ISEP - DM – Engenharia Mecânica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEP - DM – Engenharia Mecânica by advisor "Ávila, Paulo António da Silva"
Now showing 1 - 10 of 43
Results Per Page
Sort Options
- Análise do processo de desenvolvimento de novos produtos na indústriaPublication . Barbeitos, José Emílio Afonso; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da SilvaNo âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto do 2º ano do Mestrado em Engenharia mecânica – Ramo Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o presente trabalho enquadra-se na análise do processo de desenvolvimento de novos produtos na indústria, como suporte à gestão de projetos. No seguimento da necessidade que as empresas têm cada vez mais presente em investirem na melhoria do processo de desenvolvimento de novos produtos, isso conduz a uma garantia de cumprimento de prazos e qualidade, à redução de custos, aumento de vendas, aumento de receitas, satisfação de clientes, entre outros benefícios. O trabalho foi desenvolvido, na empresa Doureca Produtos Plásticos, Lda, no Departamento de Engenharia. À medida que o projeto de melhoria avançou, foi cativante observar como os resultados obtidos contribuíam para a alteração dos paradigmas de trabalho da empresa e o impacto na melhoria continua, em função do caminho traçado da busca da máxima eficiência e eficácia. As ferramentas de melhoria são o suporte ideal, que ajudam a atingir a meta da sustentabilidade dos negócios, mas o maior obstáculo, continua a ser o fator humano. A implementação destes sistemas de melhoria requer uma maior abertura para a utilização das respetivas ferramentas, e uma mobilização dos diferentes intervenientes com vista à obtenção de resultados. Após uma avaliação da situação inicial, foram identificados pontos a melhorar na organização, de seguida foi definida a visão do que deveria ser implementado tendo em conta a estratégia da empresa, e posteriormente executado um plano de implementação das melhorias. No decurso do trabalho foram implementadas novas ferramentas de auxílio para o desenvolvimento de novos produtos como suporte à gestão de projetos. Estas ferramentas são apoiadas na filosofia LEAN, de forma a eliminar desperdícios e criar valor através da melhor utilização dos recursos.
- Análise e implementação de melhorias no serviço Pós-Venda na área automóvelPublication . Santos, Cláudio Fernando Costa; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da SilvaNo âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estágio, pertencente ao segundo ano do Mestrado em Engenharia Mecânica – Ramo de Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o presente trabalho foi desenvolvido no Grupo JAP, Grupo do setor automóvel, desenvolvido especificamente no serviço pós-venda. Numa realidade bastante diferente de outros tempos onde havia grandes margens com a venda de produtos, hoje a realidade é bem diferente. Num contexto de competição global onde as margens são mais reduzidas, o serviço pós-venda, onde o cliente é acompanhado desde da compra até o fim de vida do produto, constitui uma fonte de receitas relevante bem como um diferenciador chave dentre as empresas de revenda automóvel. Por estas razões, são cada vez mais as empresas que seguem a filosofia Lean, orientando toda a sua estrutura produtiva no sentido de atingir zero desperdícios, sem interferir com a qualidade do produto final. A realização deste projeto teve como objetivo o desenvolvimento e adequação de ferramentas de melhoria e apoio ao serviço pós-venda no Grupo. Com a elaboração deste trabalho, pretende-se fazer uma análise a todo o processo do serviço pós-venda, identificando os problemas que ocorrem ao longo do processo e desenvolver um plano de ações de melhoria, utilizando para isso as ferramentas da metodologia Lean. Em primeiro lugar, fez-se uma análise do processo do serviço pós-venda e do serviço do armazém de peças, onde foram identificados alguns pontos de melhoria e recolhidos as primeiras informações para uma análise mais aprofundada de cada problema. Posteriormente, estabeleceu-se um plano de ações para eliminar ou minimizar os desperdícios encontrados no processo, aumentar a produtividade e a qualidade do serviço prestado ao cliente, e procedeu-se à implementação das melhorias. Após a implementação das melhorias, fez-se uma avaliação das mesmas e constatou-se um aumento de produtividade, uma redução de desperdícios e um aumento dos índices de qualidade. Em suma uma melhoria no serviço prestado ao cliente.
