ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico by advisor "Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Cunha, Marina Filipa Torres; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadrospresente relatório de estágio é parte integrante da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, constituindo um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Neste sentido, constitui o reflexo do longo trajeto formativo da mestranda, enquanto professora estagiária, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), articulando três grandes dimensões – teoria, prática e investigação – fundamentais para a docência. Neste documento, são descritas e analisadas as intervenções educativas ao longo de um ano de PES. Esta sustentou-se na mobilização de pressupostos teóricos e legais e de saberes científicos e pedagógicos, adquiridos ao longo da formação inicial, assim como numa atitude consciente, crítica, reflexiva e investigativa, considerando as especificidades de cada contexto escolar. Por outro lado, firmou-se em perspetivas construtivistas, visando a sua atuação na zona proximal de desenvolvimento dos estudantes, contribuindo para aprendizagens significativas. Assim, valorizou-se, em todas as intervenções, o papel central e ativo dos estudantes na construção do seu conhecimento, tendo o professor, por sua vez, a função de os orientar nesse processo. Este percurso foi constituído por várias etapas – observação, planificação, ação e reflexão –, vistas como um ciclo investigativo, que permitiram o desenvolvimento das capacidades de reflexão, questionamento e busca pela constante melhoria das práticas educativas, tendo como finalidade um ensino e uma educação de qualidade.
- Relatório de EstágioPublication . Mesquita, Cláudia dos Santos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosEste Relatório de Estágio, relativo à Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, é parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Assim, retrata o processo formativo da mestranda, sendo que dá relevo à articulação de saberes teóricos e práticos que instigaram a construção de conhecimentos científicos e didáticos, próprios da profissionalidade docente. Destaca, ainda, momentos de desenvolvimento concetual e de experimentação que permitiram o desenvolvimento pessoal e profissional, sustentados numa metodologia que se aproxima da investigação-ação e cuja importância se salienta na orientação das práticas educativas e no melhoramento das mesmas pela observação, planificação, ação, reflexão, avaliação. Neste processo, evidenciam-se também momentos de colaboração entre o par pedagógico, destacando atitudes de apoio e de confiança, momentos de corresponsabilidade educativa com o professor cooperante e momentos de reflexão e de transformação com o supervisor institucional. Deste modo, apresenta a construção de saberes da prática e a sua mobilização, a análise crítica fundamentada no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Todos os instantes vivenciados possibilitaram também que a mestranda evoluísse e se sentisse numa profissional de educação. Neste sentido, este mestrado proporcionou o desenvolvimento de diversas competências relevantes para a melhoria das práticas educativas e ofereceu, também, uma oportunidade de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional e pessoal da futura docente
- Relatório de EstágioPublication . Fernandes, Rosária Catarina Ferraz; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório de estágio foi concebido no âmbito da na unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio inserida do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo dar a conhecer, de forma refletida e fundamentada, a prática realizada pela mestranda no âmbito da sua intervenção educativa em contexto de prática de ensino supervisionada. Como o estágio é de natureza profissional e sendo uma oportunidade de colocar na prática os diversos conhecimentos que foram obtidos ao longo da formação académica, este documento começa com a realização de um enquadramento académico e profissional que destaca os princípios que nortearam a ação da professora estagiária. A nível académico lança-se uma visão sobre os pressupostos legais que alicerçam a formação profissional de professores, em geral, e da prática de ensino supervisionada, em particular. Por outro lado, a nível profissional destacam-se princípios estruturantes da construção e desenvolvimento profissional, que sustentou a prática da professora estagiária ao longo deste percurso. Num segundo momento, descrevem-se as experiências vividas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no ano letivo 2013/2014 que foi realizada no Agrupamento de Escolas do Cerco, com uma turma do 5.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária do Cerco e outra do 2.º ano de escolaridade da EB1/JI do Falcão. Este estágio permitiu desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais: observação; cooperação; regência; participação e desenvolvimento de atividades e projetos no contexto educativo. Estas experiências de ensino e aprendizagem procuraram a promoção de uma aprendizagem ativa e significativa para os alunos. Este percurso formativo apesar de ser uma base da identidade profissional docente, não é estanque e estará em constante mudança e evolução, para uma formação contínua ao longo da vida.
