ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
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Browsing ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som by advisor "Magalhães, Eduardo Miguel Campos"
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- Áudio espacial na produção musical: o impacto da experiência imersiva na ótica do criadorPublication . Rocha, João Robim Dias; Marques, José Telmo Rodrigues; Magalhães, Eduardo Miguel CamposEste projeto tem como objetivo investigar os desafios envolvidos na composição, produção e mistura de um EP (Extended Play) utilizando áudio espacial com a tecnologia Ambisonics. A pesquisa aborda questões como o complexo encaminhamento de sinal em projetos Ambisonics, a escassez de plugins especializados, a necessidade de garantir a compatibilidade entre diferentes formatos de reprodução e o possível impacto na qualidade tonal. Apesar desses desafios, o estudo demonstra a viabilidade de produzir áudio espacial com Ambisonics e oferece sugestões para trabalhos futuros. Ao compreender e abordar essas questões, profissionais e investigadores de música podem aprimorar as suas habilidades na produção de áudio espacial e contribuir para o avanço das tecnologias nesse âmbito.
- Sci-Fi Pallete - livraria de presets para o sintetizador VitalPublication . Couto, Diogo Alexandre Rodrigues Ribeiro; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Magalhães, Eduardo Miguel CamposEste projeto de mestrado centra-se na exploração técnica e criativa do sintetizador Vital como ferramenta para a conceção de uma livraria de presets inspirada na temática da ficção científica. A livraria inclui presets com referências e inspiração em filmes e jogos, tanto clássicos como modernos, e também presets de inspiração livre focados em ambiências, personagens, armas, criaturas, veículos, entre outros. No domínio do design de som, a rápida evolução tecnológica tem proporcionado o surgimento de cada vez mais ferramentas com abordagens inovadoras, levando à necessidade de investigações aprofundadas. O foco desta pesquisa é singular, considerando que a livraria de presets foi concebida não apenas para a produção musical, mas principalmente como um instrumento puro de design sonoro, adaptável também a diferentes contextos, como filmes, videojogos ou paisagens sonoras. A metodologia adotada é compreensiva, envolvendo análise literária, interação com a comunidade do Vital, e extensa experimentação. Ao se centrar exclusivamente no sintetizador Vital, esta investigação realça a riqueza criativa que pode surgir ao se imporem restrições nas ferramentas utilizadas. Este estudo contribui de forma abrangente para o campo do design de som e concretamente para o campo do design e criação de livrarias de presets, identificando possíveis melhorias para a ferramenta e servindo como base para futuras pesquisas na área.