Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Maria Damásio_2014.pdf2.24 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular Intervenção Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Alicerçado na prática de Estágio Supervisionada no Agrupamento de Escolas do Cerco. Pretende explanar os pressupostos reflexivos construídos ao longo do percurso formativo, incidentes no carácter colaborativo da profissionalização docente, presente entre docentes, alunos e agentes educativos. Explora a metodologia que deu suporte a este trabalho, a Investigação-ação, valorizando os processos de reflexão e de avaliação no contexto atual do ser professor. Retrata, ainda, as vivências e aprendizagens construídas nos contextos educativos, tanto no 1º como no 2º Ciclo, ricas em colaboração, trabalho e criatividade. Enquadrado no vasto campo da Investigação é exposto também, um Projeto de Investigação que apresenta uma proposta didática acerca da alimentação partindo da História e Filosofia da Ciência. O presente Relatório, constituiu um momento de reflexão sobre o que é ser professor no 1º e 2º CEB, contribuindo, através de um processo dinâmico e progressivo, para a construção da identidade profissional da futura professora.
This report is the result of the course curriculum Integration entitled: Educational Practice and Training Report, included in the Master in Teaching 1st and 2nd cycle of basic education. It is based in the supervised internship in “Agrupamento de Escolas do Cerco”. The purpose of this manuscript is to describe the reflexive suppositions built during the instructive process while collaborating in teaching activities. It shows the methodology that supported this work: investigation-action; and, as a consequence, enriches the processes of reflection and evaluation in the present circumstances of being a teacher. The report shows the experiences and knowledges achieved during the internship, both in the first and in the second cycle, that were rich in collaboration, work and creativity. Framed in the broad field of the analysis developed, a smaller investigation project about the origins of food according to the History and Philosophy of Science is also presented as a didactical proposal. The present report helped in the understanding of what it means to be a teacher and also of how this dynamic process evolves.

Description

Keywords

Construção Investigação-ação Cooperação Aprendizagens Construction Investigation-action Collaborating Knowledges

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License