- Análise e proposta de melhoria ao sistema de gestão da qualidade, ambiente e energia ? FUTE, S.A.Publication . Ribeiro, Alexandre Kisker; Ávila, Paulo António da SilvaO trabalho que se apresenta neste documento foi desenvolvido na FUTE – Fábrica de Utilidades de Tubo, S.A, ao longo do período de estágio curricular, trabalho esse que vem dar resposta à necessidade da empresa manter os seus sistemas de gestão de qualidade, ambiente e energia devido à ausência prolongada do gestor responsável, e melhorar esses sistemas face à auditoria de acompanhamento de certificação desses sistemas marcada para setembro de 2017. Com o intuito de melhorar os processos do sistema de gestão da qualidade, ambiente e energia, na organização, foram considerados os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2008, NP EN ISO 14001:2012 e NP EN ISO 50001:2011, normas publicadas pela ISO e que servem de referencial que descreve os requisitos necessários para a implementação do sistema de gestão da qualidade, ambiente e energia numa organização. Regem-se por uma abordagem por processos, usando a metodologia PDCA, com o objetivo de garantir a satisfação dos requisitos do cliente e dar ênfase à melhoria continua. Após uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de contextualizar os objetivos, propôs-se um conjunto de subprojetos à gestão que, intercalados, viriam contribuir para a resolução do desafio de melhoria dos sistemas. Os subprojetos consistem na elaboração da revisão pela gestão de 2017, identificação de não conformidades nos sistemas e traçar o plano de ações para as resolver, rever e adequar os processos da empresa e participar no diagnóstico de ecoeficiência de 2017. Para além desses projetos assumiu-se as restantes responsabilidades do gestor dos sistemas, assim como todas as tarefas diárias associadas a essas responsabilidades. Ao longo do trabalho efetuado foram-se identificando lacunas e não-conformidades no sistema, corrigindo-se cada uma da maneira que se considerou mais adequada. Essas correções passaram tanto por ações individuais e pontuais como pelos 4 subprojetos descritos, contribuindo em conjunto para tornar o sistema de gestão de qualidade, ambiente e energia da FUTE melhor, mais eficaz e eficiente do que aquele que se encontrou inicialmente.
- Aplicação da Abordagem Kaizen Lean no Departamento de Logística no HGSAPublication . Coelho, Tiago Fernandes da Silva Montalvão; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da Silva; Caramalho, AlexandraO presente relatório de Dissertação surge no âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do 2º ano do Mestrado em Engenharia Mecânica – Ramo Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O objetivo principal do projeto foi a aplicação das metodologias Kaizen-Lean no departamento de logística do Hospital Geral de Santo António, tendo em vista a melhoria contínua nestas duas áreas distintas: - gestão do produto farmacêutico, desde que é identificada a sua necessidade no armazém central até à reposição pelo fornecedor e respetiva distribuição e entrega nos serviços clínicos utilizadores. Aqui estão também incluídos os processos de negociação e encomenda. - gestão do serviço de transportes incluindo os transportes de doentes, produtos e profissionais de saúde. Este projeto surgiu no seguimento de projetos anteriores desenvolvidos pelo Kaizen Institute Portugal, empresa de consultoria de melhoria contínua, no Centro Hospitalar do Porto – Hospital Geral de Santo António. Durante o trabalho recorreu-se à aplicação de ferramentas Kaizen Lean nomeadamente metodologias e ferramentas associadas ao TFM – Total Flow Management e ao TSM – Total Service Management, ferramentas estas integradas no Kaizen Management System. De salientar também a aplicação do Kaizen Change Management, com uma componente muito forte de aplicação do Kaizen Diário. O resultado final da aplicação destas ferramentas resultou na concretização dos objectivos traçados que foram propostos. Tais como o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua nas equipas de trabalho, organização dos postos de trabalho e redução dos stocks nos produtos farmacêuticos do Armazém de Produtos Farmacêuticos (APF).
