Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorDamásio, Maria Teresa Pimenta Pizarro Magalhães
dc.date.accessioned2016-12-12T12:32:29Z
dc.date.available2016-12-12T12:32:29Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO presente Relatório foi construído no âmbito da Unidade Curricular Intervenção Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Alicerçado na prática de Estágio Supervisionada no Agrupamento de Escolas do Cerco. Pretende explanar os pressupostos reflexivos construídos ao longo do percurso formativo, incidentes no carácter colaborativo da profissionalização docente, presente entre docentes, alunos e agentes educativos. Explora a metodologia que deu suporte a este trabalho, a Investigação-ação, valorizando os processos de reflexão e de avaliação no contexto atual do ser professor. Retrata, ainda, as vivências e aprendizagens construídas nos contextos educativos, tanto no 1º como no 2º Ciclo, ricas em colaboração, trabalho e criatividade. Enquadrado no vasto campo da Investigação é exposto também, um Projeto de Investigação que apresenta uma proposta didática acerca da alimentação partindo da História e Filosofia da Ciência. O presente Relatório, constituiu um momento de reflexão sobre o que é ser professor no 1º e 2º CEB, contribuindo, através de um processo dinâmico e progressivo, para a construção da identidade profissional da futura professora.pt_PT
dc.description.abstractThis report is the result of the course curriculum Integration entitled: Educational Practice and Training Report, included in the Master in Teaching 1st and 2nd cycle of basic education. It is based in the supervised internship in “Agrupamento de Escolas do Cerco”. The purpose of this manuscript is to describe the reflexive suppositions built during the instructive process while collaborating in teaching activities. It shows the methodology that supported this work: investigation-action; and, as a consequence, enriches the processes of reflection and evaluation in the present circumstances of being a teacher. The report shows the experiences and knowledges achieved during the internship, both in the first and in the second cycle, that were rich in collaboration, work and creativity. Framed in the broad field of the analysis developed, a smaller investigation project about the origins of food according to the History and Philosophy of Science is also presented as a didactical proposal. The present report helped in the understanding of what it means to be a teacher and also of how this dynamic process evolves.pt_PT
dc.identifier.tid201385740
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8750
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectConstruçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagenspt_PT
dc.subjectConstructionpt_PT
dc.subjectInvestigation-actionpt_PT
dc.subjectCollaboratingpt_PT
dc.subjectKnowledgespt_PT
dc.titleRelatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria Damásio_2014.pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: