação inicial de professores de música foi implementada pela primeira vez no ensino superior em 1986, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto e mais tarde, em outras ESE. Os cursos oferecidos pelas várias instituições tinham diferentes objetivos, modelos e currículos, com a finalidade de formarem professores generalistas especializados em educação musical (Professores do Ensino Básico – Variante de Educação Musical), ou professores especialistas em educação musical (Professores de Educação Musical do Ensino Básico). Decorridos mais de trinta anos após este marco na formação de professores de música (Mota, 2015b), é pertinente investigar as práticas atuais dos professores de Educação Musical licenciados pela ESE do Porto nas escolas do ensino genérico e compreender até que ponto o curso que frequentaram tem moldado as suas práticas. O que podemos aprender com as perceções e as experiências de ensino destes licenciados? Investigá-las é relevante, considerando as contínuas transformações que ocorrem nas sociedades, na educação e nos jovens, bem como os desafios da educação musical nas sociedades contemporâneas.
- Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes, em diferentes contextosPublication . Boal-Palheiros, G.
- A importância da música no desenvolvimento e na educação das criançasPublication . Boal-Palheiros, G.Este artigo salienta a importância da música na vida e no desenvolvimento das crianças, como principal fundamento para o valor da educação musical, e reflecte sobre os inúmeros benefícios da música no desenvolvimento físico, intelectual, pessoal e social das crianças. Aborda a música como fenómeno social universal, que existe em todas as sociedades, épocas e culturas, acompanha as pessoas ao longo da vida, desde antes do nascimento, e tem múltiplas funções: emocional, cognitiva, social e educativa, entre outras. Foca o extraordinário desenvolvimento tecnológico ocorrido nas últimas décadas, que tornou a música acessível à maioria de crianças e jovens, em diversos contextos. Refere o desenvolvimento musical através da aculturação, pela exposição à música do meio e da cultura, e do treino específico, pela educação musical formal ou informal. Por último, salienta o papel da educação musical na escola, que conheceu uma expansão considerável, mas é sempre questionado, em períodos de crise. Face a um mundo em rápida transformação económica, social, política e cultural, o currículo escolar tende a sobrevalorizar competências consideradas mais úteis, subestimando o valor da educação musical. Importa realçar este valor, para que a música seja relevante no desenvolvimento e na educação das crianças.