- Aplicação da metodologia Kaizen em gestão de armazém de peçasPublication . Moreira, António Miguel Vieira; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da Silva; Oliveira, André PinhoNo âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estágio, pertencente ao segundo ano do Mestrado em Engenharia Mecânica – Ramo de Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto, o presente trabalho foi desenvolvido num estágio do Instituto Kaizen, empresa de consultadoria operacional, a qual interveio num projeto de melhoria contínua. O presente projeto foi desenvolvido na empresa AS Parts, especificamente no armazém retalhista de componentes de automóveis ligeiros (componentes mecânicos e de carroçaria). A crise económica de 2008, que à data ainda se faz sentir em Portugal, levou as empresas a adotarem medidas para ultrapassar este período difícil e ao mesmo tempo fortalecer as suas competências nucleares. Desta forma, este projeto teve como objetivo a implementação da metodologia Kaizen na AS Parts, de modo a se atingir uma filosofia interna de melhoria contínua. Neste projeto foi aplicado o pacote de ferramentas TFM – Total Flow Management, que se encontra integrado no Kaizen Management System. Neste caso de estudo recorreu-se essencialmente aos pilares de criação do “Fluxo de Produção” e do “Fluxo de logística Interna” de onde se salientam, entre as ferramentas utilizadas, a caixa de nivelamento na zona de expedição, o Kamishibai, como forma de auditoria interna, os 5s e o standard work. A implementação e aplicação de uma filosofia Kaizen na AS Parts possibilitou atingir os objetivos inicialmente definidos de redução de desperdício e aumento da produtividade. Como efeito da abordagem utilizada foi possível criar um fluxo dinâmico nas funções efetuadas na empresa, reduzir o tempo de picking e consequente resposta ao cliente, eliminar operações que não acrescentavam valor e criar fluidez no processo produtivo. Com corolário destas melhorias, foi possível observar-se um aumento significativo de produtividade na AS Parts e uma maior satisfação no atendimento aos clientes.
- Aplicação da metodologia SMED numa linha de envernizamento/pintura de revestimentos de cortiçaPublication . Ferreira, Filipe Renato dos Santos; Ávila, Paulo António da Silva; Bastos, João Augusto de Sousa; Sérgio, AntónioO presente trabalho visa a redução do tempo de mudança de produção e consequente aumento de produtividade de uma linha de envernizamento/pintura integrada na empresa Amorim Revestimentos SA, unidade S. Paio de Oleiros, que se dedica à produção de pisos flutuantes. Esta necessidade surgiu pelo facto desta linha de produção ser um ponto de estrangulamento do processo produtivo no departamento em que está inserida, devido principalmente à diminuição do tamanho de lotes e aumento da variedade de artigos a produzir. O trabalho envolveu as várias etapas da ferramenta SMED às quais está inerente a aplicação da técnica 5S às máquinas e ferramentas garantindo, assim, o posto de trabalho arrumado, limpo, seguro e com tudo pronto a ser utilizado. Aplicou-se a ferramenta SMED a dois tipos de mudança de acabamento e à mudança de rolo de pintura. Após a implementação desta ferramenta verificou-se uma redução de tempos de 37% (48 para 30 minutos) na mudança de pintura e acabamento de verniz, reduziu-se 25% (32 para 24 minutos) na mudança só de pintura e 13% (46 para 40 minutos) na mudança de rolo de pintura. Estes resultados foram alcançados através da redução do tempo das tarefas externas e internas e transformação das tarefas internas em externas consequentes da aplicação de um conjunto de ações de melhorias. Também foi fundamental a alteração do método de trabalho e a organização geral do posto de trabalho, no que diz respeito à repartição equilibrada das tarefas pelos dois operadores, alteração do sequenciamento das tarefas e aplicação da técnica 5S. As soluções encontradas estão sendo monitorizadas através do registo efectuado pelos operadores e realização de auditorias internas para garantir a perpetuação dos resultados.
