ESS - DM - Terapia da Fala
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Browsing ESS - DM - Terapia da Fala by advisor "Alves, Susana Maria Capitão Silva"
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- Guidelines para avaliação e diagnóstico diferencial da linguagem em crianças bilinguesPublication . Gamboa, Raquel Tavares Luzia de Melo; Alves, Susana Maria Capitão Silva; Faria, Paula Cristina Trocado da CostaO bilinguismo ainda suscita dúvidas entre terapeutas da fala, especialmente ao nível dos procedimentos necessários para avaliação de linguagem e de diagnóstico diferencial com crianças bilingues. É fundamental considerar aspetos que irão surgir desde a sinalização/referenciação da criança até ao diagnóstico diferencial. Para estabelecer guidelines para avliação e diagnóstico diferencial com crianças bilingues é necessário esclarecer definições, identificar características do desenvolvimento destas, especificar aspetos que deverão constar no processo de avaliação e desmistificar conceitos que podem influenciar a decisão clínica do terapeuta da fala aquando da atribuição de diagnóstico. Como tal, realizou-se uma revisão de literatura e aplicou-se uma entrevista a terapeutas da fala especialista, a exercer em Portugal. Recorreu-se ao cruzamento de dados obtidos, através da análise de conteúdo, de forma a identificar a informação crucial a considerar no processo de avaliação. Aspetos como dados a recolher na anamnese, mitos a esclarecer, barreiras no contexto terapêutico, materiais utilizados, áreas de linguagem a abordar, necessidade de tradutor e diagnóstico diferencial foram devidamente analisados e explanados. Deste modo, a informação obtida foi organizada de forma a facilitar a sua utilização pelos terapeutas da fala, através da delineação de guidelines para avaliação de linguagem e diagnóstico diferencial de crianças bilingues.
- A influência do ruído na descriminação auditiva em contexto escolarPublication . Fortes, Raíssa Cristina da Graça; Alves, Susana Maria Capitão Silva; Simões, David Tomé BartolomeuAs escolas desempenham um papel crucial na educação e por isso, é fundamental que o ambiente escolar favoreça a aprendizagem dos alunos a par das condições de ensino dos professores. O ambiente acústico tem sido estudado devido ao impacto dos ruídos, que dificultam a discriminação auditiva, a compreensão em sala de aula e, consequentemente, o processo de aprendizagem. Compreender a influência do ruído na capacidade de discriminação auditiva em contexto escolar. Estudo observacional transversal analítico e comparativo, com elementos exploratórios. Participaram do estudo 29 crianças, das quais 25 eram normo-ouvintes e 4 apresentavam perda auditiva, com idades entre 6 e 11 anos (M=8,53), abrangendo o 1º e o 2º ciclo. Um teste de discriminação auditiva foi aplicado em três ambientes simulados diferentes. O desempenho das crianças normo-ouvintes foi superior, tendo-se verificado uma diferença significativa nos ambientes de sala de aula (p˂0,001) e no silêncio (p˂0,001). No silêncio o desempenho revelou-se superior comparativamente a condição de maior ruído. Os resultados destacam a importância da qualidade acústica nos ambientes escolares, evidenciando que o ruído impacta a discriminação auditiva, o desempenho e o bem-estar dos alunos. A relação sinal-ruído é crucial para a compreensão da fala e o desempenho académico, especialmente entre crianças em idade escolar.