ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Estudos Profissionais Especializados em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativas by advisor "Castro, Dora Maria Ramos Fonseca de"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Os apoios educativos na construção do sucesso educativo: um estudo de caso num Território de intervenção prioritáriaPublication . Guterres, André Filipe Antunes; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deO maior desafio da escola atual é conjugar a escolaridade obrigatória e universal com a ânsia do sucesso educativo. Uma escola justa e democrática não pode limitar-se a selecionar os que têm mais mérito, tem, obrigatoriamente, de se preocupar com aqueles que têm mais dificuldades em ter sucesso e que se vão autoexcluindo. Um dos dispositivos clássicos para potenciar os resultados académicos são os Apoios Educativos, porém no Agrupamento de Escolas X, um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), os resultados obtidos mantêm-se abaixo dos padrões nacionais. É este o ponto de partida do nosso estudo, pois, apesar do investimento considerável no aumento de apoios educativos neste Agrupamento, muitos alunos continuam a registar insucesso educativo.Partindo desta realidade percecionada com a análise documental sobre os Apoios Educativos neste Agrupamento, e após uma ação de acompanhamento da Inspeção Geral da Educação e Ciência, surgiu a necessidade de orientar o nosso olhar para uma análise de todo o processo dos apoios de modo a perceber como se pode otimizar o impacto dos apoios no sucesso dos alunos e, consequentemente, ter o reconhecimento exterior. Tendo por base a análise de conteúdo das entrevistas a docentes de Português e Matemática, envolvidos no processo dos apoios educativos e do focus group realizado com alunos que beneficiaram destes apoios educativos, e suportada por um enquadramento teórico e legal, delineou-se um plano de ação, que visa a melhoria do sucesso educativo de todos os alunos e envolve toda a organização escolar. Perceciona-se a preponderância da coordenação e da monitorização num processo que se pretende efetivo e não de simples receituário, mas acima de tudo, toma-se consciência que para funcionar é necessário que seja devidamente clarificado, sentido e apropriado por todos os atores envolvidos.
- Construção de um dispositivo de autoavaliação com a colaboração dos docentesPublication . Ribeiro, Íris Daniela Teixeira; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deNa atualidade, face à emergência de políticas educacionais influenciadas pela globalização, a avaliação das instituições escolares tem vindo a constituir-se como um instrumento para regular, garantir e acompanhar a melhoria da qualidade nos sistemas de ensino. A Lei nº31/2002 de 20 de dezembro implicou nas escolas o desenvolvimento de dispositivos, instrumentos e processos diversos de avaliação tendo como um dos seus objetivos a promoção da melhoria de qualidade do sistema educativo. Não é qualquer forma ou modalidade de avaliação institucional e de autoavaliação que pode responder à multidimensionalidade e complexidade das escolas públicas enquanto organizações educativas específicas. Pelo facto de não existirem escolas iguais, a avaliação da escola deverá ser diferenciada e ajustada às realidades organizacionais para constituir um efetivo instrumento de desenvolvimento. O estudo empírico realizado no agrupamento X pretendeu recolher as perceções dos docentes do agrupamento em relação aos mecanismos de autoavaliação para a posterior elaboração de um dispositivo de autoavaliação. Este estudo permitiu reconhecer a importância atribuída aos processos de autoavaliação na promoção da melhoria da organização e do sucesso educativo dos alunos, bem como os constrangimentos associados a estes processos, sendo também apresentadas propostas para que este instrumento seja eficaz. Os resultados deste estudo foram as linhas orientadoras para a construção de um dispositivo de autoavaliação para o agrupamento X com a colaboração dos docentes, desenvolvendo um plano de ação com atividades definidas. Espera-se dar um contributo para implementar mudanças significativas, com vista à promoção de uma cultura de autorreflexão, de autoavaliação e de desenvolvimento sustentado da escola.
