Browsing by Issue Date, starting with "2017-11"
Now showing 1 - 10 of 116
Results Per Page
Sort Options
- Efeitos da mobilização póstero anterior unilateral da coluna lombar na extensibilidade neura e muscular dos isquiotibiais bilateralmentePublication . Hilário, Daniela Ferreira; Rodrigues, ElisaIntrodução: são escassos os estudos que analisem a relação entre a mobilização póstero anterior (PA) unilateral da coluna lombar com a extensibilidade neural e muscular dos isquiotibiais. Apesar de se saber que existe uma relação significativa entre os fatores descritos, desconhece-se ainda os efeitos que ocorrem após 72h da mobilização, bem como o que essa técnica provoca ao membro contralateral. Objetivos: estudar os efeitos da mobilização unilateral PA zigoapofizária de T12/L1 a L5/S1 em ambas as componentes dos isquiotibiais (muscular e neural) logo depois da mobilização e com um follow-up até às 72h. Aferir os efeitos da mobilização lombar unilateral nos isquiotibiais contralaterais. Métodos: estudo prospetivo do tipo experimental, numa amostra de 26 indivíduos (19 a 35 anos), distribuídos aleatoriamente em dois grupos (experimental – GE – e controlo – GC). Foi constituído por 4 momentos de avaliação, antes da aplicação da técnica (M0), resultados imediatos (M1) e follow-up de 24 (M2) e 72h (M3) após a técnica de mobilização grau III de Maitland das articulações zigoapofisárias T12/L1 a L5/S1. Recorreu-se ao SLR para medir a extensibilidade neural (ICC 0,930,97). Para a extensão passiva do joelho de forma a medir a extensibilidade muscular dos isquiotibiais utilizou-se o PKE (ICC 0,91-0,98). Recorreu-se a um inclinómetro para medir as amplitudes de movimento. Efetuou-se o SLR e o PKE bilateralmente. Foi utilizado o teste t para amostras independentes, o teste t para amostras emparelhadas e o teste ANOVA de medidas repetidas para α=0,05. Resultados: no PKE não se observaram diferenças significativas no que toca à comparação entre momentos. Já no SLR observaram-se diferenças significativas nos dois grupos entre os momentos, sendo que em ambos os grupos o M0 foi sempre menor que os outros momentos (p<0,05), e no membro ipsilateral do GE, M1 ainda foi menor que M2 (p=0,034). Nem no PKE nem no SLR foram observadas diferenças significativas entre os grupos em nenhum dos momentos. Contudo, no SLR, notam-se diferenças significativas entre os dois grupos nos vários momentos quando comparados com M0, em ambos os membros (p<0,001). No PKE existe uma diferença significativa entre os grupos do momento M0 para M1 (p=0,047), notando-se sempre uma tendência decrescente em ambos os membros, mais acentuada no GE. Conclusão: neste estudo uma mobilização PA unilateral grau III a uma frequência de 2Hz nos níveis T12/L1 a L5/S1, durante 30 segundos por articulação, resultou num aumento imediato na média do SLR e do PKE bilateralmente. Esse aumento manteve-se durante 72h.
- O humor como procedimento literário e estratégia pedagógica em O Elefante não Entra na Jogada, de António TorradoPublication . Cristina Vasconcelos de Macedo, Anaa reflexão de Baudelaire sobre o riso não nos interessa particularmente para o comentário que nos propomos fazer a O Elefante não Entra na Jogada, do ficcionista, dramaturgo, poeta e argumentista António Torrado (Lisboa, 1939), obra publicada pela primeira vez em 1985, na coleção ASA Juvenil , mas serve-nos de ponto de partida para demonstrar como o recurso à palavra escrita rivaliza com a expressão de paixões (termo tomado aqui na aceção kantiana) através da gestualidade própria da pantomina ou pantomima.