- Aplicação de metodologias lean na manutenção da simoldes açosPublication . Treno, Nuno Alfredo Morais; Bastos, João Augusto de Sousa; Ávila, Paulo António da Silva; Pereira, DomingosO trabalho presente nesta dissertação incidiu sobre a aplicação das metodologias Lean no âmbito da manutenção de uma empresa metalomecânica de produção de Moldes – Simoldes Aços. No atual enquadramento, com os mercados nacionais e internacionais debaixo de feroz competição, as empresas são obrigadas a estudar métodos e técnicas que permitam eliminar desperdícios, reduzir custos e tempos de produção, ao mesmo tempo que são exigidos maiores níveis de qualidade dos produtos fabricados com vista ao aumento da competitividade. Sendo a Manutenção uma área funcional com um impacto elevado no desempenho da produção, é percebido que o desempenho desta, tem influência direta no comportamento do fluxo produtivo e nos respetivos níveis de eficácia e eficiência. No decorrer do trabalho desta dissertação de mestrado foi realizada uma análise abrangente do estado atual do sector de atividade de manutenção na empresa SIMOLDES SA, o que permitiu identificar as áreas e os pontos a intervir e desenhar as soluções de melhoria na atividade de manutenção. Na fase concludente do trabalho foram implementadas algumas dessas propostas de melhoria, ao passo que outras ficaram agendadas para futura implementação. Na base do trabalho desenvolvido esteve a metodologia Lean, que apresenta um papel relevante na implementação de uma abordagem integrada da função manutenção na manutenção dos objetivos da produção. O presente projeto baseou a sua estratégia de implementação na aplicação da ferramenta do 5S’ em paralelo com o TPM (Total Productive Maintenance). Ambas as ferramentas visam a redução de desperdícios e o aumento da fiabilidade dos processos, pelo aumento da disponibilidade dos equipamentos, da melhoria do desempenho dos processos e da plena integração de todos os colaboradores no processo de fabrico. Com a implementação das melhorias propostas, foram observados melhorias significativas no fluxo das atividades da manutenção, assim como uma maior visibilidade das mesmas em todo o processo produtivo.
- Contribuição para a melhoria do desempenho do laboratório LERPublication . Leite, Márcio José Cardoso; Ávila, Paulo António da SilvaEste trabalho tem como propósito perceber de que forma tem evoluído o laboratório de estudos de ruído (LER) no Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM) no que diz respeito à sua sustentabilidade económica e apresenta propostas para a sua melhoria de desempenho. Com o levantamento efetuado da demonstração de resultados dos últimos anos (2004 – 2015) verificou-se que entre 2004 e 2008 favorável, entre 2009 e 2012, foi decrescente e entre os anos de 2013 e 2015 foi equilibrada. A tendência decrescente motivou a necessidade de atuar ao nível da redução de custo, o que a curto prazo deu origem a uma demonstração de resultados equilibrada nos os anos de 2013 e 2015. Procedeu-se à análise mais pormenorizada da evolução da procura ao laboratório LER e de que forma o laboratório LER deu resposta a essa procura, através dos orçamentos efetuados, a taxa de aceitação dos orçamentos e as ordens de execução geradas. Identificou-se alguns dos fatores externos e internos que pudessem estar na origem da evolução. Efetuou-se uma análise às várias tarefas que compõe o processo produtivo do laboratório, de que forma se encontravam distribuídas e o tempo associado a cada uma dessas tarefas. Concluiu-se que o tempo consumido a desenvolver determinadas tarefas, nomeadamente na elaboração de relatórios, fossem passíveis de melhoria. Apresentaram-se 3 propostas enquadradas com as necessidades do laboratório LER, cujas validações apontam para ganhos consideráveis. Na 1ª proposta obtém-se ganho na redução do tempo de execução dos relatórios de entre 2 a 5 horas, com consequente redução de custos ao laboratório LER e com um aumento da faturação que podem variar entre 2,6% e os 6,5%. Na 2ª proposta obtém-se ganho no aumento da faturação de 3,2% por ano bem como a maior dedicação aos ensaios que apresentam maior impacto na faturação. Na 3ª proposta obtém-se um ganho de 57% de aumento da faturação tendo por base a contratação de um novo elemento em regime de estágio, ganho na qualidade e flexibilidade fruto da divisão de tarefas e o tempo ganho, permitindo a redução do tempo de resposta a clientes. Com o trabalho desenvolvido conseguimos aumentar o desempenho financeiro através do aumento da faturação em 66%, aumento da qualidade na redução do erro humano, aumento do tempo para garantir a aproximação ao cliente, através da redução do tempo de execução de relatórios e da divisão de tarefas, promovendo-se ainda a possível redução do custo a imputar aos clientes com o intuito de garantir o aumento de aceitações.
