ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
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Browsing ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico by advisor "Boia, Pedro"
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- A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento CurricularPublication . Ribeiro, Maria João Baptista; Boia, PedroO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo menciona a prática musical observada em diferentes contextos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo descreve a escola e a turma na qual realizei o estágio da PES, seguindo-se uma análise e reflexão fundamentadas do mesmo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular”, que procura compreender o efeito da utilização de uma técnica vocal adequada, sistemática e consciente em crianças, não treinadas vocalmente, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Neste estudo participaram 33 crianças do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No total, foram analisadas 32 gravações individuais e quatro gravações coletivas, ou seja, em contexto coral. A metodologia consistiu numa investigação-ação, através de gravações e observação direta, e na aplicação de questionários. Os resultados sugerem existir uma relação significativa entre a utilização de práticas de técnica vocal e a melhoria da criança aos níveis musical e social. Por último, são referidas as considerações finais sobre a relevância do estágio e o impacto da investigação realizada, para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.
- A Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico, na Ilha da MadeiraPublication . Costa, Carolina Faria; Boia, PedroEste relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico e encontra-se dividido em três capítulos. No primeiro, serão explanadas as aulas observadas no contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), em diferentes instituições de ensino, onde abordarei as principais aprendizagens de cada observação. No segundo capítulo farei em primeiro lugar uma caraterização da turma bem como da escola onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES), abordando as atividades realizadas com os alunos, reflexões acerca das opções tomadas, exposição das dificuldades sentidas e das aprendizagens realizadas. O terceiro capítulo é inteiramente dedicado ao projeto de investigação, denominado “Regionalização do Currículo de Educação Musical no 2º CEB, na Ilha da Madeira”, que pretende expor esta realidade das aulas de Educação Musical na Madeira, documentando o seu processo de conceção e implementação desde o seu começo até aos dias de hoje, bem como perceber as suas vantagens e desvantagens. Os métodos utilizados foram análise documental, observação indireta de aulas (gravação audiovisual de aulas cedidas por uma escola de 2º Ciclo EB da Região Autónoma da Madeira [RAM]) e realização e análise de entrevistas. Concluiu-se que o projeto de regionalização tem vindo a evoluir de várias formas com o passar dos anos, mas ao não ter um caráter obrigatório, nem todas as escolas da RAM aderem. Além disto, existem também alguns desafios futuros inerentes à evolução do projeto, que serão também apresentados e discutidos.