ESTG - DM - Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - DM - Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança by advisor "Faria, Hélia de Jesus"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Identificação de Perigos e Avaliação dos Riscos no Setor das Inspeções AutomóveisPublication . Lopes, Hugo Flávio Oliveira; Faria, Hélia de JesusCom o parque automóvel a crescer cada vez mais em Portugal, as empresas afetas ao setor devem acompanhar essa evolução. O reflexo desse aumento é o número de colaboradores que tem vindo a crescer nos últimos anos que trabalham direta ou indiretamente no setor automóvel. O setor em es-tudo, de inspeções automóveis, não foge à regra e conta com uma evolução anual a cada ano, do número de inspeções automóveis efetuadas, o que em contexto de SST-saúde e segurança no traba-lho tem reflexo na exposição cada vez maior aos perigos inerentes da atividade. O tema em estudo é pertinente no contexto da literatura disponível, pois na relação específica a este setor é muito escas-sa. Este tema inovador tornou-se uma oportunidade para desenvolver este projeto, pois ficaram co-nhecidos resultados de SST que até à data ainda não tinham sido estudados, e que podem ser utili-zados no apoio a todas as organizações afetas ao setor, resultando numa melhoria da prevenção através da adaptação dos organismos de ITV-Inspeção Técnica de Veículos a esta realidade. A meto-dologia adotada consistiu numa revisão de literatura e recolha de informações em entidades relacio-nadas com o tema de estudo, entrevistas aos colaboradores da organização onde foi efetuado o es-tudo e uma avaliação “In situ” da qualidade do ar e ambiente térmico. Após a análise destes dados elaborou-se uma avaliação de riscos utilizando o método William T. Fine, NTP 330 e a norma ISO 7730:2005, podendo o estudo servir como ponto de referência para outras entidades que se revêm neste problema e queiram aproveitar os resultados obtidos. Investigação-ação para tornar estes lo-cais de trabalho num ambiente mais seguro para a segurança dos trabalhadores, com reflexo no ab-sentismo que também é de extrema importância para a gestão de topo da organização.
- Implementação de um Sistema de Gestão Integrado da Qualidade e da Segurança e Saúde do Trabalho na empresa Felfi ShoesPublication . Ferreira, Sílvia Manuela Faria Abreu; Faria, Hélia de Jesus; Mota, Luísa Maria Gaspar Morgado daEste estudo investigou a eficácia da implementação de um sistema de gestão integrado da qualidade e segurança e saúde do trabalho (SGI-QSST) na empresa Felfi Shoes, dentro do contexto do setor de calçado em Portugal. A metodologia escolhida é a investigação-ação, uma abordagem que se adapta bem aos estudos práticos e que requer a participação ativa de múltiplas partes interessadas. A Felfi Shoes decidiu implementar o sistema de gestão integrado em qualidade e segurança e saúde do trabalho segundo a NP EN ISO 9001:2015 e a NP EN ISO 45001:2019, sendo o objetivo deste projeto a implementação dos sistemas adotados. Ao longo deste relatório será efetuado um breve enquadramento à temática em estudo e descrita a implementação do sistema de gestão integrado em qualidade e segurança e saúde do trabalho na empresa Felfi Shoes. Este estudo contribui para a compreensão dos desafios e benefícios da implementação de sistemas integrados de gestão em empresas do setor de calçado, fornecendo insights valiosos para futuras iniciativas de melhoria da qualidade e segurança ocupacional.
- Implementação do Sistema de Gestão Ambiental segundo a NP EN ISO 14001:2004Publication . Ribeiro, Tânia Catarina Pimenta Lopes; Laranjeira, Paulo Eduardo; Faria, Hélia de JesusO desenvolvimento económico tornou evidente a necessidade de se proceder a uma integração das questões ambientais nos sistemas de gestão, de modo a satisfazer as necessidades socioeconómicas. Otimizando a utilização dos recursos e prevenindo a poluição. Neste contexto a Gestão Ambiental constituiu um vector estratégico para as empresas que, num meio competitivo e em constante evolução, pretendem ter um crescimento sustentado no segmento de mercado. Após a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, organização poderá obter benefícios económicos provenientes da análise que faz da utilização dos recursos, tais como a energia, a água e as matérias-primas, obtendo ganhos ao racionalizar a sua utilização.
- Tecnologias emergentes na segurança e saúde no trabalho: identificação, utilização e perceção pelos técnicos de SST em PortugalPublication . Queirós, José Pedro de Sousa Ferrás de; Faria, Hélia de Jesus; Correia, Aldina Isabel de AzevedoA segurança e saúde no trabalho (SST) desempenha um papel vital na promoção do bem-estar dos colaboradores e na eficiência organizacional. Esta dissertação investiga a relação entre as tecnologias emergentes e a SST, uma área de crescente importância à medida que a tecnologia continua a moldar o ambiente laboral. A pesquisa envolveu a identificação das tecnologias emergentes relevantes para a SST e a avaliação da sua utilização e perceção pelos técnicos de SST em Portugal, por meio de questionários.