ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Delgado, Paulo"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Burocracia docente e educação inclusiva: questões de eficiência eficácia e efetividadePublication . Araújo, Pedro Miguel da Silva; Delgado, PauloO presente estudo, que se insere num projeto alargado de investigação sobre burocracia docente em Portugal, aprovado pelo inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), debruça-se com particular atenção sobre o impacto das questões burocráticas associadas ao Decreto-Lei 54/2018, de 6 de julho, (DL 54/2018) na eficiência, eficácia e efetividade da implementação da educação inclusiva no nosso país. No estrito plano da estratégia de investigação apresentam-se as perceções dos docentes portugueses sobre o impacto das referidas questões, recolhidas através de um inquérito por questionário de âmbito nacional e através de alguns inquéritos por entrevista, com o propósito de responder em concreto à pergunta de partida, que, como é natural, tem um caráter tutelar em relação a todo este trabalho. No plano mais operacional, de apresentação de propostas para uma implementação eficiente, eficaz e efetiva do DL 54/2018, desenha-se um referencial de aferição dessa implementação, estabelecendo-se uma moldura que pode ser útil para a autoavaliação do processo de implementação contextualizada da educação inclusiva em cada escola e que se constitui simultaneamente como o principal resultado deste trabalho. Os capítulos iniciais são dedicados à necessária abordagem teórica das principais temáticas que enformam este estudo, bem como à descrição e à justificação da estratégia de investigação adotada.
- O impacto da formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, no percurso profissional dos estudantes.Publication . Sargento, Alexandre João Amorim de Oliveira; Delgado, PauloA investigação que constitui objeto deste projeto foi desenvolvida com o propósito de recolher informação sobre o impacto originado pela formação em Administração de Organizações Educativas, ao nível do Mestrado, em relação ao percurso profissional dos estudantes que o frequentaram. O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em administração escolar nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 5-10 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência no desenvolvimento e práticas profissionais dos estudantes que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). Para aprofundar esta reflexão, procuramos obter dados através do inquérito por questionário relativo à conclusão do mestrado em estudo e eventuais medidas que estejam a ser aplicadas pelas diversas instituições de ensino superior, para promover a sua conclusão. Os resultados obtidos poderão potenciar a introdução de possíveis melhorias em posteriores edições.
- O impacto do Pronatec Prisional na trajetória de vida dos apenados. um estudo de caso no Presídio Estadual de Júlio de CastilhosPublication . Cardoso, Maria Lúcia Viana; Delgado, PauloA assistência educacional para indivíduos privados de liberdade é um dos direitos garantidos constitucionalmente e regrados pela Lei de Execução Penal, que viabiliza remição de pena e, sobretudo, cria condições de ressocialização. O presente estudo propõe analisar a realidade de um grupo de apenados do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos que concluíram cursos do Pronatec Prisional e assim, obter subsídios para averiguar se a ação foi exitosa e se de fato colaborou para a formação e ressocialização destes egressos. Com o intuito de situar o leitor dentro deste panorama, a pesquisadora expõe dois contextos: o prisional e o educacional, bem como apresenta o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e as ações desenvolvidas no âmbito do Pronatec Prisional. A investigação partiu de um estudo de caso cuja metodologia quali-quantitativa baseou-se em entrevistas e aplicação de questionários, retratando o ponto-de-vista dos vários sujeitos envolvidos (ex-alunos, servidores penitenciários, coordenação do programa e professores). Da referida investigação foi possível verificar o impacto das ações realizadas, detectar alguns pontos a serem aprimorados e concluir que as políticas públicas vinculadas à educação em ambientes prisionais são, de fato, imprescindíveis para que indivíduos privados de liberdade estejam preparados para um recomeço em sociedade.
