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A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular

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O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo menciona a prática musical observada em diferentes contextos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. O segundo capítulo descreve a escola e a turma na qual realizei o estágio da PES, seguindo-se uma análise e reflexão fundamentadas do mesmo. O terceiro capítulo apresenta o projeto de investigação intitulado “A didática do Canto em aulas de música em contexto de Atividades de Enriquecimento Curricular”, que procura compreender o efeito da utilização de uma técnica vocal adequada, sistemática e consciente em crianças, não treinadas vocalmente, com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. Neste estudo participaram 33 crianças do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No total, foram analisadas 32 gravações individuais e quatro gravações coletivas, ou seja, em contexto coral. A metodologia consistiu numa investigação-ação, através de gravações e observação direta, e na aplicação de questionários. Os resultados sugerem existir uma relação significativa entre a utilização de práticas de técnica vocal e a melhoria da criança aos níveis musical e social. Por último, são referidas as considerações finais sobre a relevância do estágio e o impacto da investigação realizada, para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.
This report was prepared as part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Music Education in Basic School at the Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. It is divided into three chapters. The first chapter mentions the musical practice observed in different contexts of the 2nd Cycle of Basic Education. The second chapter describes the school and the class I worked out the internship, followed by a reasoned analysis and reflection. The third chapter presents the research project entitled “Singing teaching in music classes in the context of Curricular Enrichment Activities”, which seeks to understand the effect of using an appropriate, systematic, and conscious vocal technique on children, who are not vocally trained, aged between six and seven years old. 33 children in the 1st year of the 1st Cycle of Basic Education participated in this study. In total, 32 individual recordings and four collective recordings were analyzed, that is, in a choral context. The methodology consisted of action research, through recordings and direct observation, and the application of questionnaires. The results suggest that there is a positive relationship between the use of vocal technique practices and the child's musical and social improvement.

Description

Keywords

Canto Educação musical Prática de ensino supervisionada Técnica vocal Singing Music education Supervised teaching practice Vocal technique

Pedagogical Context

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Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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