- Relatório de EstágioPublication . Oliveira, Joana Filipa da Silva Rodrigues; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosVivemos tempos de constantes transições, em que continuamente nos confrontamos com mudanças. Enquanto organização social, a Escola também reage a estas mutações exigindo dos profissionais de educação uma capacidade de resposta aos novos desafios. Neste sentido, estes profissionais devem adaptar-se aos novos contextos e exigências sociais e abraçar novas metodologias e novos recursos que fomentem a formação de cidadãos autónomos e ativos, capazes de intervir na sociedade que integram. Deste modo, o presente relatório sobre a prática educativa supervisionada, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Para tal, este documento assenta em três grandes dimensões que suportam a formação e o desenvolvimento profissional dos professores – teoria, prática e dimensão investigativa. A articulação entre estas três dimensões possibilitará uma reflexão sustentada em pressupostos teóricos e com um cariz investigativo, ingredientes estes essenciais para o evidenciar dos desafios e obstáculos, potencialidades e fragilidades ao longo deste percurso. As atitudes investigativas, reflexivas, de colaboração e de aprendizagem constantes foram sendo desenvolvidas ao longo desta formação, constituindo uma base sólida e enriquecedora para o futuro profissional da mestranda. Assim, a incorporação de competências, de valores, de comportamentos e de culturas estimularam a consciência do eu individual e coletivo, dando forma à representação do que é ser professor nos 1.º e 2.º C.E.B. e (re)desenhando a identidade profissional docente.
- Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Freitas, Mariana Ribeiro de; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosEste relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas do Cerco, com uma turma do 5.ºano de escolaridade e com outra do 4.ºano de escolaridade da EB1/JI do Falcão. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. Assim o percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. A articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais, pelo que este relatório constitui um elemento fundamental na construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
- Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Damásio, Maria Teresa Pimenta Pizarro Magalhães; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente Relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular Intervenção Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Alicerçado na prática de Estágio Supervisionada no Agrupamento de Escolas do Cerco. Pretende explanar os pressupostos reflexivos construídos ao longo do percurso formativo, incidentes no carácter colaborativo da profissionalização docente, presente entre docentes, alunos e agentes educativos. Explora a metodologia que deu suporte a este trabalho, a Investigação-ação, valorizando os processos de reflexão e de avaliação no contexto atual do ser professor. Retrata, ainda, as vivências e aprendizagens construídas nos contextos educativos, tanto no 1º como no 2º Ciclo, ricas em colaboração, trabalho e criatividade. Enquadrado no vasto campo da Investigação é exposto também, um Projeto de Investigação que apresenta uma proposta didática acerca da alimentação partindo da História e Filosofia da Ciência. O presente Relatório, constituiu um momento de reflexão sobre o que é ser professor no 1º e 2º CEB, contribuindo, através de um processo dinâmico e progressivo, para a construção da identidade profissional da futura professora.
- Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Soares, Patrícia Barbosa Silva; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosNo âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente no contexto da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, foi concebido o presente Relatório de Estágio com a finalidade de dar a conhecer a prática vivenciada pela professora estagiária nos contextos educativos, procurando, assim, refleti-la de forma sustentada e fundamentada em referências teóricos e legais de relevância. Numa primeira parte realizou-se um enquadramento académico e profissional que alicerçaram e nortearam a ação da mestranda. Ao nível académico, integrou-se conhecimentos de natureza legal, teórica e didática, que enquadram este mestrado e apoiam a formação académica dos futuros profissionais de educação. No que diz respeito à dimensão profissional apresenta-se um quadro teórico-concetual que sustentou a prática da professora estagiária ao longo deste percurso. Num segundo momento, descreveu-se e refletiu-se sobre as experiências vividas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no ano letivo 2013/2014. Esta foi realizada no Agrupamento de Escolas do Cerco, com uma turma do 5.º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária do Cerco e outra do 2.º ano de escolaridade da EB1/JI do Falcão. O estágio contemplou diversos momentos fundamentais para o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais: observação; cooperação; regência; participação e desenvolvimento de atividades e projetos no contexto educativo. Para além disto, as atitudes investigativas e critico-reflexivas foram fundamentais para melhorar a intervenção educativa, promovendo nos estudantes aprendizagens eficazes e significativas. Todo este percurso formativo constituiu uma base sólida da identidade profissional docente, que estará em constante evolução, perspetivando assim uma formação contínua/aprendizagem ao longo da vida.
