ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Lopes, Ana Sofia do Carmo"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Da consciência e do conhecimento sintáticos e textuais à compreensão da Leitura: intervenção educativa nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Pinto, Joana Ferreira Oliveira; Morgado, Celda Maria Gonçalves; Lopes, Ana Sofia do CarmoO presente Relatório constitui-se como um elemento de avaliação à Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em conformidade com o plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como um requisito formal para admissão à prova pública e, por conseguinte, para a obtenção do grau de Mestre. O principal objetivo visa a reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, envolvendo as variadas aprendizagens, os contextos educativos e as turmas nas quais a professora em formação realizou a sua intervenção educativa, contemplando os desafios inerentes à prática pedagógica. Este documento resulta não apenas de um cruzamento de conhecimentos científico-pedagógicos, culturais, tecnológicos e do contexto desenvolvidos ao longo do percurso académico da mestranda, mas também da vontade incessante da professora em formação abraçar esta vocação. Pretende-se, mais do que uma exposição escrita de todos os saberes, competências e atividades explanados, uma reflexão fundamentada científica e pedagogicamente sobre a prática educativa desenvolvida nos contextos de Estágio nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Uma dificuldade observada em contexto, tanto de 1.º CEB como de 2.º CEB, impulsionou o desenvolvimento de um projeto que tem como pano de fundo a importância do desenvolvimento da consciência e do conhecimento sintáticos e textuais para a compreensão da Leitura. Pretende-se, como principal objetivo, relacionar o desenvolvimento da consciência e do conhecimento sintáticos e textuais com o domínio de competências implicadas na compreensão da Leitura, tentando perceber quais as possíveis implicações do desenvolvimento da consciência sintática para a compreensão da Leitura em alunos dos 3.º e 6.º anos de escolaridade.
- De observadora a professora: reflexões sobre a prática pedagógica e a promoção de mecanismos de cortesia linguísticaPublication . Maia, Maria Margarida Escaleira dos Santos Rebelo; Lopes, Ana Sofia do Carmo; Oliveira, Inês da Conceição Pinto deA elaboração deste relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, e corresponde a uma parte do processo para a obtenção do grau de Mestre. O presente documento reflete o trabalho que foi realizado ao longo do ano letivo de 2023/2024, período durante o qual a mestranda desenvolveu o estágio em ambos os ciclos de ensino referidos, articulando teoria e prática pedagógica. Por isso, o principal objetivo consiste em refletir sobre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos adquiridos ao longo da formação, demonstrando como os mesmos fundamentaram a prática pedagógica da professora em formação e contribuíram para o desenvolvimento de um perfil profissional crítico e reflexivo. Deste modo, neste relatório, serão apresentados os pressupostos teóricos, normativos e legais que orientaram as atividades pedagógicas realizadas, evidenciando a construção e a evolução do perfil docente da mestranda. Ademais, este relatório inclui uma componente investigativa, na qual se procurou perceber se a técnica de comunicação debate, em que se discutem valores, pode potenciar a adoção de mecanismos linguísticos de cortesia por parte de alunos do 4.º ano de escolaridade. Assim, foram dinamizados quatro debates, em que os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os seus argumentos em relação ao valor em destaque, da forma mais cortês possível, utilizando, para isso, diversificados mecanismos de cortesia linguística, com vista a uma comunicação mais ajustada e empática.
- A melodia da sala de aula: um percurso pela formação docentePublication . Sousa, Mafalda Pina; Ribeiro, Carla Patrícia da Silva; Lopes, Ana Sofia do CarmoO Relatório de Estágio assume-se como um requisito para a admissão à prova pública e, por conseguinte, para a obtenção do grau de Mestre. Como tal, A melodia da sala de aula: um percurso pela formação docente representa esta exigência formal, espelhando a identidade profissional docente cultivada durante a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com o objetivo de apresentar, analisar e refletir o percurso realizado ao longo dos dois contextos educativos. No presente documento explanam-se as experiências e as aprendizagens concretizadas na construção dos conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e culturais, no decorrer da prática pedagógica, fundamentado, sempre que possível, nos referenciais teóricos e legais. A ação pedagógica mencionada permitiu, no âmbito da componente investigativa, o desenho e a implementação de um projeto de investigação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que procurou compreender de que modo o recurso à música poderia promover aprendizagens em articulação com as áreas curriculares de Estudo do Meio, por via do património local, e de Português, numa aproximação à investigação-ação.
- Observar, criar e vivenciar: as experiências e reflexões de uma professora em formação nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Barros, Alexandra Filipa Costa de; Lopes, Ana Sofia do CarmoO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constitui um requisito para admissão à prova pública e, consequentemente, para a obtenção do grau de Mestre. Ademais, tem como principal objetivo oferecer uma visão abrangente e reflexiva das experiências vivenciadas pela mestranda ao longo do seu percurso de formação inicial, evidenciando a construção dos conhecimentos científico e científico-pedagógico. Assim, conforme se constata, de imediato, pelo próprio título do relatório, confere-se destaque aos processos de observação e de reflexão, sublinhando a relação entre a teoria e a prática, que contribuiu, significativamente, para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura docente. Ressalta-se, também, a importância da formação inicial e contínua de professores, da supervisão pedagógica e do trabalho colaborativo no atual contexto de contínuas mudanças, que pauta o século XXI. Além disso, por meio da análise das experiências educativas vividas, discutem-se aspetos essenciais da prática pedagógica, fundamentados em pressupostos teóricos relevantes no ensino. Logo, assumindo uma postura reflexiva, essencial no caminho para o crescimento profissional de qualquer docente, a mestranda evidencia os desafios, as potencialidades e as competências desenvolvidas (e a desenvolver) no período de prática educativa supervisionada. Neste relatório, graças à sua componente investigativa, procura-se, de igual forma, destacar que um docente deve ser, também, um investigador, ao criar uma relação entre a teoria e a prática, através da adoção da metodologia de investigação-ação. Deste modo, salientam-se os contributos da metodologia laboratório gramatical para o desenvolvimento da competência ortográfica de alunos do 1.º CEB, realçando-se a preponderância da aprendizagem pela descoberta e da reflexão (meta)linguística nos processos de ensino e de aprendizagem.
- As potencialidades do diálogo interdisciplinar entre a Literatura e a Música na produção de textos de intenção literária, no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Falcão, Ana Sofia Rodrigues; Oliveira, Elisama Soraia Sousa de; Lopes, Ana Sofia do CarmoO presente Relatório de Estágio (RE) denominado As potencialidades do diálogo interdisciplinar entre a Literatura e a Música na produção de textos de intenção literária, no 1.º Ciclo do Ensino Básico emerge no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo-se como um requisito para a obtenção do grau de Mestre, assegurando, assim, a habilitação profissional para a docência. Este documento tem como principal objetivo refletir sobre a PES, constituindo-se como um reflexo do trabalho desenvolvido, tendo sempre por base os saberes teóricos, onde a dinâmica de cada contexto se assumiu como um verdadeiro desafio, mas, a cada compasso, se refletiu numa constante aprendizagem profissional e crescimento pessoal, através de uma atitude permanentemente crítica e reflexiva por parte da mestranda. Para além disso, este relatório inclui uma componente investigativa, na qual se procurou perceber se a articulação entre a Literatura e a Música se refletia na melhoria da produção de textos de intenção literária. Assim sendo, foram desenvolvidas sessões nas quais a integração de obras literárias e obras musicais culminava com a produção de escritos de intenção literária, tendo em vista a promoção de um ambiente de maior criatividade com os alunos.