ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESMAD - DM - Cinema e Fotografia por orientador "Cortesão, Maria João"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- O espaço onírico: o ambiente de simulação na curta-metragem de ficção UmbralPublication . Silva, José Miguel Tedim Costa Campos da; Cortesão, Maria João; Ribeiro, Pedro AzevedoO presente ensaio procura desmistificar o processo de conceptualização de um espaço cinematográfico singular, alicerçado numa dimensão onírica da construção de ambientes visuais. Numa abordagem inicial, exploram-se os fundamentos teóricos relacionados com o onírico, enquanto conceito, articulando-os com o estudo de caso de dois exemplos paradigmáticos do cinema de distopias. Conclui-se o enquadramento teórico com a alusão ao movimento minimalista no cinema, e o processo através do qual se enquadra na definição estética da premissa visual do filme em estudo. O segundo momento do ensaio contempla uma análise empírica do trabalho desenvolvido pelo diretor de fotografia na curta-metragem Umbral, explorando os meandros da materialização desta mesma paisagem cinematográfica singular, o ambiente de simulação da maquina "Umbral".
- Estratégias criativas na produção de curtas-metragens de terror: curta-metragem UmbralPublication . Ferreira, Diogo Filipe Pinto; Cortesão, Maria JoãoO presente ensaio visa explicitar o desenvolvimento da função da direção de produção na curta-metragem UMBRAL do Mestrado em cinema e fotografia — Especialização em Cinema de Ficção da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto (P. Porto). A primeira parte é composta por um corpus teórico, que versará sobre temáticas relacionadas com a pertinência do produtor no desenvolvimento de um filme, assim como a ligação do departamento de produção aos diversos departamentos. A parte prática consistirá na descrição de metodologias adotadas pela produção nas diferentes fases do filme, nomeadamente a gestão dos atores no set e a gestão da equipa atendendo ao género de filme em causa (terror).
- O impacto da direção de arte na construção das personagens e dos espaços: curta-metragem O Peso da PenaPublication . Moreira, Rita Teixeira Gomes da Rocha; Cortesão, Maria JoãoO presente ensaio reside sobre a construção das personagens e dos espaços e a sua aplicação prática, na curta-metragem O Peso da Pena, na ótica da direção de arte, escrita e realizada por Gabriela Morais. Neste contexto, o desenvolvimento teórico teve como base a pesquisa de bibliografia, tendo em vista a compreensão do papel do diretor de arte e o funcionamento de todo o departamento. Desta forma, é feita uma reflexão de conceitos que estão ligados à área de estudo, auxiliando a execução prática do filme em questão, tais como a organização do departamento e a criação de documentos auxiliares e estratégias a adotar, além de conhecimentos relativos à necessidade de um diálogo permanente entre a realização e os restantes departamentos. A edificação de espaços ou a sua transformação, como todos os departamentos, traz algo importante para a criação de um filme por diversos motivos. Permite traduzir e sugerir emoções e sentimentos de uma forma clara e concisa, muitas vezes superando barreiras linguísticas. Possibilita criar experiências imersivas, adicionar camadas de outros 'textos', e consequentemente envolver e estabelecer laços entre o filme e o espetador. Principalmente, num mercado competitivo, a direção de arte contribui para estabelecer a identidade de um filme. Neste sentido, esta função é determinante para contar a estória, pelas razões já mencionadas.
- A sensibilidade do corte na edição de projetos audiovisuais: estágio curricular na FilmesDaMentePublication . Ribeiro, José Eduardo da Rocha; Cortesão, Maria JoãoO presente relatório incide, essencialmente, sobre o percurso efetuado durante o estágio curricular na FilmesDaMente, sediada na zona de Boavista, cidade do Porto. Este foi realizado como parte integrante da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do curso de Mestrado em Cinema e Fotografia, com especialização em Cinema de Ficção da Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto (P. Porto). Primeiramente, será realizada uma analise teórica e reflexiva sobre a pertinência da edição de vídeo e da sensibilidade do corte na montagem de um projeto audiovisual/cinematográfico, serão caracterizados os vídeos publicitários e institucionais, como também a relevância da operação de câmara para a criação de um vídeo. Seguidamente, será apresentada uma visão abrangente da entidade acolhedora, FilmesDaMente, incluindo uma explicação da sua metodologia de trabalho e da diversidade de projetos em que o estudante participou. Para além disso, este documento apresentara e descrevera as numerosas atividades realizadas ao longo do estágio, de quatro meses, juntamente com as competências e aprendizagens adquiridas durante este período.