- O Modelo de gestão do programa de alimentação estudantil no IFFarroupilhaPublication . Sott, Denize Maria; Delgado, PauloEsta pesquisa objetivou identificar as vantagens e as desvantagens das modalidades de terceirização da mão de obra e de terceirização integral no fornecimento de alimentação estudantil nos Campus Santo Augusto e São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha. Recolhe a opinião dos alunos sobre os serviços prestados nos refeitórios do IFFar, compara os métodos existentes adotados pela gestão e identifica custos de alimentação fornecida por diferentes formas de contratação, no fornecimento de alimentação estudantil, nos Campus estudados através de métodos estatísticos descritivos. Foram realizadas entrevistas com a Diretoria de Assistência Estudantil e com profissionais nutricionistas das duas Unidades de Ensino. Elaborou-se um questionário com questões sobre perfil e avaliação da satisfação da alimentação servida e da estrutura ofertada pelos refeitórios, com aplicação à 111 usuários/alunos, abrangendo os dois Campus. A maioria dos respondentes utiliza os refeitórios para alimentação diária, e usufrui das três refeições principais, considerando satisfatória as quantidades servidas e a estrutura geral dos refeitórios. Quanto aos itens avaliados insatisfatoriamente, merecem destaque a do Campus São Vicente do Sul, referente ao tempo de atendimento ao alunado, e do Campus Santo Augusto referente ao espaço físico do refeitório considerado como insuficiente, aspecto que, possivelmente, está relacionado à grande quantidade de alunos que utiliza, ao mesmo tempo, o espaço destinado à alimentação. As diferentes formas de contratação das Unidades demonstram que ambas atendem ao objeto contratual, com o diferencial de custos, uma vez que, o Campus Santo Augusto terceiriza todo o fornecimento da alimentação e o Campus São Vicente do Sul somente a mão de obra, sendo os insumos para preparação do cardápio, fornecidos pela Contratante, proporcionando um custo menor, bem como maior inserção dos estudantes no processo de aprendizagem.
- A participação das crianças/jovens nos centros de Acolhimento ResidencialPublication . Silva, Anabela Madanços da; Delgado, PauloEste trabalho tem como objetivo identificar e refletir sobre a participação que as crianças têm num centro de acolhimento. Na revisão teórica, procura-se definir conceito de participação, as fases a ele associadas e os seus princípios. Ressalva-se ainda a importância da participação da criança, para assegurar o seu desenvolvimento integral. Nesse seguimento, faz-se uma breve abordagem à promoção e proteção das crianças, ao sistema de acolhimento residencial e à participação neste contexto específico. A investigação empírica foi realizada num centro de acolhimento, onde se procuraram determinar as perceções dos elementos da equipa técnica, da equipa educativa e das crianças. A partir dos resultados da investigação, constrói-se uma linha orientadora para elaborar um plano de ação para o centro de acolhimento em causa, definindo-se um conjunto de atividades para promover a participação das crianças no centro de acolhimento. Em suma, a realização deste trabalho procura assinalar e promover a participação nas instituições sociais, pois só desta forma é que possível melhorar o funcionamento da instituição e o desenvolvimento social e pessoal das crianças.
- O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como alternativa ao Processo Administrativo Disciplinar (PAD) na responsabilização dos servidores no Instituto Federal Farroupilha . vantagens e desafiosPublication . Gastaldo, Melissa Reghelin; Delgado, PauloO Termo de Ajustamento de Conduta e o Processo Administrativo Disciplinar são duas formas diferentes utilizadas pela Administração Pública em casos de má conduta de servidores públicos. O escopo precípuo da presente dissertação é expor o Termo de Ajustamento de Conduta de servidores, as oportunidades e os desafios derivados de sua utilização para a Administração Pública e para os próprios servidores públicos. Esta análise é realizada considerando-se o universo do Instituto Federal Farroupilha, que é uma organização educativa e, como tal, possui suas peculiaridades, as quais também foram abordadas, sobretudo, as questões do controle hierárquico e do poder disciplinar da administração. Conceitos, princípios, natureza, legislação referentes ao PAD e ao TAC, entre outros aspectos, foram aprofundados. Uma pesquisa nos processos e termos finalizados existentes foi realizada, colacionando-se dados importantes, como tempo de duração, tipo de faltas cometidas e parecer final, dentre outros. Por último, foram coletados os pareceres da Comissão formada para conduzir os processos e os termos, a fim de captar a opinião de cada um deles, baseada na sua própria experiência, a respeito dos tipos e suas particularidades, extraindo-se as vantagens e desvantagens. Os modelos sofrem, ao longo do estudo, uma comparação em toda a sua extensão, objetivando-se ampliar e aprofundar o conhecimento sobre ambos e visualizar um resultado sobre sua efetividade e aplicabilidade.