- Gestão educacional participativa: Avaliação dos impactos provenientes da parceria escola/empresa - estudo de caso na escola de educação básica de Tucurui-paPublication . Silva, Edilene de Sousa; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deEste estudo investigou a importância da parceria da escola-empresa, como contribuição para a qualidade da educação básica, numa perspectiva de gestão educacional. Foi utilizada a abordagem qualitativa e quantitativa, com a participação de gestores e corpo docente, sendo eles, do sistema educacional do município, da escola de educação básica da rede pública e empresa parceira. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados apontam que, tanto a gestão educacional, quanto a gestão da empresa, valorizam e consideram importante o processo de parceria para a melhoria da qualidade da educação, considerando que a escola por si só, não dá conta do processo educacional, principalmente, nesse mundo tão complexo. Portanto, faz-se necessário, a participação dos diversos segmentos da sociedade, tanto do setor público, quanto do setor privado. O estudo mostra também, que são muitas as dificuldade que gestão educacional enfrenta para dar continuidade nos projetos que foram implantado em parceria com a empresa, pois, faltam recursos materiais, profissionais qualificados e carga horária específica, no caso do estudo, em educação ambiental. Assim, este trabalho pretendeu colaborar com as discussões sobre a importância do processo de parceria na área educacional, considerando sua importância e relevância. Portanto, entendemos que o assunto deve ser tratado a nível de alta gestão, pois, essa processo de parceria precisa fazer parte do currículo educacional e formalizado um termo de cooperação, com objetivos, metas e prazos definidos.
- Municipalização da educação?: O programa APROXIMARPublication . Freitas, Maria Agostinha Ribeiro de; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deA contemporaneidade exige que nos tornemos cada vez mais capazes de responder eficazmente às necessidades de mudança, exige que localmente sejamos capazes de responder aos problemas que a sociedade nos coloca e deve, essa mesma sociedade, ser parte da solução para o problema. É urgente aproximar as respostas das pessoas para que as respostas possam ser contextualizadas. A municipalização da Educação ocupa um lugar importante no fenómeno da descentralização e desconcentração de poder. Contudo há muitos receios neste processo que está muito dependente das vontades políticas dos intervenientes. Ao longo do projeto procurou-se perceber qual o envolvimento das partes no processo da municipalização da Educação, mais propriamente, no concelho de Matosinhos, com o Programa APROXIMAR. Aproximar o Ministério da Educação, o Município de Matosinhos e os Agrupamentos de Escolas. Houve a preocupação de se proceder a uma análise de modo a identificar os meios como o programa é operacionalizado pela autarquia, os recursos que envolve e a perceção que tinham os entrevistados. Entendeu-se com a realização das entrevistas que um dos entraves à plena realização do Programa APROXIMAR está na matriz de responsabilidades mas antecede-lhe a ausência de diálogo que se traduza em reais compromissos de trabalho conjunto em prol do bem comum que é a educação. É precisamente na criação de uma rede de comunicação entre os intervenientes que se investe neste projeto com o intuito de posteriormente se discutir a matriz de responsabilidades e só depois decidir os caminhos a seguir nas lógicas de atuação da educação.
- O processo de Transição entre o JI Passinhos de Rei e o Agrupamento Soares dos Reis – um estudo de casoPublication . Ferreira, Tânia Marisa Sousa; Castro, Dora Maria Ramos Fonseca deO estudo que se apresenta emerge de um projeto de investigação que tem como eixo estruturador a temática do processo de transição das crianças do Jardim de Infância Passinhos de Rei para as escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Soares dos Reis. Com este estudo pretende-se investigar e refletir os discursos e as práticas dos Educadores e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico para que a transição entre ciclos ocorra, conferindo a cada um a função de completar, aprofundar, integrar e alargar o ciclo anterior na construção de projetos integrados e articulados. O quadro teórico e legal, exposto em dois capítulos, apresenta o ponto de vista de diversos investigadores sobre a problemática da transição entre o pré-escolar e o primeiro ciclo, como atitude reflexiva, formativa e promotora de mudança. Trata-se de um estudo exploratório, onde foi utilizado um inquérito por questionário, cujos resultados foram complementados pela realização de uma análise documental e documentos das práticas orientadoras da atividade pedagógica das instituições estudadas. O estudo conclui que não se verificam efetivas evidencias de utilização de mecanismos/estratégias de transição do pré-escolar para o 1º CEB que possibilitem e/ou facilitem a adaptação da criança.