- Desenvolvimento de um jogo de simulação do sistema de produção LEAN ferramentas: 5S, organização de layout e TPMPublication . Ferreira, Nuno Filipe Faria; Ramos, A. G.; Lopes, Manuel Joaquim Pereira; Ávila, Paulo António da SilvaO Lean Thinking (Pensamento Magro) baseia-se no Sistema Toyota de Produção, também conhecido pela sigla TPS (Toyota Production System). Foi desenvolvido em ambiente fabril, em particular na indústria automóvel, por Taiichi Ohno (1988) com o principal objectivo de eliminar desperdícios. O Lean Thinking tem crescido e hoje é muito mais abrangente. Com o intuito de melhorar a aprendizagem dos conceitos e das práticas lean, têm sido desenvolvidos diversos jogos que simulam a utilização das diferentes ferramentas lean. Estes jogos têm uma vertente comercial e são especialmente dirigidos para a indústria contudo não se consegue encontrar um que consiga ser utilizado para simular individualmente as ferramentas Lean. No âmbito desta dissertação, foi desenvolvido um jogo didáctico para apoio nas aulas onde são estudadas as ferramentas Lean. As ferramentas Lean abordadas neste trabalho são: 5S, Organização de Layout e Total Productive Maintenance. O jogo desenvolvido permite introduzir as ferramentas individualmente e as simulações efectuadas possibilitam a análise das melhorias obtidas com a eliminação de desperdícios através da aplicação das diferentes ferramentas.
- Desenvolvimento de um jogo de simulação do sistema de produção Lean ferramentas: balanceamento da linha, VSM e SMEDPublication . Moutinho, Edgar Castro; Ramos, A. G.; Ávila, Paulo António da Silva; Lopes, Manuel Joaquim PereiraUma grande parte do tempo de uma organização é despendida em atividades que não criam qualquer tipo de valor. Este tipo de atividades são consideradas como desperdícios, pois consomem recursos e tempo, como é o caso de deslocações, controlos, ajustes, armazenamento de materiais, resolução de problemas, entre tantos outros, levando a um elevado custo dos produtos disponibilizados. Em 1996 a designação de Lean Thinking foi usada, pela primeira vez, por Womack e Jones, onde é falada como uma filosofia de gestão, que tem como principal objetivo reduzir os desperdícios num processo produtivo. Reduzindo os desperdícios aumenta-se a qualidade e diminui-se os tempos de processamento e, consequentemente, os custos de produção. É nesta base que assenta o documento aqui presente, que tem o objetivo de criar e desenvolver um jogo de simulação onde seja possível aplicar várias ferramentas Lean. O jogo de simulação é uma continuação de uma pesquisa e estudo teórico de um aluno de erasmus e faz parte de um projeto internacional do Lean Learning Academy (LLA). Criou-se um processo produtivo de montagem de canetas que fosse o mais semelhante ao que se encontram nas empresas, com todos os acessórios para o pleno funcionamento da simulação, como é o caso de instruções de montagem, procedimentos de controlo e ordens de produção, para assim posteriormente ser possível analisar os dados e as dificuldades encontradas, de modo a aplicar-se as ferramentas Lean. Apesar de serem abordadas várias ferramentas Lean neste trabalho, foram trabalhadas mais detalhadamente as seguintes: - Value Stream Mapping (VSM); - Single Minute Exchange of Dies (SMED); - Balanceamento da linha. De modo a ser percetível o conteúdo e as vantagens das três ferramentas Lean mencionadas no trabalho, estas foram aplicadas e simuladas, de forma a existir uma componente prática no seu estudo, para mais fácil compreensão e rápida aprendizagem.