ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESE - DPRM - Ensino de Educação Musical no Ensino Básico por orientador "Bessa, Rui Manuel Pereira da Silva"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Educação Musical: como é potencializar a musicalidade nos alunosPublication . Maciel, Lizana Loch; Bessa, Rui Manuel Pereira da SilvaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Porto. No primeiro capítulo, o foco incide sobre a observação de aulas de Educação Musical no 2.º ciclo, realizada em oito escolas, o que proporcionou um primeiro contacto com a prática pedagógica e com diferentes estratégias e metodologias de ensino ao longo do ano letivo de 2024/2025. O segundo capítulo apresenta o meu percurso na Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, com a turma do 6.º C, entre os meses de outubro de 2024 e junho de 2025. Descrevem-se as características da escola, da turma e da sala de aula, bem como a planificação das atividades realizadas ao longo do ano letivo, culminando numa reflexão final sobre o estágio. Por fim, no terceiro e último capítulo, expõe-se o projeto de investigação desenvolvido ao longo do ano letivo, centrado no estudo da musicalidade e na forma como esta pode ser desenvolvida e potencializada no âmbito da Educação Musical. A investigação contempla as perspetivas de diferentes professores sobre a importância da musicalidade no contexto da sala de aula e identifica estratégias utilizadas para a promover no ambiente educativo, procurando, assim, compreender as práticas pedagógicas adotadas e os desafios que se colocam ao processo de ensino da música.
- Práticas pedagógicas e estratégias didáticas da música coralPublication . Reis, José Alberto Teixeira dos; Bessa, Rui Manuel Pereira da SilvaO presente trabalho apresenta as conclusões decorrentes de três atividades realizadas no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico: a observação de práticas musicais no ensino básico, a prática musical de ensino supervisionada e o projeto de investigação. A observação e a prática musical de ensino supervisionada promoveram a aquisição de competências teórico-práticas essências no exercício da docência em educação musical no ensino básico. De um ponto de vista investigativo, objetivou-se avaliar a aplicação de práticas pedagógicas e de estratégias didáticas utilizadas no grupo coral, no ensino da música, no ensino básico. Os resultados da investigação corroboram a literatura, na medida em que a maior parte dos alunos: gosta de cantar; frequenta as aulas de educação musical para aprender a cantar, para aprender técnicas vocais e para colocar corretamente a voz; considera que os exercícios de respiração, os exercícios de aquecimento vocal e os exercícios de técnica vocal são importantes para o desenvolvimento vocal; e gostam muito de cantar em grupo.
- Repertório no ensino genérico e no ensino especializado em música: Regime articuladoPublication . Rocha, Lucas Amorim da; Bessa, Rui Manuel Pereira da SilvaEste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Está dividido em três capítulos: O primeiro capítulo é intitulado como “Observação da Prática Musical de 2º Ciclo”. É realizada uma reflexão sobre as observações realizadas ao longo do ano. No segundo capítulo surge a “Prática de Ensino Supervisionada”. Neste tópico são apresentados: a caracterização da escola, os recursos, a caracterização da turma, as atividades realizadas ao longo do ano e uma reflexão sobre a prática pedagógica. O terceiro, e último capítulo, está inserido no projeto de investigação intitulado “Repertório no Ensino Genérico e Ensino Especializado em Música – Regime Articulado”. A metodologia utilizada foi a análise de manuais e os inquéritos por questionário a alunos do Ensino genérico (5º ou 6º ano) e a alunos do Ensino Especializado em Música – Regime Articulado (1º ou 2º grau). O repertório musical é uma ferramenta ao dispor dos professores. Em ambos regimes de ensino percebemos que é usada de maneira diferente. Neste trabalho pretende-se perceber quais as metodologias utilizadas, se há, ou não, pontos em comum e quais os repertórios mais abordados nestes dois sistemas de ensino.
