ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico por orientador "Duarte, Pedro"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Os manuais escolares no desenvolvimento curricular de Educação MusicalPublication . Baptista, Tânia Margarida da Silva; Duarte, PedroO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrado no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. O primeiro capitulo destina-se às observações das aulas de Educação Musical realizadas em diferentes escolas do 2º ciclo do Ensino Básico e às observações das aulas lecionadas pela professora cooperante do centro de estágio da Escola Básica e Secundária de Lustosa. O segundo capitulo retrata um pouco da minha prática supervisionada de estágio com a turma 5ºB na Escola Básica e Secundária de Lustosa, concelho de Lousada. No terceiro capitulo é apresentado o meu projeto de investigação Os manuais escolares no desenvolvimento curricular de Educação Musical. Assim será realizada uma análise documental aos três manuais escolares de Educação Musical do 5º ano mais utilizados no ano letivo 2023/2024 e as novas versões dos mesmos que foram lançadas neste ano letivo de 2024/2025.A investigação em si, visa perceber de que forma estes manuais escolares estão de acordo com as diretrizes evidenciadas no documento em vigor desde 2018 intitulado por Aprendizagens Essenciais. Posteriormente serão discutidos os dados recolhidos e feita uma comparação entre os manuais das diferentes versões.
- A música nasce de nós: projeto de composição e criação para a potencialização da motivação e da relação pedagógica em Educação MusicalPublication . Ventura, Martinho Dias; Duarte, PedroO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, que integra o programa do Mestrado em Ensino em Educação Musical no Ensino Básico pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se estruturado em três partes principais, as quais abordam, sequencialmente, a observação de práticas educativas, a prática pedagógica (PES) e o projeto de investigação (PCCM). O primeiro capítulo é dedicado às observações de vários docentes de Educação Musical, conduzidas em diferentes instituições do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e culmina numa análise reflexiva das mesmas. O segundo capítulo foca-se na experiência prática desenvolvida no centro de estágio, incluindo uma breve contextualização institucional e da turma, seguida de uma descrição resumida do percurso formativo realizado ao longo do ano letivo. O terceiro e último capítulo debruça-se sobre o projeto de investigação, intitulado "A música nasce de nós" e que teve como objetivo auferir a capacidade através da criação e composição de potenciar a motivação e a relação pedagógica. Neste segmento, é apresentada a revisão da literatura científica considerada relevante no contexto geral desta pesquisa. Descreve-se, subsequentemente, a implementação do projeto, que culminou na criação de uma música original pela turma, intitulada “O herói”. As discussões dos resultados obtidos encerram o documento.
- A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto GilPublication . Teixeira, Ana Beatriz Sousa; Duarte, PedroO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo reflete sobre as várias observações que efetuei em aulas de Educação Musical (EM) em diferentes escolas do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), dando ênfase às infraestruturas de cada uma delas e às práticas pedagógicas observadas. O segundo capítulo inicia por caraterizar a escola e a turma na qual realizei a minha PES, seguido de uma reflexão fundamentada sobre a minha prática pedagógica durante este ano letivo. O terceiro capítulo é dedicado ao meu trabalho de investigação intitulado “A perspetiva dos alunos e professores sobre a Educação Musical no 2.ºCEB. Estudo-caso da Escola Básica Augusto Gil”. Este estudo visa compreender a perspetiva dos alunos e professores do 2.º CEB na escola já mencionada, sobre a EM, para que consiga sinalizar as maiores problemáticas e encontrar soluções de forma a durante o meu percurso profissional, ser capaz de motivar cada vez mais os alunos para esta área disciplinar. Como tal, foram realizados 111 questionários aos alunos de 5.º e 6.º ano da Escola Básica Augusto Gil, e entrevistados 3 docentes que aqui lecionaram durante este ano letivo.
