ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino de Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico by advisor "Esteves, Vanessa Reis"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- An Analysis on Adapting EFL Coursebooks in the 1st Cycle of Basic EducationPublication . Teixeira, Cláudia Isabel Sousa; Esteves, Vanessa ReisEste Relatório Final de Estágio reflete numa Investigação Ação conduzida durante um estágio focado na adaptação dos manuais escolares no 1º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo investigou a eficácia dos manuais escolares no contexto de sala de aula, particularmente a sua adaptabilidade aos diversos estilos de aprendizagem, assim como o seu papel em promover um processo de ensino mais inclusivo. Através da recolha de dados como notas de campo, questionários e planos de aula, foram obtidas informações sobre as perceções dos alunos e os níveis de envolvimento com os materiais disponibilizados pelos manuais escolares. A investigação também sublinha o valor dos recursos suplementares, como as atividades interativas e as adaptações personalizadas.
- Teaching english in the 1ˢᵗ cycle of basic education: Adapting resources for students with dyslexiaPublication . Pinheiro, Inês Santos; Esteves, Vanessa ReisO presente estudo é um relatório final de estágio que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, com enfoque na inclusão de alunos com dislexia. Este estudo investigou a eficácia do manual em corresponder às necessidades dos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem, nomeadamente a dislexia. Além disso, pretendeu explorar se o manual escolar estava adaptado para alunos disléxicos e identificar formas de como adaptá-lo de maneira a torná-lo mais inclusivo. Para realizar este estudo, foi seguido um aluno com dislexia. Para alcançar respostas e os objetivos propostos, foram realizadas análises detalhadas do manual escolar, análises das planificações de aulas, observação participante registadas no diário de bordo, e entrevistas. Estas técnicas de recolha de dados foram posteriormente interpretadas e analisadas.
