ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
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Browsing ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural by advisor "Ponte, António da"
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- A cortiça na oferta turística de Santa Maria da Feira: uma proposta para a sustentabilidadePublication . Pereira, Sara Fernandes; Ponte, António daO projeto apresentado surge no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, e é de caráter prático. É idealizado para o desenvolvimento Cultural da Cidade de Santa Maria da Feira, através da criação de três programas que se desenvolverão em vários locais do Município ao longo de um ano. Estes integrarão ainda várias atividades planeadas para quatro grupos: a Comunidade; as Crianças, os Séniores e os Turistas. Para isso o projeto baseia-se inicialmente, na passagem de um objeto industrial para um produto cultural e característico da região – a cortiça. Nesse sentido este projeto propõe-se a revitalizar a agenda cultural da Cidade, através das programações ligadas à cortiça, capazes de dinamizar os tempos menos ativos de Santa Maria da Feira.
- Sentimento da MonumentalidadePublication . Machado, Ana Clotilde Aguiar; Lambert, Maria de Fátima; Ponte, António daImplementado num lugar estratégico e marcado pela forte presença do Rio Leça, o Mosteiro de Leça do Balio, baluarte da arquitetura religiosa e militar, marca a transição do românico para o gótico em Portugal. É classificado como Monumento Nacional em 1910 e a sua construção, datada do século XIV, impulsionada pelo Frei D. Estevão Vasques Pimentel. Inicialmente foi sede dos Religiosos Cavaleiros de São João de Jerusalém, ligada aos conventos. É hoje, propriedade do Estado servindo igualmente de igreja paroquial. Partindo da crença de que o património só é realmente protegido quando as pessoas compreendem a sua importância e pugnam pela sua perenidade, a criação de um Centro Interpretativo que perpetue a memória, é o objetivo deste projeto para o Mosteiro de Leça do Balio. Um núcleo devidamente valorizado a nível científico e curatorial, a ser implementado na torre do mosteiro, deve sustentar uma leitura integral de todo o espaço, permitindo complementar a experiência cultural e espiritual do visitante desta igreja. A relevância da investigação histórica e descritiva deverá ser suplementada com a recolha de diferentes fontes de informação, mormente utilizando o storytelling com cariz de ligação emocional, recorrendo a uma identificação e seleção de pessoas locais de diferentes idades e com várias relações ao monumento. O coração deste projeto passa pela fuga das representações excessivamente historicistas de outros, através de uma abordagem apoiada na sociologia e antropologia, utilizando a educação social e a intervenção comunitária para a importância da preservação e dinamização patrimonial. O cumprimento deste desiderato também será ditado pelo envolvimento do coletivo no presente, resultando numa narração que faça jus ao passado, mas aliado à perspetiva de futuro, sendo os recetores intervenientes e meio de evolução do local.