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . Castro, Filipa Morais de; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório apresenta-se como o culminar de todo o trabalho desenvolvido na Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, constituindo um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB). Este documento assumese como um relatório de formação pessoal e profissional da mestranda, espelhando, de forma refletida e fundamentada, o seu percurso realizado no âmbito da sua intervenção educativa em contexto de supervisão onde a mobilização de saberes ganha relevância. No desenvolvimento da prática pedagógica a metodologia de investigação-ação norteou a conduta da professora estagiária. Esta metodologia processa-se num ciclo de etapas que inicia na observação, passa pela planificação, ação e reflexão. Sustentase numa perspetiva construtivista e socio-construtivista no sentido da construção de conhecimentos sólidos que ocorrem na interação de experiências práticas, teóricas, relacionais e sensoriais que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. A supervisão assume-se, então, como um momento privilegiado e insubstituível de aprendizagem no processo de formação para a docência, pois releva a transformação e o aperfeiçoamento da prática pedagógica abraçando o trabalho colaborativo e cooperativo. Neste sentido, a partilha de saberes com o par pedagógico, Professores Supervisores e Professores Orientadores Cooperantes fez com que a mestranda crescesse ainda mais, enquanto pessoa, e construísse um perfil profissional que favorece o saber-ser e estar, e saber-fazer e transformar. Este trabalho inclui, também, uma reflexão crítica sobre todo o envolvimento com a comunidade escolar, através da realização de projetos, englobando-se, assim, todas as dimensões da atividade docente. Deste modo, é um forte contributo para a construção da identidade pessoal da futura docente
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . von Hafe, Helena Sofia dos Santos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosA prática profissional de um docente pressupõe a capacidade de mobilização de pressupostos teóricos e legais de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, fruto de uma formação adequada à profissionalidade docente, no sentido da preparação de cidadãos capazes de responder ativamente aos desafios da sociedade. Parte integrante da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e requisito fundamental para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, o presente relatório espelha o percurso formativo da futura professora, realizado nos contextos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, pelo que revela o seu crescimento pessoal e profissional. Todo o trabalho realizado decorreu em díade de formação, possibilitando a construção partilhada de conhecimentos sustentados em recursos teórico-práticos e de investigação que se enriqueceram com as reflexões realizadas em contexto. Além disso, o processo de formação sustentou-se numa metodologia de investigação-ação que se processa numa espiral cíclica de observação, planificação, reflexão e avaliação, que permitiram o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação com efeitos no melhoramento da prática educativa e na qualidade da educação. Este processo dinâmico de contribuição do eu profissional e pessoal em construção com outros estimulou a descoberta da identidade profissional docente. Com a realização deste documento termina o ciclo da formação inicial, mas estamos certos de que não termina aqui a formação de um professor, sendo apenas este o início de uma vida rodeada de desafios e de aprendizagens.
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . Ferraz, Ana Sofia de Araújo; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosO presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. As páginas deste relatório espelham o percurso formativo desenvolvido ao longo do último ano deste ciclo de estudos, cruzando-se prática e teoria, de uma forma refletida, indagadora e intencional, no sentido de uma prática educativa exigente, harmoniosa e global. Sempre ancorado numa perspetiva de investigação, este percurso desenrolou-se por etapas que permitiram a recriação das práticas e promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora. Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par pedagógico que constituiu, em todos os momentos, um apoio fundamental para a elaboração, a realização e a reflexão da prática educativa. Este relatório de estágio configura, então, um momento de autoconsciência e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade profissional da mestranda, constituindo uma marca fundamental no seu percurso de vida.