ISCAP - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
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Browsing ISCAP - DM - Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos by advisor "Ferreira, Pedro Jorge Nunes"
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- Employer branding: intenção de candidatura por influência do social mediaPublication . Rodrigues, Ana Maria Gimenes; Ferreira, Pedro Jorge NunesO objetivo deste estudo é investigar quais fatores os empregadores devem focar nas suas estratégias de Employer Branding em seus Social Medias. Com a ascensão dos Social Medias, os empregadores passaram a ter um novo canal de comunicação para utilizar as práticas do Employer Brading para fortalecer a sua imagem e dialogar com potenciais candidatos. Para tal, recorreu-se a uma metodologia quantitativa em inquérito por questionário, tendo sido aplicado a 121 sujeitos com idades compreendidas entre 18 e 55 anos e, para mensuração das variáveis, foram utilizadas três escalas, sendo que para medir a variável do Social Media foi utilizada a escala desenvolvida por Coallins e Stevens (2002), para a escala de Atratividade foi utilizada a Employer Attractiveness – (EmpAT) e finalmente para Intenção de se Candidatar foi utilizada uma escala adaptada proposta por Highhouse et al. (2003). A análise foi realizada através do programa IBM Statiscal Package for the Social Sciences (SPSS 28.0). Foi possível verificar que os potenciais candidatos utilizam dos Social Medias para obter informações sobre o futuro empregador, identificar qual a dimensão da Atratividade que mais influenciam os candidatos ao se candidatarem a um emprego e por fim foi comprovado que a Intenção de se Candidatar a um emprego é condicionada pelas ferramentas do Social Media das organizações.
- O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talentoPublication . Oliveira, Joana Rita Bola de; Ferreira, Pedro Jorge NunesFace à representatividade que o Employer Branding tem vindo a ganhar no seio empresarial, o presente projeto trata a aplicação de uma estratégia no processo de acolhimento e integração, com o objetivo de obter um impacto positivo na retenção de talento. Na concretização do estudo, realizou-se uma discussão da literatura e a obtenção dos dados foi efetuada através do recurso a análise documental e aplicação de Focus Group aos colaboradores da empresa Siemens Gamesa Renewable Energy Blades S.A. de Vagos. A proposta apresentada assenta nos atributos e caracteristicas do employer branding da SGRE, estando em simultâneo alinhada com as boas práticas de acolhimento e integração, como também com os principios de retenção. Concluindo-se que é possível relacionar as três vertentes que constituem o projeto: Employer Branding – Acolhimento e Integração – Retenção, tanto na discussão da literatura como na proposta apresentada, respondendo postitivamente à questão de investigação.