- Efeitos imediatos da indução miofascial do quadrado lombar no controlo postural em pé em indivíduos assintomáticosPublication . Fernandes, Ana Rita Pereira; Pinheiro, Ana Rita; Cunha, Christine; Carvalho, PauloIntrodução: O Controlo Postural (CP) é um processo neural complexo fundamental para a manutenção da verticalidade na posição de pé, que envolve estabilidade e orientação dos segmentos corporais, permitindo uma adaptação constante ao meio. Esta adaptação depende da informação aferente proveniente dos recetores sensoriais localizados em várias estruturas, inclusivamente na fáscia. Várias têm sido as abordagens dirigidas à fáscia, entre elas a Indução Miofascial, apesar de existir pouca evidência sobre o seu efeito no CP. Objetivo(s): Analisar a influência da indução miofascial do quadrado lombar (IMQL) na orientação vertical do tronco e cervical e na estabilidade postural em pé. Métodos: O estudo foi um ensaio clínico randomizado controlado (RCT), duplamente cego. Dezasseis indivíduos, com idades entre 30 e 60 anos, foram aleatoriamente alocados em grupo placebo (GP) ou experimental (GIQL). Foi avaliada a orientação postural vertical através da análise dos ângulos sagitais da coluna cervical, torácica e lombar, pélvis e da verticalidade do trágus e do acrómio em relação ao maléolo lateral, e a estabilidade postural através da análise da variação do centro de pressão (CoP) na plataforma de forças. A extração e análise dos dados foi realizada através do software Qualisys Track Manager. Considerou-se um nível de significância de 0,05. Resultados: Foram obtidas diferenças estatisticamente significativas na orientação sagital da torácica para extensão e na orientação vertical do trágus e do acrómio em relação ao maléolo lateral, no sentido da posteriorização. A análise descritiva dos resultados indica maior tendência para a extensão linear e para a diminuição da variação do CoP no GIQL. Conclusão: A IMQL poderá ter um efeito imediato no aumento da verticalidade no plano sagital, sobretudo a nível da torácica, assim como na variabilidade do CoP, em indivíduos assintomáticos, na posição de pé.
- Efeitos da mobilização com movimento do astrágalo e da sua combinação com a tíbio-peronial inferior, em entorses crónicas do tornozeloPublication . Oliveira, Tiago João Faria de; Carvalho, PauloIntrodução: A entorse do tornozelo é a lesão mais frequente deste complexo articular. Para além da presença de uma lesão ligamentar também é muito frequente haver uma disfunção articular, nomeadamente uma falha posicional do astrágalo e da tíbio-peronial inferior (TPI). Segundo vários estudos, estas alterações mecânicas traduzem-se numa diminuição da amplitude de movimento (ADM) de dorsiflexão (DF) afetando diversas tarefas da vida diária, sendo considerada como um fator importante na recorrência das entorses. Apesar de já existirem estudos que avaliem os efeitos da mobilização com movimento (MwM) do astrágalo e da TPI, até ao momento, nenhum comparou esses efeitos com a combinação das duas técnicas. Objetivo(s): Comparar efeitos imediatos e tardios da MwM do astrágalo isoladamente com a combinação da MwM da TPI e do astrágalo, na ADM de DF e equilíbrio dinâmico, em indivíduos com entorse crónica do tornozelo. Métodos: Ensaio clínico randomizado e controlado, duplamente cego. Foram distribuídos aleatoriamente 21 indivíduos, com história de entorse unilateral do tornozelo e limitação da ADM de DF, por dois grupos experimentais (GE) e um placebo (GP). A ADM de DF foi avaliada através do Weight-Bearing Lunge Test (WBLT) e o equilíbrio dinâmico pelo Y Balance Test (YBT). As avaliações foram realizadas antes da intervenção e imediatamente, 10 minutos, 24 e 72 horas após a intervenção. Estatisticamente recorreu-se aos testes Kruskal-Wallis e Friedman, ambos com um nível de significância de 0,05. Resultados: No WBLT os GE apresentaram efeitos imediatos e tardios, em relação ao GP. Contudo, entre si não foram identificadas diferenças. No YBT o GE1 apresentou efeitos imediatos e tardios em relação ao GE2 e efeitos tardios em relação ao GP na direção póstero-lateral e ainda o GE1 apresentou efeitos imediatos e tardios em relação ao GE2 e ao GP na direção póstero-medial. Conclusão: Os resultados sugerem que tanto a MwM do astrágalo como a combinação da MwM da TPI e do astrágalo produzem efeitos significativos na ADM de DF. No equilíbrio dinâmico, a MwM do astráglo apresentou efeitos significativos nas posições póstero-lateral e póstero-medial.
