ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAD - DM - Cinema e Fotografia by advisor "Lopes, Filipe"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Da ideia ao ecrã: o processo de desenvolvimento da montagem na FilmesdamentePublication . Costa, Patrícia Filipa Moreira da; Lopes, FilipeO presente relatório tem como finalidade descrever e refletir criticamente sobre o percurso desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado na FILMESDAMENTE, produtora audiovisual sediada na zona da Boavista, na cidade do Porto. Este estágio integrou a unidade curricular Dissertação/ Projeto/ Estágio, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Cinema e Fotografia — Especialização em Cinema Documental e Experimental, da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Politécnico do Porto (PPorto). Durante quatro meses, tive a oportunidade de colaborar em diversas fases da pós-produção audiovisual, com foco particular na montagem e edição de conteúdos institucionais, promocionais e documentais. Esta experiência permitiu-me aprofundar competências técnicas e conceptuais no âmbito da pós-produção, bem como refletir sobre a linguagem da montagem enquanto elemento estruturante da narrativa audiovisual. Este relatório organiza-se em duas partes principais. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico, onde é abordado os principios da montagem, a colaboração em ambiente de pós-produção e as perspetivas criativas relacionadas com o processo de edição. A segunda parte, de carácter prático, apresenta uma contextualização da entidade acolhedora, uma análise da metodologia de trabalho adotada pela FILMESDAMENTE, e uma descrição dos projetos nos quais estive envolvida, com especial atenção aos aspetos técnicos e colaborativos da montagem. Serão ainda exploradas outras atividades complementares, como a gestão interna de equipamentos, a montagem de cenários e a organização do canal de YouTube da empresa. Através deste relatório, pretende-se não apenas relatar a experiência prática vivida, mas também refletir criticamente sobre o papel da montagem na criação de sentido e de ritmo na construção audiovisual, bem como sobre a importância do trabalho colaborativo em ambientes profissionais de produção técnica.
- O diálogo entre a música e a imagem no cinema documental: estágio na Casa da MúsicaPublication . Silva, Mariana Meireles Ferreira da; Lopes, FilipeO presente relatório de estágio visa descrever a minha experiência na Casa da Música enquanto estagiária no Departamento de Produção Técnica - Vídeo, no âmbito da Unidade Curricular de Dissertação/Projeto/Estágio do Mestrado em Cinema e Fotografia – Especialização em Cinema Documental e Experimental. Ao longo de 6 meses foi-me dada a oportunidade de explorar a forma como a música e a imagem dialogam através do desenvolvimento de projetos práticos, nos quais irei basear a minha investigação teórica. Tendo a escuta como base, pude perceber diferentes aspetos da música, da imagem e do diálogo entre ambas no cinema, influenciando o modo como realizei as minhas funções enquanto editora e diretora de fotografia. Deste modo, a minha abordagem teórica irá incidir sob o papel da música como forma de expressão com enfoque na imagética da mesma, explorando a ligação entre a música e a imagem. Os conteúdos audiovisuais que foram produzidos ao longo do estágio tiveram como pilar a Música, permitindo-me criar uma relação com o som que potenciou a descoberta de diferentes estilos de montagem e de criação de narrativas. Neste documento será feita uma breve contextualização da entidade acolhedora assim como serão apresentados os diversos projetos que tive a oportunidade de integrar, sendo analisado, em cada um deles, o papel da escuta, evidenciando a minha metodologia de trabalho.
- Entre a rotunda e o abismo: o carácter curativo das histórias aplicado ao cinema de ficção em mise en abymePublication . Gonçalves, Ana Raquel Novo; Lopes, FilipeEste trabalho visa investigar o “poder curativo” das histórias, isto é, a influência que o seu consumo tem na psique humana, e de que forma o cinema de ficção, estruturado em mise en abyme, aborda e explora essa influência. Neste contexto, foi realizado um levantamento de vários estudos e experiências nas disciplinas que abordam o estudo da narrativa e da ficção, bem como o seu impacto na mente humana. Entre essas disciplinas estão: neurociência, psicoterapia, estudo do sono, psicologia analítica, estudos sociais, filosofia e teoria da narrativa. Num primeiro momento, foi utilizado o método de revisão de literatura para os temas mencionados, recolhendo conceitos relevantes em cada uma das áreas e investigando a sua relação com a criação e interpretação narrativa. Num segundo momento, foram analisadas seis obras cinematográficas construidas ern mise en abyme, explorando de que forma os conceitos recolhidos justificam essa estruturação narrativa. Os resultados demonstram que a influência da ficção no quotidiano da espécie humana é bastante significativa. O estudo dessa influência permite uma compreensão mais profunda da estrutura narrativa e revela que o conhecimento desses conceitos e uma ferramenta poderosa e relevante para a criação de ficção cinematográfica.
