ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Fernandes, Dárida"
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- Construir para sentir, aprender a ensinarPublication . Fonseca, Ana Beatriz Rosas; Fernandes, Dárida; Quadros-Flores, PaulaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica da mestranda, nos dois contextos de ensino, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com base nos saberes pedagógicos, didáticos, científicos e humanos, sustentada por diferentes pressupostos teóricos e legais. Ao longo do percurso formativo, a intervenção no contexto educativo assentou numa metodologia com características de investigação-ação, incluindo momentos de observação, planificação, ação e reflexão pósação. Desta forma, o documento destaca a diversidade de experiências enriquecedoras e significativas que possibilitaram o crescimento pessoal e profissional da mestranda. Ademais, enfatizou-se um processo de ensino e de aprendizagem reflexivo, construtivista e inclusivo, em que os momentos de cooperação e colaboração mostraram ser essenciais para o desenvolvimento e construção da identidade docente. O Relatório de Estágio tem como objetivo revelar as inúmeras intervenções educativas executadas, pela mestranda, nos diferentes contextos educativos, procurando enquadrar os recursos e as estratégias às necessidades e interesses das crianças das diferentes turmas. No que diz respeito à dimensão investigativa, presente neste Relatório de Estágio, procurou-se estudar as potencialidades do Geoplano, do Geoboard e da Inteligência Artificial, no desenvolvimento das capacidades de abstração, visualização e comunicação matemática, numa abordagem contextualizada da Matemática, integrando a obra "A ovelha que fazia Múuuu", de Isabel Fernandes Pinto.
- De Singapura para Portugal: Uma viagem pelo aprender e(a) ensinarPublication . Cardoso, Eduardo António Teixeira; Fernandes, DáridaO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Esta UC e, por conseguinte, este RE tem como principal objetivo fundamentar, investigar, analisar e refletir criticamente sobre todo o percurso ao longo da PES. O presente documento é imprescindível à obtenção do grau de Mestre e consequente profissionalização, e pretende explorar um percurso formativo e de crescimento pessoal, onde subsistiu a construção de saberes e práticas, orientada pelas expetativas e descobertas acerca da docência, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Na elaboração deste RE, foram incorporados pressupostos legais e teóricos de referência, desenvolvendo sempre um trabalho do ponto de vista reflexivo, essencial para um processo evolutivo consistente, trabalhando cooperativamente com professores supervisores, institucionais e cooperantes, bem como com o par pedagógico e outros colegas. Estes pressupostos legais e teóricos permitiram uma ação pedagógica contextualizada, baseada num posicionamento didático e pedagógico claro e suportado. A dimensão investigativa foi desenvolvida ao longo do Estágio, mas com particular enfoque no 1º CEB. Esta surgiu de forma natural, indo ao encontro do trabalho promovido pela professora cooperante na sala de aula, baseado na exploração de materiais estruturados nas aprendizagens matemáticas. Findada esta etapa, os desafios colocados e os obstáculos ultrapassados ao longo de todo este percurso proporcionarão uma bagagem inigualável, pois “a atividade do professor será́ mais ou menos eficaz em função de se ajustar à do aluno/estudante em cada momento da aprendizagem” (Albuquerque, 2010, p. 58).
- Num mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…Publication . Rocha, Sílvia Cristina Sousa da; Fernandes, Dárida; Quadros-Flores, PaulaNum mar de sonhos e emoções, pensamentos e transformações…, eis que surge o presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este Relatório de Estágio (RE) reflete um percurso construído tendo por base uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, suportada por momentos de observação, cooperação, planificação, ação e reflexão em dois contextos distintos, o 1º CEB e o 2º CEB. Para tal, numa fase inicial, mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais referentes às dimensões académica e profissional dos docentes, reforçando-se aspetos científicos, pedagógicos, didáticos e humanos desta profissão. A caracterização de ambos os contextos educativos, surge, também nas linhas deste RE, enquanto parte fulcral do desenvolvimento da planificação e da ação em contexto educativo. Numa perspetiva reflexiva da experiência educativa, posteriormente, surge a pertinência de retratar as intervenções em contexto educativo, enquanto momentos que despoletaram pensamentos enriquecedores, recordações impulsionadoras do que ainda está por vir… Nesta fase, valorizou-se a reflexão-ação, visto se considerar ser promotora da melhoria da prática educativa. Para além disso, contempla uma componente investigativa, que baseada num constructo teórico fundamentado e nos resultados obtidos, permitiu retirar conclusões acerca da promoção do Pensamento Computacional e da Autorregulação das aprendizagens, em contextos de Resolução de Problemas reais relacionados com o ambiente sustentável. Todo o Relatório de Estágio reflete a procura de momentos inclusivos do desenvolvimento de aprendizagens essenciais, conducentes à própria construção do perfil de um aluno capaz de enfrentar os desafios do século XXI. Paralelamente, acredita-se que é retratado o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, ocorrido ao longo deste período e acompanhado com a colaboração próxima de uma equipa multidisciplinar da PES deste mestrado. A ajuda e a cooperação foram fundamentais para uma constante partilha de conhecimentos e para a ampliação do horizonte que se pretende atingir através deste mar. VII Um mar onde todas e cada uma das crianças, de mão dada com a professora estagiária, percorreram as suas ondas, permitindo-lhes sonhar, rir e chorar, pensar e transformar. Mas, a transformação não fica por aqui, ainda há mais por descobrir, neste mar, onde há uma luz a brilhar.
- Pensamento computacional como um recurso renovador de mudançasPublication . Santos, Mariana Filipa de Sousa; Quadros-Flores, Paula; Fernandes, DáridaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada (PES)”, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, conforme regime jurídico da habilitação profissional para a docência descrito no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Neste documento está retratado o percurso formativo realizado nos dois níveis de ensino que habilita este mestrado, relevando saberes teóricos e práticos mobilizados e construídos na prática educativa. O estágio no 1º CEB foi realizado numa turma do 4º ano onde se valorizou a integração curricular. Já o do 2º CEB foi realizado em turmas do 5º e 6º ano respetivamente nas áreas da Matemática e Ciências Naturais. Teve por base a investigação-ação como estratégia de melhoramento da prática educativa e da profissionalidade docente. Neste sentido, no âmbito do desenvolvimento de capacidades investigativas, é apresentado um projeto de investigação que teve por objetivo desenvolver capacidades no âmbito do pensamento computacional, recorrendo ao Blue-bot como recurso didático, assim como a outras ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, numa pluralidade de sessões no decorrer do ano letivo. No final deste percurso, a mestranda desenvolve uma reflexão cuidada da ação do ser professor sustentada pela sua prática ao longo da PES e pela análise das diferentes dimensões que marcaram este ciclo, confirmando, deste modo, que este mestrado contribuiu para o desenvolvimento profissional e social e fomentou um posicionamento crítico e uma atuação ética e responsável na prática educativa.