- Efetividade da mobilização com movimento (MWM) no tornozelo após entorses em inversão: revisão com meta-análisePublication . Almeida, Diana Vanessa Fernandes; Amaral, Luísa; Carvalho, PauloA entorse do tornozelo é considerada uma das lesões mais frequentes entre a população fisicamente ativa. Os indivíduos com história de entorse isolada ou recorrente referem frequentemente instabilidade do tornozelo e diminuição da capacidade funcional, tendo em comum um défice de amplitude de dorsiflexão. As técnicas conhecidas como mobilizações com movimento (MWM), descritas por Mulligan, têm sido propostas como técnicas de terapia manual usadas em disfunções músculo-esqueléticas. Objetivo: A revisão visa verificar a efetividade da MWM no tornozelo em indivíduos com entorse em inversão. Métodos: Realizou-se uma pesquisa na Physiotherapy Evidence Datase (PEDro), PubMed, Science Direct, e no motor de busca B-on. Esta foi realizada de acordo com os termos referentes à questão de pesquisa. Após a seleção inicial dos estudos, seguindo os critérios de inclusão e exclusão e a leitura do full texto, foi realizada a análise de qualidade com recurso à escala Critical Appraisal Skills Programme (CASP). A meta-análise foi efetuada com a medida do movimento de dorsiflexão, usando a diferença das médias. Resultados: Conduziu-se a revisão com seis artigos publicados entre 2004 e 2015. Todos os estudos evidenciaram melhorias, estatisticamente significativas, no que diz respeito ao incremento da amplitude de movimento e apenas um apresentou resultados significativos referentes ao controlo postural e à instabilidade. Com o recurso à meta-análise comprovou-se a efetividade da MWM no incremento da amplitude de movimento de dorsiflexão do tornozelo. Conclusões: A mobilização com movimento demonstrou ser uma mais-valia no incremento da amplitude de movimento, melhoria do controlo postural e diminuição da sensação de instabilidade do complexo do pé. Em relação à dor e funcionalidade, não se evidenciou resultados estatisticamente significativos. Com o recurso à meta-análise comprovou-se a efetividade da MWM no incremento de movimento de dorsiflexão.
- Efeito da técnica energia muscular em doentes com disfunção temporomandibularPublication . Bártolo, Carina Isabel Rocha; Mesquita, CristinaIntrodução: Os pacientes com disfunção temporomandibular (DTM), apresentam frequentemente trigger point (TrP) do massetero, provocando limitação do movimento de abertura ativa da boca (AAB). Objetivos: Verificar qual o efeito imediato da TEM, aplicada no Masséter, na AAB e no limiar de dor à pressão (LDP) do Trp do masséter, em comparação com uma técnica placebo. Métodos: Uma amostra voluntária de 40 indivíduos foi dividida aleatoriamente por dois grupos. Inicialmente foi medida a AAB e LDP doTrp do masséter. Após a aplicação da TEM e da técnica placebo, nos respetivos grupos, a ABB e LDP foram reavaliadas, após 5 e 20 minutos. Resultados: Existem diferenças estatisticamente significativas, com aumento da AAB e diminuição do LDP. Conclusão: Os efeitos imediatos da TEM, neste estudo, foram significativos em relação à AAB, no entanto, em relação ao LDP diminuiu, a bibliografia aponta noutro sentido, diferente, dos resultados deste estudo.
- Effects of cycling computer workstation on cognitive function and work performancePublication . Santos, Ana Carolina da Silva; Santos, JoanaA exposição ocupacional a grandes períodos de tempo sentados tornou o local de trabalho uma oportunidade para melhorar a saúde dos adultos em geral, através da implementação de estações de trabalho ativas. O objetivo deste estudo é avaliar as diferenças no desempenho no trabalho e na função cognitiva, enquanto os participantes estão apenas sentados ou a pedalar. A amostra é constituída por 20 estudantes do género feminino, com idade entre 18 e 25 anos, com um Índice de Massa Corporal entre 18.5 – 25 kg/m2, sem lesões músculoesqueléticas e sem défice cognitivo, que realizaram tarefas de escritório ao computador. As participantes responderam ao questionário do Perfil de Estados de Humor em cada momento de avaliação. A velocidade e o número de erros cometidos na transcrição de um texto, a atenção seletiva, o controlo inibitório e o estado de humor foram estudados. Os resultados mostraram algumas diferenças significativas entre momentos de medição, o que pode permitir concluir que a prática e a familiarização com a tarefa são essenciais para uma melhor função cognitiva. As estações de trabalho ativas podem ser uma solução para reduzir o tempo sentado e o comportamento sedentário, sem comprometer a função cognitiva e a performance no trabalho.