- O espaço do ir e o espaço do estar: a perceção da experiência cinematográficaPublication . Máximo, Mariana Peixoto; Lopes, FilipeEsta investigação tem como ponto de partida o oximoro conforto desconfortável. Pretende compreender a perceção cinematográfica a luz das ideias de conforto e desconforto, visando esclarecer alguns aspetos da perceção sensorial na arte. Para esse efeito, foram estudadas possíveis alterações espaciotemporais na imagem em movimento e como as mesmas afetam a receção de determinada obra. Foi também feita uma análise sobre o cinema de arte e os seus possíveis significados, bem como a distinção entre uma complexidade intelectual dada pela independência autoral e as emoções fabricadas pela indústria do entretenimento. Partiu-se do conceito de cinema do desconforto, tal como proposto por Geoff King na obra The Cinema of Discomfort (2021), para analisar as reflexões de diversos autores, assim como diversos momentos da história do cinema. Num primeiro momento é feita uma análise da definição e entendimento dos ideais de conforto e desconforto ao longo do tempo, sobretudo desde o início do século XIX. Num segundo momento são analisados os conceitos de tempo e de espaço na imagem em movimento, através da referência a alguns filmes. Os resultados não pretendem dar uma resposta definitiva as questões que se colocam ao longo da investigação, mas antes permitir uma reflexão crítica sobre os temas abordados. É possível afirmar que, apesar da perceção se tratar de um assunto subjetivo, dependente da experiência pessoal de cada indivíduo e do seu contexto envolvente, artes como o cinema parecem apontar para algumas sensações comuns no público geral que, por sua vez, possibilitam a reflexão feita neste texto. Partindo desta investigação é possível identificar caminhos emergentes, alguns já em prática consolidada no cinema, como é o caso da arte generativa e do uso de inteligência artificial, que nos levam a pensar sobre qual poderá ser o significado de Cinema Experimental na atualidade.
- Estágio na Bubble Creative Studio: da conceção à concretização do programa TECH3 na era do panóptico digitalPublication . Xará, Inês da Silva; Lopes, FilipeEste projeto de investigação está a ser desenvolvido no âmbito de um estágio curricular na Bubble Creative Studio, uma produtora audiovisual que trabalha com proximidade à televisão pública. A investigação vem propor uma reflexão sobre a ideia de Panoptismo, cruzando-a com a ideia de Televisão na Era Digital. Primeiramente, é feita uma incursão teórica que permite discutir o conceito de “Panóptico” na realidade mediática atual, nomeadamente no contexto televisivo. Este termo mostrar-se-á relevante para se pensar sobre o que é e/ou como é ver-se televisão nos dias de hoje. Numa segunda parte da investigação, com base na experiência empírica de estágio na produtora, é também proposta uma abordagem etnográfica que consistirá na imersão na produtora como meio para recolher dados acerca do tema de investigação, que também vai permitir uma análise teórica e crítica perante o que é fazer e receber a televisão atualmente. A RTP, na qualidade de televisão pública, será um dos focos de atenção ao longo desta investigação, já que esta vai fazer da conceção do programa TECH3, produzido pela entidade audiovisual que acolhe este estágio, o ponto agregador da discussão.
- O female gaze e a montagem em Mais AltoPublication . Reis, Maria Regina Coelho; Lopes, FilipeEste ensaio investiga o conceito de female gaze e a sua relação com a montagem cinematográfica, propondo uma reflexão sobre como a forma de olhar pode construir novas formas de representar a experiência feminina. Através da análise teórica e prática, com destaque para a curta-metragem Mais Alto (2025), explora-se como escolhas de enquadramento, ritmo e silêncio podem contribuir para um espaço que incita a intimidade, a empatia e a subjetividade feminina. Assim sendo, este ensaio debruça-se sobre o papel da montagem na transformação do modo como vemos, pensamos e sentimos personagens femininas no cinema.
