ESS - DM - Fisioterapia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - DM - Fisioterapia by advisor "Amaral, Luísa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comparação dos efeitos da implementação dos programas FIFA 11 + KIDS e FIFA 11 na taxa de incidência lesiva, no desempenho motor e no custo-benefício em jovens futebolistasPublication . Bastos, Ana Júlia Calado Pereira; Rodrigues, Elisa; Amaral, LuísaOs programas de aquecimento “FIFA 11+” e “FIFA 11+ KIDS” têm sido muito aplicados como alternativa ao programa de aquecimento tradicional no futebol. Apesar da sua utilização ser cada vez mais frequente, a evidência de qual dos programas é mais eficaz ainda é controverso. Avaliar e verificar as diferenças de eficácia do programa de aquecimento “FIFA 11+ KIDS” VS “FIFA 11+” no futebol em crianças na taxa de incidência em lesão, no desempenho motor e nos custos associados às lesões. Foi realizada uma revisão sistemática utilizando três bases de dados PubMed, PEDro, Cochrane com os termos de pesquisa “FIFA 11+ KIDS”, FIFA 11+, “football”, “Kids, “physical performance”, “injury”, “prevention”, “motor performace” e “cost effectiveness”. Foram incluídos apenas estudos randomizados controlados em inglês. A avaliação metodológica dos artigos foi feita por dois revisores independentes utilizando o Cochrane Risk of Bias Tool. A pesquisa de 756 artigos resultou em 6 estudos incluídos. Verificou-se que a aplicação do programa “FIFA 11+ KIDS” parece contribuir na prevenção de lesões em comparação com outros grupos de controlo. Os dados obtidos evidenciam que o programa “FIFA 11+ KIDS” é eficaz na redução das taxas de lesão, na melhoria no desempenho motor e na redução dos custos de saúde.
- Efetividade da mobilização com movimento (MWM) no tornozelo após entorses em inversão: revisão com meta-análisePublication . Almeida, Diana Vanessa Fernandes; Amaral, Luísa; Carvalho, PauloA entorse do tornozelo é considerada uma das lesões mais frequentes entre a população fisicamente ativa. Os indivíduos com história de entorse isolada ou recorrente referem frequentemente instabilidade do tornozelo e diminuição da capacidade funcional, tendo em comum um défice de amplitude de dorsiflexão. As técnicas conhecidas como mobilizações com movimento (MWM), descritas por Mulligan, têm sido propostas como técnicas de terapia manual usadas em disfunções músculo-esqueléticas. Objetivo: A revisão visa verificar a efetividade da MWM no tornozelo em indivíduos com entorse em inversão. Métodos: Realizou-se uma pesquisa na Physiotherapy Evidence Datase (PEDro), PubMed, Science Direct, e no motor de busca B-on. Esta foi realizada de acordo com os termos referentes à questão de pesquisa. Após a seleção inicial dos estudos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão e a leitura do full texto, foi realizada a análise de qualidade com recurso à escala Critical Appraisal Skills Programme (CASP). A meta-análise foi efetuada com a medida do movimento de dorsiflexão, usando a diferença das médias. Resultados: Conduziu-se a revisão com seis artigos publicados entre 2004 e 2015. Todos os estudos evidenciaram melhorias, estatisticamente significativas, no que diz respeito ao incremento da amplitude de movimento e apenas um apresentou resultados significativos referentes ao controlo postural e à instabilidade. Com o recurso à meta-análise comprovou-se a efetividade da MWM no incremento da amplitude de movimento de dorsiflexão do tornozelo. Conclusões: A mobilização com movimento demonstrou ser uma mais-valia no incremento da amplitude de movimento, melhoria do controlo postural e diminuição da sensação de instabilidade do complexo do pé. Em relação à dor e funcionalidade, não se evidenciou resultados estatisticamente significativos. Com o recurso à meta-análise comprovou-se a efetividade da MWM no incremento de movimento de dorsiflexão.
- Estudo comparativo do conceito de Mulligan e a aplicação de kinesio taping na epicondilite lateralPublication . Parreira, Filipa Soares; Amaral, Luísa; Carvalho, PauloIntrodução: A epicondilite lateral (EL) é uma das lesões mais comuns que afeta o membro superior, caracterizada pela dor lateral do cotovelo. Na literatura são descritas diferentes opções de tratamento para a EL mas sem existir consenso sobre a estratégia de intervenção com maior eficácia. A mobilização com movimento (MWM) e aplicação de kinesio taping (KT) tem apresentado bons resultados na melhoria da dor e funcionalidade e no aumento de força de preensão. No entanto, não existe estudos a comparar a efectividade das duas técnicas. Objetivo(s): Analisar e comparar os efeitos da técnica mobilização com movimento (MWM) em relação à aplicação de kinesio taping (KT), na dor, na força de preensão e na funcionalidade em indivíduos com EL. Métodos: Foram incluídos 39 participantes com EL, divididos em três grupos, um grupo de controlo (GC) e dois grupos experimentais, sendo um grupo submetido a uma das técnicas do conceito de Mulligan (GEM) e um grupo submetido a uma aplicação de KT (GEKT). Foram avaliadas a intensidade da dor através da Escala Visual Analógica (EVA), a força de preensão isométrica através de um dinamómetro digital e a funcionalidade através do questionário Patient-Rated Tennis Elbow Evaluation (PRTEE). Resultados: Observaram-se diferenças significativas entre o momento inicial e o momento final de intervenção em todos os grupos em estudo (p≤0,018). Ao analisar a EVA, a força de preensão e o questionário PRTEE, os grupos experimentais obtiveram melhores resultados relativamente ao GC (p<0,001). Comparando os dois grupos experimentais, o GEM apresentou melhores resultados na dor (p=0,012) e na funcionalidade (p=0,001). Conclusão: Ambas as técnicas estudadas promovem melhorias na sintomatologia em indivíduos com EL. Contudo, os resultados sugerem que a aplicação da técnica de Mulligan produz um maior efeito na diminuição da dor e no aumento da funcionalidade, comparativamente à aplicação de KT.