- Mídias sociaisPublication . Cruz, Fernando Silvério; Lima, Ana Patrícia Pinto dePautando-se na importância da revolução tecnológica e no crescente uso das mídias sociais como ferramenta de marketing digital, este estudo tem como objetivo investigar, na perspectiva do marketing digital, se os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, são influenciados pelas mídias sociais e, em caso, afirmativo, como se dá essa influência. O estudo também objetiva a) mapear o perfil desses jovens nativos digitais como consumidores usuários de mídias sociais; b) identificar quais são as mídias sociais mais usadas e como são utilizadas por esses jovens; c) analisar se e como esses jovens são influenciados pelas propagandas veiculadas nessas mídias; d) investigar se e como essas mídias influenciam tais jovens em sua decisão de compra de produtos e serviços; e e) identificar qual mídia social mais influencia esses jovens em sua tomada de decisão em relação à compra. Foi um estudo de abordagem quantitativa, de natureza aplicada e de cunho descritivo, executado por meio de um levantamento censitário realizado em um Instituto Federal localizado no interior do estado de Minas Gerais, considerando-se alunos da geração Z, também denominados de nativos digitais, ou seja, aqueles nascidos entre 1990 e 2010. A escolha dessa população se deu em vista de sua inserção no mercado de consumo nos últimos anos e da influência que exercem sobre seus familiares quando da aquisição de produtos ou serviços. Conclui-se que as mídias sociais, aplicativos como Facebook, WhatsApp e Snapchat, influenciam de fato os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, na sua decisão de comprar, portanto devem ser usadas como estratégias de marketing digital pelas empresas.
- Different Uses for Remote Labs in Electrical Engineering Education: Initial Conclusions of an Ongoing ExperiencePublication . Pavani, Ana; Lima, Delberis A; Temporão, Guilherme P; Alves, Gustavo R.Laboratories are a fundamental part of engineering education due to the very nature of the engineering profession. This is a characteristic of all engineering courses, though it may vary from one curriculum to the other and even in the same curriculum. This paper is dedicated to the analysis of different applications of a remote lab in an Electrical Engineering curriculum. If the types of experiments it offers are concerned, it is classified as an Electric and Electronic Circuits lab; one in a set that also has Digital Electronics, Analog Electronics, Electrical Machines, Control Systems, etc. But it is not a traditional lab – it is a remote lab, with traditional components remotely accessed over the Internet. This work presents the preliminary results of the deployment of VISIR – a remote lab for Electric and Electronic Circuits in some courses. It discusses the different course contexts and how the use of VISIR was adapted to each one. Results of students’ opinions are presented and discussed.
- Papel atual da radiologia geral na avaliação de fetos e recém-nascidos post-mortemPublication . M. Figueiredo Correia, Ricarda; Cardoso, Paula; Botelho, Nuno Alexandre Rodrigues da Rocha; Ventura, Sandra RuaO grande leque de aplicações e potencialidades da imagem médica forense tem sofrido uma enorme expansão e desenvolvimento nos últimos anos. Este estudo pretende demonstrar o papel da osteometria radiográfica na orientação da autópsia de fetos ou recém-nascidos post-mortem. Em termos metodológicos, este estudo teve por base uma pesquisa bibliográfica extensa, seguindo-se de um estudo observacional e retrospetivo. De seguida procedeu-se à recolha de dados biométricos e antropométricos, obtidos a partir dos relatórios das autópsias e das radiografias apensas realizadas em 152 fetos e recém-nascidos com idades inferiores a um ano, no período do ano de 2014 a 2015, observando-se que os valores variam principalmente em função da idade gestacional. Como principal resultado constatou-se que existem evidências estatísticas na osteometria radiográfica dos ossos longos (r=0,529, p<0,01), cujas medidas se relacionam diretamente com a idade gestacional. Conclui-se, assim, que a avaliação radiográfica nas autópsias de fetos e recém-nascidos é importante na determinação do subdesenvolvimento fetal ou pós-natal.