ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Aboim, Sara"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXIPublication . Ferreira, Miguel Rebelo; Aboim, SaraO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) De Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O RE procura expor o trabalho desenvolvido pelo mestrando no decorrer da PES, evidenciando as experiências vivenciadas pelo mestrando ao longo do seu percurso académico na ESE, bem como as aprendizagens resultantes das mesmas. O mestrando atribuiu igualmente importância à vertente reflexiva do presente RE, analisando criticamente os diferentes momentos que compõem a PES, com vista a adaptar e melhorar a sua ação docente. A mesma foi orientada e suportada por diversos pressupostos teóricos e legais, bem como saberes científicos e pedagógicos, mobilizados ao longo da PES, e que se encontram explanados no presente RE. A componente investigativa, desenvolvida em formato de artigo científico, revelou-se uma etapa fundamental para o desenvolvimento do presente RE, na medida em que possibilitou ao mestrando a construção de novos saberes e práticas, valorizando-se o ato de investigar e refletir como futuro docente. A mesma foi desenvolvida com duas turmas do Sºano, num clube denominado Eco-clube, onde foram dinamizadas atividades STEAM de exploração ambiental, com vista ao desenvolvimento da Educação Ambiental, bem como a motivação dos alunos para a mesma. Foi possibilitado ao mestrando o contacto com contextos diversificados, múltiplos recursos/ materiais e profissionais de excelência, nomeadamente os professores supervisores, institucionais e cooperantes, que permitiram uma evolução enquanto docente, bem como pessoal. Assim, no final, o mestrando considera que lhe foram disponibilizadas as ferramentas necessárias para enfrentar esta nova etapa da sua vida profissional e pessoal com maior confiança nas suas capacidades e conhecimentos, não esquecendo, porém, a importância da formação contínua no decorrer da sua carreira.
- O Ensinar e o Aprender. o desafio de ser professor hojePublication . Moura, Diana Raquel Pimenta de; Aboim, SaraO presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento pretende constituir uma base efetiva de exposição do trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da unidade curricular em questão e consequente reflexão sobre o mesmo, potenciando-se uma melhoria futura das práticas pedagógicas. Ao longo deste RE encontram-se, entre outros, alguns pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes à ação da mestranda e apresentam uma elevada relevância na formação de docentes, seguidos das caracterizações dos contextos educativos, nos quais a mestranda implementou as suas regências. Seguidamente, é realizada uma exposição de uma seleção de algumas destas regências, com uma consequente reflexão sobre as mesmas. No presente RE é apresentada a conceptualização, implementação e posterior apresentação e análise de dados e conclusões de um projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, no qual se pretendeu trabalhar, junto de uma turma do 2.º CEB, diversos conteúdos das Ciências Naturais. Para tal, utilizou-se a educação Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM), de modo a compreender como esta última pode potenciar as aprendizagens dos conteúdos em questão, bem como a motivação dos alunos nas aulas da mesma disciplina. Em geral, a mestranda conseguiu interagir com contextos diversificados, lecionou aulas com recurso a diversos materiais e, novamente, refletiu sobre todo o trabalho desenvolvido. Subjacente a tudo isto, identificou alguns dos seus pontos fortes e, sobretudo, pontos que deverá continuar a melhorar, numa perspetiva de constante evolução.