ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Maia, Cristina"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Construção da identidade profissional: registos de uma prática pedagógica supervisionada no 1º e 2º CEBPublication . Sousa, Joana Gomes de; Maia, Cristina; Oliveira, ElisamaO presente Relatório de Estágio realizou-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento que se apresenta centra-se numa análise e reflexão do trabalho realizado no decorrer da prática pedagógica desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2022/2023, fundamentadas com a articulação de referentes teóricos, normativos e legais. O título escolhido espelha o caminho de aprendizagem desenvolvido, nomeadamente na construção dos conhecimentos científico, pedagógico e didático adquiridos ao longo do mesmo. Este caminho foi trilhado com uma articulação persistente entre as capacidades de observar, planear, intervir, refletir e, ainda, de investigar, que contribuiu, claramente, para o desenvolvimento da identidade profissional da professora em formação, mostrando que um professor também é investigador. Face ao exposto, este Relatório de Estágio apresenta, ainda, uma componente investigativa que se desenvolveu através do Projeto de Investigação e Intervenção, desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade. No Projeto de Investigação intitulado A Literatura na Promoção de Valores de uma Turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino procurou-se compreender como é que a literatura, através do objeto livro, potencia o trabalho na área das Ciências Humanas e Sociais, mais especificamente, na promoção de valores como a liberdade, a paz, a solidariedade e a empatia. Esta investigação articulou, também, as áreas curriculares do Português e da Cidadania e Desenvolvimento, evidenciado a transversalidade do tema.
- Desvendando as raízes: Uma jornada pelo património e história na educaçãoPublication . Dias, Diogo Araújo Teixeira de Vasconcelos; Maia, CristinaO presente relatório, intitulado "Desvendando as Raízes: Uma Jornada pelo Património e História na Educação", foi desenvolvido como parte da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O seu principal propósito é descrever, investigar, analisar e refletir criticamente sobre todas as atividades pedagógicas realizadas ao longo do ano letivo. O relatório adota uma abordagem reflexiva, na qual o mestrando se empenhou em desenvolver um processo de ensino e aprendizagem contextualizado, alinhado com as necessidades e interesses dos alunos. Neste relatório, inclui várias atividades práticas, como investigação, elaboração de materiais didáticos, aplicação de questionários e condução de aulas. Estas atividades foram planeadas para promover o conhecimento do Património Local.
- Relatório de estágioPublication . Graça, Vânia Gabriela Dias; Maia, CristinaO processo de formação de professor é complexo e continuum, dotado de quatro grandes etapas, que são também considerados instrumentos muito úteis, e que vão sendo utilizados simultaneamente e constantemente na prática educativa de docente: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. É neste contexto, que o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende espelhar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da formanda. Face ao referido, esta reflexão em torno da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos que apontam para o papel de professor como investigador e crítico, inerentes a um perfil de docente duplo, emergindo como resposta e superação do modelo de professor executor, muito tradicional. Assim, este documento pretende realçar que um professor se constrói tendo por base conhecimentos científicos-pedagógicos e na utilização da investigação-ação, pretendendo evidenciar que a sua componente investigativa esteve ao serviço de toda a Prática Educativa Supervisionada nos dois ciclos de ensino. Por fim, o presente Relatório assume-se como único e pessoal que encara a prática reflexiva como uma ferramenta que potencia a avaliação do professor, na procura de um permanente crescimento e amadurecimento da prática educativa, com vista à construção de um perfil de docente duplo.
- Relatório de estágioPublication . Silva, Fabiana Luísa Teixeira da; Maia, CristinaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo, explanar todo o percurso realizado pela professora estagiária ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Ao longo deste documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela professora estagiária no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente Relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, nomeadamente o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora; a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática; a capacidade de criar uma integração de saberes; o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e, a capacidade de planificar unidades didáticas imbuídas de intencionalidade e qualidade, na procura de aprendizagens significativas e estruturadas por parte dos alunos. Assim, foi crucial a adoção de uma postura investigativa, por parte da professora estagiária face às suas práticas pelo que, num dos capítulos que compõe este Relatório, se apresenta a súmula de um estudo direcionado para o estudo da História, com o principal intuito de aferir o potencial da abordagem metodológico-didático da história local no ensino desta disciplina. Este Relatório de Estágio é, também, uma tomada de consciência da importância de um perfil docente duplo e flexível e, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.
- Relatório final da prática educativa supervisionadaPublication . Vieira, Diana Raquel Madureira; Maia, CristinaA aprendizagem é uma ação constante ao longo da vida, sendo através dela que se palmilha o longo caminho de construção da identidade profissional, preconizada pela Prática Educativa Supervisionada, repleta de experiências e de importantes momentos de partilha de saberes. Deste modo, a PES constituiu-se como um espaço de mobilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que permitiram a realização de uma prática contextualizada, significativa, relevante, pertinente e adequada, possibilitando a adoção de uma postura ativa e indagadora, baseada na reflexão constante sobre e na ação, permitindo agir de forma adequada às exigências de cada contexto educativo. No seguimento do exposto, o Relatório de Estágio constitui-se como um espaço de apresentação de todas as vivências experienciadas pela mestranda, enquanto professora estagiária, tendo como objetivo a realização de uma análise crítica e refletida, apoiada nos pressupostos legais e teóricos relativos à Educação Básica e a tudo o que integra e contempla. A investigação desenvolvida em torno das práticas de ensino da História e Geografia de Portugal e do Estudo do Meio, no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, tendo o modelo de “aula-oficina” de base Construtivista como referência, revelou-se uma mais-valia no desenvolvimento de capacidades e competências de investigação, bem como na perceção, por parte da mestranda, dos impactos das diferentes metodologias adotadas em sala de aula. Importa referir que contribuiu, igualmente, para a consolidação da ação educativa e de ideias e vincos pessoais da mestranda, enquanto futura profissional de educação, que objetiva uma Escola profícua em aprendizagens significativa
- Ser um Professor plural: diálogo entre aprender e ensinarPublication . Costa, Ana Isabel Pinto Leite Gonçalves da; Maia, CristinaServe o presente Relatório para mostrar o trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Por isso, a mestranda seguiu cinco passos essenciais a uma boa prática educativa: observou o contexto educativo, planeou as regências em conformidade com o conhecimento científico-pedagógico, agiu e pôs em prática as atividades planeadas, avaliou os alunos a partir de instrumentos de trabalho adequados e refletiu sobre as suas ações pedagógicas. Aliado a este trabalho enriquecedor, desenvolveu um Projeto de Investigação de natureza qualitativa, alicerçado em fundamentação teórica, e que promoveu, nos alunos, o gosto e o respeito pelo Património Imaterial Local. A prática pedagógica foi o momento mais esperado deste Mestrado, na qual se pretendeu evidenciar a ponte entre a teoria e a prática, visto que se tratou da oportunidade ideal e única para pôr em marcha o conhecimento aprendido, que apenas foi refletida, melhorada e aperfeiçoada a partir das reflexões críticas e construtivas das Professoras Supervisoras e dos Professores Cooperantes. Do diálogo, da reflexão e da leitura de informação teórica, foi possível a construção da profissionalidade docente. Um professor, que tem de promover o perfil humanista, responsável e autónomo nos alunos, percebe que um trabalho de articulação, de flexibilidade e autonomia curricular, de responsabilidade e acompanhamento obriga a uma formação contínua, inesgotável e aliada aos dias de hoje. Logo, o fomento de oportunidades variadas, ativas, envolventes e integradoras permite a motivação, o gosto e a vontade para aprender, provocando o desenvolvimento de aprendizagens significativas.