ESMAD - DM - Cinema e Fotografia
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Browsing ESMAD - DM - Cinema e Fotografia by advisor "Alves, Cesário"
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- Cafés – Ensaio fotográfico sobre o café como espaço socialPublication . Alves, Francisco Monteiro; Alves, Cesário; Leal, JoãoNeste trabalho, propõe -se o desenvolvimento de um projeto fotográfico que reflita sobre os cafés enquanto espaços sociais. O estudo destes locais será enquadrado na noção de “terceiro lugar” apresentada por Oldenburg (2013), que defende a necessidade de um outro local além de casa (primeiro lugar) e do trabalho (segundo lugar), cuja função seja puramente de convívio. Assim, entendem -se os cafés como espaços importantes para a saúde social das comunidades, onde as pessoas passam o tempo em convívio informal, mas cujo papel como terceiro lugar tem vindo a ser ameaçado pelo mundo digital. O projeto pretende documentar esses estabelecimentos e as pessoas que os frequentam, no sentido de compreender e de refletir sobre o papel destes cafés nas comunidades locais atualmente. Para tal , interessa estudar os espaços e os clientes, bem como as relações dos indivíduos com os locais e entre eles próprios. O enquadramento teórico incide sobre a representação popular na fotografia documental, a relação entre fotógrafo e sujeito , o documentário do quotidiano e o tempo na fotografia. A exploração fotográfica procura promover um olhar crítico e atento a estes espaços, tendo em mente o clima sociocultural e político atual.
- Coexistências transtemporais - Estudo fotográfico sobre a paisagem e a cartografia das linhas de defesa do Alto MinhoPublication . Oliveira, Hernâni Jorge Martins de; Baptista, Adriana; Alves, CesárioO projeto Coexistências Transtemporais tem como objetivo refletir sobre a forma como o tempo se inscreve na paisagem, partindo através de processos investigativos e criativos da relação entre cartografia e imagem fotográfica. Tendo por base plantas militares elaboradas por Manuel Pinto de Vilalobos no início do século XVIII, foram revisitados os territórios por ele cartografados, com especial atenção às povoações fortificadas junto ao rio Minho. Através da observação desses lugares no presente, procurou-se analisar como diferentes épocas coexistem no mesmo espaço, tanto nas formas construídas como nos vestígios que permanecem ou desaparecem. A paisagem (real ou construída) foi, aqui, entendida como um palimpsesto, onde camadas sucessivas de tempo se acumulam, se apagam parcialmente e se reescrevem. A fotografia foi utilizada como meio para observar, comparar e relacionar essas camadas temporais, revelando contrastes, permanências e transformações. O trabalho combina investigação teórica com prática visual, propondo uma leitura do território como um lugar de cruzamento entre passado e presente e a fotografia como uma forma de elaborar memórias e chamar a atenção sobre o que não é percetível.
- Inner Landscapes: illusion and reality through photographyPublication . Chornodid, Hanna; Leal, João; Alves, Cesário"Paisagens Interiores: ilusão e realidade através da fotografia" é um projeto dedicado à interpretação, por meio da fotografia, das experiências interiores no contexto da perda de uma realidade estável. O ponto de partida foi a experiência pessoal de migração e de viver entre dois países, acompanhada pela perda do lar e a ruptura com o modo de vida anterior. Nessas circunstâncias, a fotografia torna-se uma prática meditativa e um meio de registar perceções subjetivas — estados, memórias e respostas emocionais. O projeto investiga como a memória pessoal, as associações e as sensações visuais moldam uma nova sensibilidade à realidade, que deixa de ser percebida como coesa e estável. Por meio de experimentações com Polaroid e técnicas como dupla exposição, reflexos, transferência de emulsão de Polaroid e cianotipia, são criadas imagens que expressam estados emocionais e mentais. A linguagem visual do projeto remete para a estética da filosofia wabi-sabi, que valoriza o efêmero, o imperfeito e o incompleto. Paralelamente à componente visual, o projeto inclui uma investigação teórica sobre a abordagens filosóficas e artísticas da perceção da realidade. O projeto é uma tentativa de capturar o vestígio visual da paisagem interior — um espaço onde a história pessoal, a memória e o presente se fundem em imagens que expressam a fragilidade e a complexidade da experiência contemporânea. Ilusão e realidade entrelaçam-se nesse contexto: as memórias tornam-se tão significativas quanto os acontecimentos reais, e a imagem visual transforma-se numa forma de existência daquilo que escapa à fixação literal.
